Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

Cabelos CacheadosCabelos ColoridosCabelos Longos
Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

O cabelo platinado é uma tendência que inspira e conquista mulheres no mundo todo. Isso porque, além de ser linda, ainda oferece diferentes nuances da mesma cor, criando um efeito mega personalizado que combina com o estilo de cada pessoa. Quer descobrir as melhores maneiras de apostar no visual com muita elegância e atitude, tudo isso com o mínimo de danos para as suas madeixas cacheadas e crespas? Então vem com a gente!

O que é cabelo platinado?

Como dissemos anteriormente, o cabelo platinado pode aparecer em diferentes reflexos, entretanto, sua base é apenas uma: claríssima. Isso mesmo! Para que se obtenha qualquer tom de cabelo platinado é necessário que ele seja descolorido a um tom de loiro claríssimo, ou seja, acima de 10.0, para que então o profissional possa trabalhar a tonalização desse loiro. O processo de descoloração apenas não é necessário caso você já tenha um cabelo natural extremamente claro. Nesse caso, basta aplicar o tonalizante com a nuance de platinado que você mais gosta.

Quem pode aderir ao cabelo platinado

Qualquer pessoa pode se aventurar nos cabelos platinados. Desde que os seus fios estejam devidamente saudáveis para passar pela coloração e, principalmente, pela descoloração. O cuidado deve ser redobrado para quem tem as madeixas bem escuras e, também, cacheadas ou crespas, mas disso falaremos daqui a pouquinho. Quanto à estética, o cabelo platinado vai depender muito da sua personalidade e da maneira que você vai usá-lo. Por exemplo, o cabelo platinado é bastante chamativo por sua cor claríssima. Se você é do tipo que adora os holofotes, se joga! Já no caso de quem quer investir no platinado, porém, tem uma personalidade mais reservada, há sempre a opção de escolher um reflexo mais discreto, puxando para o cinza, por exemplo. Outra possibilidade é optar por um corte de cabelo mais comedido e elegante, deixando os mais moderninhos e diferentes para quem curte um visual mais despojado e irreverente.

Cabelo platinado para cacheadas e crespas

As madeixas cacheadas e crespas são mais sensíveis e frágeis por natureza. Por isso exigem uma atenção especial quando se trata de procedimentos químicos. Especialmente uma descoloração para alcançar os fios platinados, afinal, é um processo rigoroso.

“Mas por que os cabelos cacheados e crespos são mais sensíveis?”

Bom, vamos lá! Isso acontece porque a estrutura desses fios pode ser em espiral ou em “Z”, o que dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo pelo fio. Ou seja, esse óleo encontra maior dificuldade em descer pelo comprimento até chegar nas pontinhas. Por este motivo é que essas regiões acabam sendo mais ressecadas do que os outros tipos de fio. Esse ressecamento no comprimento e pontas acaba deixando os fios mais suscetíveis a danos. Por isso acabam ficando fragilizados com maior facilidade. Esse é o principal motivo pelos quais quem tem cabelo cacheado ou crespo deve usar e abusar das etapas de nutrição para repor o óleo natural desses fios. Para isso, uma das maneiras mais eficientes é realizar umectações capilares usando óleos vegetais naturais.

“E qual é o papel do óleo nisso tudo?”

Tanto o óleo natural do nosso couro cabeludo quanto o óleo vegetal que aplicamos no cabelo servem para nutrir a fibra capilar e também protegê-la de danos externos, mecânicos ou químicos. Os danos externos são aqueles do dia a dia como a ação do sol nas madeixas, poluição, qualidade do ar, sujeira, entre outros fatores. Os danos mecânicos são causados pelo uso em excesso e sem proteção de ferramentas de calor como secador, difusor, modelador e etc. Já os danos químicos são os que nos interessam nesse momento, ou seja, as colorações e descolorações.
Procedimentos como coloração e, em especial, descoloração podem danificar a fibra capilar que não está devidamente saudável. Ou seja, hidratada, nutrida e com massa proteica suficiente. No caso dos cabelos cacheados, há um déficit de óleo nesses fios, e esse óleo normalmente protegeria o fio destes danos, entretanto, se o cabelo está ressecado e com falta de óleo, acabará sendo fragilizado.

Nutrição para cabelo cacheado


Por este motivo é essencial que as pessoas que têm cabelos cacheados e crespos mantenham em dia as etapas de nutrição capilar, em especial se estão pensando em se aventurar no cabelo platinado ou outras cores que exijam descoloração. É importante lembrar que a descoloração para alcançar o platinado é a mais rigorosa de todas, especialmente para as madeixas castanhas ou pretas. Agora imagine o que ela pode fazer com fios naturalmente mais sensíveis e sem os cuidados necessários.
Não é apenas a nutrição a etapa necessária para preparar o cabelo cacheado e crespo para uma descoloração, mas sim um cronograma capilar completo. Falaremos disso mais a frente.

Nuances do cabelo platinado

Muitas pessoas acreditam que o cabelo platinado é uma tonalidade única, ou seja, sem variações, mas é aí que se enganam. Isso porque, como já mencionamos aqui, essa pode apresentar diversas outras nuances. Confira abaixo algumas delas.

Platinado cinza

Esse é um dos platinados mais comuns, afinal, ele combina os fios claríssimos com nuances acinzentados e prateados ao mesmo tempo de maneira perfeita. Uma dica para deixar esse visual frio ainda mais incrível é pedir um acabamento metalizado para o seu hairstylist. Esse detalhe faz toda a diferença, pois deixa as suas madeixas muito mais brilhantes e dando um destaque mais do que especial e moderno para a cor.

Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

Scandi blonde

Esse tom de platinado é aquele quase branco, sabe!? O que difere dos outros modelos é que este apresenta suaves reflexos amarelados e com a raiz levemente acinzentada, passando de um tom para o outro. A técnica existe para criar a ilusão de um cabelo loiro bem branquinho, porém, natural. Como as madeixas de grande parte das crianças na região da Escandinávia, inspiração para a tendência, por isso mesmo o nome Scandi blonde.

Perolado

Esse tom de loiro platinado combina tons pálidos e acinzentados para criar o efeito brilhante e mega elegante das pérolas. Perfeito para você que ama um look chiquetérrimo. O segredo para conquistar esse visual é passar longe dos reflexos amarelados, apostando mesmo nos tons mais frios para criar o resultado final. Uma vantagem muito incrível é que essa cor valoriza e muito todos os tons de pele, então é só se jogar. Uma dica é investir na raiz levemente mais escura e esfumada para realizar a transição de cores, garantindo um aspecto super harmônico em qualquer caso.

-Champagne

Lá vem mais um tom platinado que é puro glamour! O modelo, que remete à bebida sofisticada, brinca com reflexos de platina -é claro- e a base dourada. Esses reflexos platinados podem ser feitos com a técnica das babylights, uma técnica de luzes que vamos explicar como funciona já já! As mechinhas com as diferentes tonalidades criam o efeito desejado, que lembra muito as nuances encontradas numa taça de champagne. Se você quiser um acabamento levemente rosado, peça para o colorista misturar também reflexos de rosé gold. Fica um sucesso!

-Icy blonde

Esse é o platinado branco dos brancos! Isso mesmo, ele vai além da descoloração necessária para alcançar um tom platinado comum. Ou seja, requer um fio extremamente saudável e resistente para passar por este processo químico. Como ele é um loiro completamente branco, fique de olho na oxidação da cor, para que ela não vá ficando amarelada, ok!? Se não você perde completamente o propósito deste modelo, que é deixar o cabelo sempre branquinho, com uma base neutra. Usar reflexos de tons prateados pode ajudar a evitar o amarelamento.

Cabelo com luzes platinadas e outras técnicas

Se você não quer uma coloração global, ou seja, um cabelo completamente platinado, há sempre a opção das luzes ou outras técnicas de iluminação capilar. Confira abaixo algumas das principais que você pode escolher para investir na cabeleira platinada!

Luzes

São mechas fininhas que podem ser feitas com toucas de silicone e agulha de crochê. As luzes promovem um resultado bastante espalhado pelo cabelo. É uma ótima opção para quem quer ficar loira, mas não quer desgastar os fios com a descoloração completa. O efeito é de um cabelo quase que totalmente platinado, porém, misturado com os seus fios naturais mais escuros.

Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

Babylights

São como as luzes, porém, muito mais fininhas e delicadas. Proporcionando um efeito bem natural, como os reflexos que podemos observar nos cabelos de bebês. Então, se você quer apostar nas babylights, a dica é investir primeiro em uma base que já seja loira e então aplicar as babylights platinadas por cima. Dessa maneira o efeito fica mais natural como pede a tendência.

Balayage

Essa técnica também visa um resultado mais natural, portanto o ideal é uma base loira, enquanto as mechas da balayage vão em platina. Entretanto, isso não é regra, ok!? Você também pode apostar nessas mechas com a base mais escura, porém, haverá mais contraste e o resultado será mais artificial. Essas mechas são feitas a mão a aplicadas em pontos estratégicos do cabelo para iluminar.

Ombré hair

Queridinha por milhares, essa técnica é muito pedida nos salões de beleza e ficou em alta por algumas temporadas consecutivas. Sua febre passou, mas sua popularidade não. O ombré hair aplica mechas no comprimento e pontas do cabelo esfumando com a parte superior da cabeça que é mais escura. O ombré pode começar na altura das orelhas ou há quatro dedos da raiz, tudo vai depender do comprimento do seu cabelo. Aqui é possível ombré platinado com base clara ou escura.

Californiana

A tendência ficou famosa por representar o estilo das surfistas da Califórnia que passam o dia na praia e acabam com as pontinhas do cabelo queimadas de sol. Por isso, o modelo foi criado para que o contraste entre a base e as mechas das pontas não fossem tão grandes. Com o tempo a mulherada passou a investir no modelo com bases escuras e maior contraste, caindo por terra aquela regra. O importante é apenas esfumar bem para que as mechas não fiquem marcadas.

Splashlight

Esse estilo imita um raio de sol batendo no cabelo e criando uma grande mecha iluminada na horizontal. O ideal é que a base seja clara para que o resultado não fique tão marcado e superficial. Afinal, o resultado com a base escura foge da ideia principal do modelo e pode não ficar muito harmônico.

Mechas texanas

Essa nova releitura do ombré hair dispõe as mechas nos cabelos pela parte de baixo. Ou seja, diferente do seu antecessor que as aplicava na camada externa da cabeleira. É importante destacar que estas mechas precisam ser feitas em técnica de degradê para que fiquem sutis. Então você pode optar por uma base clara indo para o platinado ou uma base escura que brinca com tons claros de loiro até chegar no platina.

Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

Veja como fazer (passo a passo)

  1. Antes de tudo, faça todos os testes para saber se o seu cabelo está saudável e apto a passar por procedimentos químicos. O primeiro deles é o teste de porosidade.
  2. Procure um bom profissional para realizar o procedimento com segurança e qualidade.
  3. Leve referências do que você busca para o seu visual.
  4. Agora é com o cabeleireiro: ele deve fazer um teste de mecha para garantir que tudo vai ocorrer bem. Depois vai separar o cabelo em mechas e aplicar a mistura de descolorante e água oxigenada nos fios.
  5. Após o tempo de pausa indicado na embalagem do produto, ou decidido pelo profissional, ele vai enxaguar muito bem e secar com o secador.
  6. Feito isso, o colorista deve analisar se o fio está claro o suficiente. Se sim, é só prosseguir, se não, outra descoloração será necessária, mas apenas se o cabelo estiver muito saudável.
  7. O passo seguinte é tonalizar a cabeleira com a nuance de platina desejada.
  8. Em seguida, será preciso aguardar o tempo de efeito do produto novamente.
  9. Por fim é só enxaguar e finalizar.

Observações: no caso de mechas e luzes o profissional deverá separá-las antes de começar com a descoloração ou coloração, de acordo com a técnica escolhida por você.

Cuidados com o cabelo platinado

-Nunca deixar de lado o cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar e manter sempre a saúde do fio.
-Evite o uso de ferramentas de calor com muita frequência.
-Use protetor térmico.
-Não lave o cabelo com água quente.
-Use um shampoo sem sal.
-Tenha produtos para matização capilar.
-Abuse dos óleos vegetais.
-Vá regularmente ao cabeleireiro para fazer manutenção de raiz e cor.

Melhor hidratação caseira para cabelo platinado

Para você que não resiste a uma hidratação caseira, confira a receitinha abaixo para restaurar os cabelos danificados por descoloração!

  1. Primeiramente, misture uma ampola de vitamina A em um recipiente com uma colher de sopa de polpa de babosa. Basta corta a folha da planta e retirar o gel que fica lá dentro.
  2. Em seguida aplique a mistura em todo o cabelo mecha a mecha.
  3. Coloque uma touca de banho ou térmica e aguarde por volta de 30 minutos.
  4. Lave o cabelo com shampoo e condicionador.

Cabelo platinado masculino

O cabelo platinado masculino precisa dos mesmo cuidados que o cabelo platinado feminino. Apenas certifique-se de aplicar os produtos certos da maneira adequada.
-Cabelos curtinhos platinados normais a secos: prefira investir em shampoos que tratam o cabelo -hidratantes, nutritivos e reconstrutores-.
-Cabelos curtinhos platinados e/ou oleosos de qualquer tamanho: use estes mesmos shampoos, mas alterne com shampoo antioleosidade e anticaspa.
-Longos e ressecados platinados: invista em máscaras de tratamentos para tratar as madeixas com química.

Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!

Inspirações de cabelo platinado

Agora que você está expert no cabelo platinado só falta aquelas fotos lindas para inspirar, né!? Se liga só!

  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
  • Cabelo platinado para cacheadas e crespas sem preocupação! Saiba como!
Lari Vieira

Posts Recentes:

Posts mais acessados