Cronograma capilar: o que é, como fazer e montar o cronograma perfeito!

Cronograma Capilar

Cronograma capilar, você sabe o que é?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

A quem se destina o cronograma capilar?

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Cronograma capilar: etapas essenciais

Hidratação

O que é hidratação capilar?

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.

Principais ativos para hidratação dos cabelos

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

Como fazer hidratação?

Nutrição

O que é nutrição capilar?

Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois sua curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar.

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas o que são lipídios? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.

A nutrição capilar pode ser feita de três formas:

  • Máscaras para nutrição: Cremes compostos por óleos e manteigas que irão repor a oleosidade dos fios durante o banho, com ação rápida que pode variar entre dois e cinco minutos.

  • Umectação com óleo vegetal: Tratamento em que os cabelos são banhados com óleos vegetais antes de serem lavados. Nele, deixa-se o produto agir por 30 minutos e, em seguida, segue-se o procedimento de lavagem normalmente.

  • Umectação noturna: Tratamento indicado para cabelos muito ressecados. A umectação noturna é feita com óleos vegetais ou maionese capilar, que são aplicados nos cabelos “sujos” e agem nos fios durante o sono, sendo lavados apenas no dia seguinte.

Principais ativos

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Umectação: você sabe o que é?

A umectação nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. É um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas e demais fatores. A umectação é uma etapa da nutrição. Este tratamento é ideal para todos os tipos de cabelo, especialmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição.

Como fazer nutrição/umectação?

Reconstrução Capilar

O que é reconstrução capilar?

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

Queratina

A Queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.

Principais ativos para a reconstrução capilar

  • Colágeno:Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Como fazer reconstrução em casa?

Teste de porosidade (O que meu cabelo precisa)

Antes de montar o seu cronograma capilar é necessário entender a necessidade do seu cabelo. Assim, será possível oferecer os nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Você pode descobrir se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução por meio de um teste de porosidade. Para isso, coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água. Por fim, é só analisar o resultado.

Se seu cabelo boiar,
ele precisa de hidratação.

Se seu cabelo não afundar nem boiar,
ele precisa de nutrição.

Se seu cabelo afundar,
ele precisa de reconstrução.

Como montar meu cronograma capilar?

Com base no seu teste de porosidade, o que seu cabelo mais precisa?

Dúvidas frequentes

  • 1. Quem tem o couro cabeludo oleoso pode seguir um cronograma capilar?

    Sim, pois o comprimento dos fios cacheados e crespos possuem maior tendência ao ressecamento. Dessa forma, intercale corretamente as etapas do cronograma e lave a raiz dos cabelos com um shampoo detox, específico para controlar a oleosidade excessiva dessa região.

  • 2. Quem pode e quem não pode seguir o cronograma?

    O cronograma capilar é recomendado para todos os tipos de cabelo, independente do grau de curvatura, se possui coloração ou não, ou se apresenta danos provocados por fatores naturais. Embora não haja restrição, segui-lo com responsabilidade, respeitando todas as etapas, fará toda diferença.

  • 3. Nutrição e umectação são a mesma coisa?

    Embora as etapas de nutrição e umectação tenham como único objetivo nutrir os cabelos, são dois tratamentos diferentes. A nutrição pode ser feita com máscara nutritiva ou óleo, e a umectação pode ser realizada com óleos vegetais ou minerais.

  • 4. Eu não gosto de uma das fases do cronograma capilar, posso pular?

    O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades que os cabelos apresentam. Dessa forma, não há para onde correr, se os fios precisam de água é necessário fazer hidratação, se estão opacos e precisam de lipídios, é preciso fazer nutrição, e se estão quebradiços é de uma boa reconstrução que eles precisam.

  • 5. Em quanto tempo posso fechar o ciclo do cronograma capilar, e quando começam aparecer os efeitos?

    De maneira geral, o ciclo do cronograma capilar é fechado dentro de 4 semanas. Os efeitos podem ser sentidos a partir do fechamento do primeiro ciclo de cuidados intercalados, sendo os resultados intensificados com a contínua sequência do tratamento.

Melhores produtos para seu cronograma capilar

Hidratação

Entre os melhores produtos para fazer uma ótima hidratação dos cabelos, estão:

Nutrição

Entre os melhores produtos para fazer uma ótima nutrição dos cabelos, estão:

Reconstrução

Entre os melhores produtos para fazer uma ótima reconstrução dos cabelos, estão: