Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

ColoraçãoConhecimentoDicas

Se você é daquelas que baba em cabelos coloridos e deseja experimentar diferentes cores de cabelo, chegou ao lugar certo! Aqui, você vai saber tudo o que precisa para colorir os fios ondulados, cacheados e crespos.
As tendências de cores de cabelo estão sempre mudando. A cada ano as técnicas de coloração são mais aprimoradas e novas tonalidades se tornam as queridinhas das mulheres. Separamos algumas dicas para quem deseja mudar o visual dos fios, além de algumas inspirações. Confira!

Cores de cabelo: como escolher a coloração ideal?

Para escolher a cor certa para os seus fios é necessário entender, antes de tudo, a forma como as cores de cabelo e suas nuances são organizadas.
Os tons base são organizados, basicamente, em uma escala crescente, na qual as cores mais escuras são representadas pelos números menores e as cores mais claras, pelos números maiores. Sendo:

  1. Preto azulado
  2. Preto
  3. Castanho-escuro
  4. Castanho-médio
  5. Castanho-claro
  6. Loiro escuro
  7. Loiro médio
  8. Loiro claro
  9. Loiro muito claro
  10. Loiro claríssimo

Quando se trata das nuances, elas são indicadas pelo número que vem após o ponto na embalagem da coloração. A nuance corresponde ao reflexo que as cores de cabelo oferece aos fios. Sendo:

0. Natural

  1. Acinzentado
  2. Violeta/azulado/irisado
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom

Quando há mais de um número após o ponto, significa que a coloração possui uma mistura de reflexos, e o que fica mais próximo ao ponto é aquele que mais se destaca.
O louro claro dourado, da linha Color Total, por exemplo, corresponde à numeração 9.3, o que significa que sua cor base é o louro muito claro e seus reflexos são dourados. Já no caso do louro escuro vermelho intenso, cuja numeração é 6.66, a cor base é o loiro escuro e os reflexos são vermelhos.
Um cabeleireiro de confiança poderá analisar a cor do seu cabelo e saberá indicar a você a melhor técnica para obter a coloração desejada.

Precauções antes de deixar os cabelos coloridos

Se você é uma cacheada ou crespa, já sabe que este tipo de cabelo é mais ressecado e precisa de hidratação constante, certo? Agora, sujeitar os fios a um processo de despigmentação e coloração pode deixá-los extremamente fragilizados, demandando assim cuidados extras com seus fios.
Antes de mexer na cor, fortaleça suas madeixas com um cronograma capilar, intercalando cuidados de nutrição, reconstrução e hidratação dos fios. Por que antes? Porque se você não preparar o cabelo para o processo químico e ele já estiver fragilizado, o procedimento pode não dar tão certo e a pigmentação não pegar direito. Cabelos porosos e quebradiços não absorvem a tinta da forma adequada. Por isso, capriche na hidratação antes de pintar o cabelo.
Um profissional que entenda de coloração poderá avaliar as condições do seu cabelo. Se você já tiver alguma tintura nos fios, não vai conseguir clareá-los para aplicar outra cor, a não ser que deseje tons escuros, como o cabelo preto azulado, que não exige descoloração.

Cores de cabelo: como fazer a manutenção da coloração?

Esteja preparada para continuar todos os cuidados após passar pela mudança de cor, pois os fios estarão frágeis e continuarão precisando de uma rotina de tratamento. Para fazer a manutenção da tintura, além de apostar no cronograma capilar, dê preferência a produtos especiais para cabelos ondulados, cacheados e crespos quimicamente tratados e que ofereçam proteção UV, para garantir a integridade da cor de cabelo.
Vai apostar em um novo visual? Converse com seu cabeleireiro, peça para ele te apresentar todas as opções de cores de cabelo e opte pela que mais combina com você!

Aplicando diferentes cores de cabelo

Mexer na cor do cabelo não quer dizer que você tenha que tingi-lo completamente. As técnicas de mechas como californiana e ombré hair estão em alta e possibilitam uma mudança menos radical. Você pode começar a mudança gradativamente, selecionando pequenas mechas, e depois aumentar a quantidade.
Outra possibilidade é de aplicar uma nova cor sobre o cabelo com mechas ou luzes já existentes. Se você já tem o cabelo descolorido, o processo de coloração será muito mais simples.

Um arco-íris de cores de cabelo

Agora que já sabe quais cuidados deve ter, conheça as tendências de cores deste ano para usar nos cabelos e escolha a sua.
Para as mais ousadas, a cor do momento é o ultravioleta, um tom de roxo que pode estar também em seus cabelos! Para atingir esta cor, o cabelo precisa ser descolorido para então ser pigmentado com um tonalizante violeta. Manter este tom pode ser um pouco desafiador: adote produtos que segurem a cor nos fios e faça retoques a cada 20 dias.

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Outra cor divertida para experimentar é o rosa. Com diversas tonalidades possíveis, o cabelo rosa proporciona um visual jovem, que harmoniza muito bem misturado a mechas loiras. A pigmentação e manutenção deverão seguir os mesmos passos do ultravioleta. Seguindo a mesma técnica, você pode ainda apostar no cabelo azul ou verde.

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Alguns destaques entre os tons de ruivo

Se você quer colorir as madeixas dentro da paleta dos tons de ruivo, a bola da vez é o ruivo acobreado. Esta cor é um marrom avermelhado que cai bem com todas as tonalidades de pele.
Além desta cor, há ainda diversas outras opções dentre os tons de vermelho, como o vermelho Borgonha e o Marsala, ambos com um tom arroxeado.

Infinitas possibilidades de cabelo loiro

Para as adeptas dos fios descoloridos, vá de loiro champagne. Dentre os tons de loiro, esta cor é uma mistura entre dourado e platinado. Se optar por descolorir todo o cabelo, é legal manter a raiz natural, para harmonizar com seu tom de pele e não dar uma aparência pálida.

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Se preferir um tom mais escuro, há o loiro dourado, que é um tom de loiro médio e vai bem também em morenas. Há ainda o loiro mel e o loiro acinzentado, que são ótimas opções para mechas e combinam com qualquer tom de pele.

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Cores de cabelo: inspirações e dicas de tendências de coloração

Tem cores de cabelo para todos os gostos!

E aí, já decidiu qual será sua cor da vez? Com tantas cores de cabelo disponíveis, o difícil vai ser decidir qual usar primeiro! Agora que você já sabe como cuidar dos fios coloridos, mantenha sempre sua rotina de cuidados e garanta cabelos lindos e saudáveis. Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com as amigas e deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários. Até mais!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados