Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

Boa parte das mulheres sabe como fazer trança tradicional, mas muitas nem desconfiam que existe uma infinidade de modelos de tranças e que, com elas, é possível fazer penteados incríveis e que funcionam para diversas ocasiões.

A seguir, vamos aprender como fazer tranças básicas e complexas com passo a passo completo para você reproduzir aí na sua casa!

Como fazer trança tradicional

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

A trança tradicional é provavelmente a mais simples de todas, e saber como fazê-la é o primeiro passo para aprender outros tipos de tranças.

Para fazer a trança tradicional, você só precisa dividir o cabelo em três mechas e sobrepor as mechas laterais por cima daquela que está no centro, revezando entre as mechas da direita e da esquerda.

A trança tradicional pode servir de base para diversos penteados, como coques e rabos de cavalo com trança. Basta usar a sua criatividade!

Como fazer trança espinha de peixe

A trança espinha de peixe (ou escama de peixe) também é bem básica e a principal diferença com relação ao modelo tradicional, é que você não deve separar os cabelos em três, mas em duas partes.

Com os fios divididos em dois, separe uma pequena mechinha da parte externa de cada lado e cruze no centro do cabelo, fazendo um “x”. Continue separando as mechas de cada um dos lados e cruzando até as pontas.

O efeito é uma trança mais segmentada e com gomos fininhos que é perfeita para eventos mais formais, como para ser madrinha de um casamento.  

Como fazer trança embutida

Apesar de ser um modelo bem conhecido, muitas pessoas não sabem como fazer trança embutida, e se você é uma delas não tem problema porque você vai aprender agora!

O princípio é o mesmo da trança tradicional: dividir os cabelos em três mechas e cruzar as laterais no centro. Porém, a trança embutida fica próxima da raíz e mantém todos os cabelos presos.

Para conseguir esse efeito, separe três partes de cabelo próximas da testa e comece a trançá-las. Aos poucos, vá incorporando mais fios nas três mechas principais, de forma que todo o cabelo fique preso. Quando chegar à nuca, continue fazendo uma trança tradicional e prenda as pontas.  

Como fazer trança nagô

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

Esse tipo de trança é uma herança da cultura africana e se baseia em trançar os fios desde as raíz, mantendo o trançado rente ao couro cabeludo. É um excelente penteado para quem está vivendo a transição capilar e quer disfarçar as duas texturas que os cabelos podem apresentar.

O jeito mais simples de fazer a trança nagô é começar usando um pente para separar uma mecha dos cabelos. Essa mecha deve deve começar perto de uma das orelhas, e terminar próxima a nuca.

Depois, divida a mecha em três partes e comece a trançar os cabelos. Conforme a trança cresce, acrescente mais fios. Quando chegar na nuca você pode escolher deixar o restante dos cabelos soltos ou trançá-los até as pontas.

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

Como fazer trança boxeadora

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

A trança boxeadora se tornou febre há alguns anos e nunca mais saiu de moda! E agora que você já aprendeu como fazer trança embutida, reproduzir a trança boxeadora vai ser muito fácil.

Isso porque esse penteado é formado por duas tranças embutidas, uma em cada lateral! Basta dividir os cabelos ao meio, escolher uma das metades para começar e ir trançando os fios desde a região da testa até as pontas!

Ainda não se sente 100% segura? Então confira o passo a passo em vídeo de como fazer a trança boxeadora:

Como fazer trança box braid

Como fazer trança: dicas e inspirações de tranças com tutorial

Muito adotadas pelas crespas e cacheadas, as box braids são tranças sintéticas. Elas podem ser feitas com fios da mesma cor que os naturais, ou com materiais coloridos, que dão ainda mais estilo para o visual.

O ideal é fazer suas box braids com um cabeleireiro especializado nesta trança afro. Assim você consegue garantir um visual mais bonito e a integridade dos seus fios.

Agora que você já sabe como fazer trança box braid, aproveite e veja também esse penteado babado que a Amanda Mendes ensinou:

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados