Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Balaiagem: tudo sobre essa e outras técnicas de clareamento dos fios

ColoraçãoDicas

Não adianta, cedo ou tarde, toda mulher tem vontade de mudar ou clarear os fios. E entre tantas opções de clareamento, é até difícil escolher a técnica que mais combina com seu estilo, né?! Pensando nisso, trouxemos aqui algumas variedades e entre elas a balaiagem – que são mechas feitas em todo o cabelo, partindo da raiz. O nome balayage vem do francês e quer dizer “varredura” (tradução livre), que significa exatamente isso: “varrer” o cabelo inteiro com outros tons de mechas. Normalmente são usados dois ou três tons abaixo da cor original das madeixas com a intenção de dar um efeito natural ao procedimento, como se os cabelos tivessem sido dourados pelo sol.

Diferença entre balaiagem, mechas, reflexos e luzes

  • Balaiagem: são mechas mais finas espalhadas por todo o cabelo, proporcionando um efeito bem natural aos fios;
  • Mechas: são mais espessas e utilizam-se de dois a três tons intercalados de acordo com o efeito desejado;
  • Reflexos: são mechas mais finas e marcadas, proporcionando um clareamento intenso ou apenas um “tom sobre tom” nas madeixas;
  • Luzes: são mechas finíssimas feitas em um único tom e espalhadas por toda a cabeça para obter um clareamento sutil.

Dicas para escolher a tonalidade certa para a balaiagem

É claro que você é livre para escolher a cor que preferir e fazer a transformação que tem vontade. Mas, se quiser saber quais tonalidades combinam mais, basta ficar de olho nas regrinhas abaixo:

  • Peles claras: tons de cobre, marrom claro e mel combinam super;
  • Peles negras: castanho escuro, tons caramelo ou canela deixam o visual super natural e brilhante. Inclusive, as cacheadinhas e crespas de plantão devem apostar em tonalidades douradas para realçar ainda mais as molinhas.

No geral, evite mais que dois ou três tons mais claros do que a cor natural dos seus cabelos. Desta forma, o resultado fica mais natural.

Cuidados pós balaiagem

Uma coisa é fato: qualquer tipo de química danifica os fios. E quando falamos em cabelos cacheados/crespos + balaiagem, mechas, reflexos ou luzes, os cuidados devem ser redobrados. Então anota aí:

  • Cronograma capilar já: sim, ele será seu melhor amigo e deverá fazer parte da sua rotina de cuidados. Afinal, as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução tem como objetivo repor água, lipídeos e queratina que foram perdidos dos fios;
  • Produtos matizadores: se você aderiu ao loiro, seja ele loiro perolado ou platinado, é fundamental investir em uma linha matizadora para neutralizar, matizar e desamarelar a cabeleira;
  • Proteção UV: também é essencial usar produtinhos com filtro UV em sua composição. Aposte;
  • Evite água quente: ela é inimiga número 1 dos cabelos. Prefira sempre água morna ou fria.
Avalie esse conteúdo
#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados