Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Colorimetria capilar: o que é, para que serve, como e quando usar

ColoraçãoConhecimentoDicas

Colorimetria capilar: o que é, para que serve, como e quando usar

Como saber se o tom escolhido vai realmente ficar bem em você? Como adivinhar que mistura vai dar a cor natural dos fios e o pigmento da tintura? Através da colorimetria capilar fica mais fácil responder a essas perguntas!

O que é colorimetria capilar

A colorimetria capilar é uma ciência que estuda as cores dos cabelos, de pigmentos artificiais e as interações entre elas.

Ou seja, um profissional que tenha conhecimento em colorimetria capilar não vai apenas pintar os seus cabelos, ele vai usar técnicas precisas para identificar a cor natural dos fios e encontrar uma tonalidade de tintura que, quando combinada com ela, produza o efeito mais bonito, harmônico e desejado pela cliente.

Para que serve a colorimetria capilar

Como já dissemos a colorimetria é o estudo das cores e das combinações entre elas. Como ela pode te ajudar?

  • No mundo capilar ela ajuda profissionais e clientes a tomarem decisões melhores na hora de tingir os fios.
  • Além de conseguir um resultado melhor na hora de pintar os cabelos, a colorimetria ainda é fundamental no processo de correção e equilíbrio da cor.
  • A colorimetria capilar também é muito usada no caso de cabelos manchados, uma situação que acontece bastante com as loiras. Logo depois de descolorir as madeixas, elas podem apresentar manchas amareladas e amarronzadas que prejudicam a aparência dos cabelos.
  • Com a colorimetria capilar, o cabeleireiro vai conseguir matizar os cabelos no tom certo para uniformizar a cor e deixar as mechas mais bonitas e naturais.

Se uma cliente queria conquistar um cabelo ruivo natural, mas acabou como um cabelo em tom marsala, por exemplo, o profissional pode buscar pigmentos e técnicas que vão reequilibrar os fios para que eles cheguem na cor desejada.

Como funciona a colorimetria capilar

Para nos aprofundarmos mais na colorimetria capilar precisamos entender um pouquinho sobre as cores.

Lembra das aulas de arte quando você montava um círculo com cores complementares e opostas? Se lembra também que quando misturávamos duas cores básicas conseguíamos uma terceira? A colorimetria capilar parte desses princípios!

Se queremos chegar a uma tonalidade, precisamos garantir que a mistura entre cor base dos fios e o pigmento da coloração gere esse resultado.

Como neutralizar a cor do cabelo?

Se queremos esconder uma nuance, é necessário aplicar, por cima, uma cor que a neutralize. É por isso que os produtos com ação matizadora têm pigmento azul ou roxo, porque essas cores são capazes de neutralizar o aspecto amarelado que os cabelos tingidos de loiro podem apresentar.

Altura do tom

Além de entender a dinâmica da interação entre as cores, um especialista em colorimetria capilar ainda deve considerar a altura dos tons que vai de 1.0 a 12.0, sendo que o 1.0 é o tom mais escuro e o 12.0 é o mais claro)

Nuances e reflexos

As nuances e reflexos capilares podem ser:

  • Azulados;
  • Acinzentados;
  • Irisados;
  • Acobreados;
  • Dourados;
  • Acaju;
  • Vermelho;
  • Marrom;
  • Ou mate.

Conhecendo bem o seu cabelo e identificando qual cor, tom e nuance vão resultar na cor que você deseja, o cabeleireiro especializado em colorimetria vai conseguir a melhor coloração.

Como e quando recorrer a colorimetria

Seja porque quer fazer uma mudança ou porque já pintou as madeixas e não curtiu, a colorimetria é a melhor técnica para alcançar um bom resultado. Portanto, qualquer pessoa que queira mudar a cor dos cabelos, pode recorrer a colorimetria capilar.

Como essa é uma ciência que exige muito estudo, o melhor é procurar um bom profissional para te ajudar nessa jornada.

Como conseguir a cor perfeita?

Nem todo cabeleireiro que aplica tintura tem conhecimento em colorimetria capilar, então é fundamental escolher o profissional a dedo.

Além disso, uma coloração aplicada da forma errada e em cabelos que não estão preparados para elas pode render efeitos desastrosos, como:

  • Fios ressecados;
  • Quebra;
  • E até corte químico.

Na dúvida, o ideal é procurar alguém que não só tenha conhecimentos em colorimetria capilar, mas seja um excelente profissional, que vai cuidar da beleza dos seus cabelos e mantê-los lindos e saudáveis!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados