Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Condicionador e Máscara de Hidratação: qual a diferença

ConhecimentoCuidadosDicas

Confesso que sempre tive essa dúvida e só consegui esclarecer há pouco tempo, trocando experiências com seguidoras e cabeleireiros. E vou contar pra vocês tudo o que eu descobri até aqui, vamos lá?

A grande diferença destes dois produtos é que o condicionador atua como um complemento ao shampoo. É ele que fecha as cutículas dos fios, abertas pelo shampoo, protegendo de agressões externas. Além disso, o condicionador possui cargas elétricas positivas, enquanto o shampoo negativas e esse choque facilita o desembaraço, deixando-os com mais movimento.

Já a máscara de hidratação possui um poder hidratante maior que o condicionador por conter ativos emolientes mais intensos, como pantenol, vitaminas, aloe vera e muitos outros, que promovem maciez, maleabilidade e brilho.

Pra facilitar, vamos listar aqui as características de cada um:

Condicionador:

– Uso diário ou à cada lavagem
– Age na parte externa da fibra capilar
– Protege os fios do sol, vento e poluição
– Sela as escamas

Máscara de hidratação:

– Uso semanal ou quinzenal
– Age na parte interna e externa do fio
– Fornece nutrição, força e brilho
– Trata cabelos danificados

Ficha técnica preenchida, agora eu vou passar a minha experiência com o uso dos dois produtos:

Eu geralmente lavo o cabelo só uma vez por semana. A não ser quando está muito calor, daí faço duas lavagens. Essa rotina faz com que meu cabelo consiga produzir oleosidade natural, que é super saudável para o fio.

Como lavo o cabelo com shampoo e condicionador junto com a mascara de hidratação (também uma vez por semana), acabo conciliando o uso de todos os produtos.

Eu faço assim: passo o shampoo, retiro o produto e saio do banho. Depois vou pra frente do espelho, com mais calma, e passo minha máscara de hidratação. Deixo agir por uns 20 minutos (às vezes uso uma touca térmica porque sinto que o meu fio responde melhor) e bem. Por último, aplico o condicionador.

Como o shampoo abre as escamas do nosso cabelo, os componentes da máscara penetram muito melhor dentro do fio. Depois que todos os nutrientes estão bem guardadinhos lá dentro, vem o condicionador que vai cumprir o brilhante papel de selar as escamas e proteger nosso fio por fora. Isso é o que eu chamo de trabalho em equipe!

Bom, essa é a ordem ideal pra mim desde que descobri a real função de cada produto. Mas como eu disse, estamos sempre aprendendo coisas novas nesse mundão da internet. Então, se você quer acrescentar alguma dica ou informação à esse texto, comenta aqui em baixo que vamos amar saber!

Isso é tudo pessoal!

Beeeeijujubas!

Paula Stephânia

Canal  Paula Stephânia

Posts Recentes:

Posts mais acessados