Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Coloração: dicas de técnicas, cores, tratamentos e manutenção

Cabelos ColoridosColoraçãoConhecimento

Coloração é uma das primeiras coisas que vem à mente quando se fala em mudar o visual dos fios. O processo de mudar a cor das madeixas é delicado e demanda alguns cuidados para que o resultado seja o desejado. Uma coloração de cabelo, quando bem aplicada, dá mais vida aos fios e faz toda a diferença na autoestima feminina.

Aqui você encontra algumas das principais dicas sobre coloração. Confira!

Coloração: como obter a cor ideal?

A primeira dica para escolher a coloração ideal para suas madeixas é saber como interpretar o número presente nas embalagens das tintas, ou seja, entender corretamente a classificação das cores base e das nuances existentes nas colorações de cabelo. O primeiro número refere-se à cor base da coloração: quanto maior esse número, mais clara é a cor. Sendo assim:

1 – Preto profundo

2 – Preto natural

3 – Castanho-escuro

4 – Castanho médio

5 – Castanho-claro

6 – Loiro escuro

7 – Loiro médio

8 – Loiro claro

9 – Loiro muito claro

10 – Loiro claríssimo

O número que vem após o ponto refere-se à nuance da coloração, ou seja, aos reflexos proporcionados pela tinta. Sendo assim:

0 – Natural

1 – Acinzentado

2 – Violeta/azulado/irisado

3 – Dourado

4 – Acobreado

5 – Acaju

6 – Vermelho

7 – Marrom

Quando há mais de um número após o ponto, significa que há uma mistura de reflexos, e o número à esquerda é sempre o reflexo que mais se sobressai.

Além de entender a organização das colorações para obter a cor ideal, é importante que seus cabelos estejam hidratados e fortes, pois fios porosos não absorvem a coloração de forma apropriada.

Outra dica importante é procurar um profissional de confiança para colorir os seus fios. Um bom cabeleireiro irá analisar a cor atual do seu cabelo para saber se ela é uma boa cor base ou se será necessário descolorir os fios. Além disso, ele poderá indicar a melhor técnica e realizar todos os procedimentos de forma correta e segura.

Coloração: cuidados com os fios antes do procedimento

Os cuidados com as suas madeixas antes da coloração são fundamentais para um bom resultado de cor. Para quem deseja fios acaju púrpura, por exemplo, a hidratação do cabelo é imprescindível para garantir que a fibra capilar absorva o pigmento vermelho da maneira necessária. Por isso, realize o cronograma capilar ao menos um mês antes de colorir os fios, a fim de garantir o melhor resultado.

Coloração: como manter a cor?

Para manter a cor sempre linda e vibrante, aposte em um shampoo e um condicionador específicos para fios quimicamente tratados, e em produtos que ofereçam proteção UV, a fim de impedir que os raios solares acelerem o processo de oxidação da coloração. Esses cuidados são ainda mais importantes para quem apostou nos tons de loiro ou ruivo. Para manter o efeito de cabelo loiro natural ou ruivo natural, por exemplo, além desses cuidados, é importante realizar a matização dos fios claros e respeitar os períodos de retoque estabelecidos pelo seu cabeleireiro.

Quer mais dicas sobre coloração? Confira todos os nossos posts aqui!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados