Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

20 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado – Parte 2

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosDicas

Você se perguntou se algumas coisas que você ouviu sua mãe, avó, amigas dizendo sobre o cabelo cacheado são mitos – ou mentirinhas de beleza – que muitas pessoas acreditam, mas na verdade são apenas enganação!

Vamos para a segunda parte do que é VERDADE e do que não passa de MITO!

11. O cabelo Cacheado deve ser cortado a seco. 

VERDADE

Nosso cabelo tem formato de mola, logo uma não é 100% igual a outra, cortar os fios com os cabelos molhados sempre pode dar uma alteração no tamanho desejado porque o cabelo, quando seca, sempre dá uma encolhida. Como a seco isso não ocorre, facilita a visualização do real comprimento e planejamento do corte. É superdifícil encontrar profissionais especializados em corte para cabelos cacheados, então é super importante procurar um profissional que saiba o que está fazendo, antes de cortar o cabelo seco. Esse tipo de corte é delicado e pode causar alguns danos aos fios, se feito erroneamente.

Um dos sinais de que chegou a hora de aparar os fios é quando eles ficam ressecados e quebradiços, mesmo após uma hidratação. Ou quando o cabelo começa a perder a forma, volume e definição.

12. Cabelo cacheado dá mais trabalho. 

MITO

Para mim é mito, todo cabelo dá trabalho neh gente! Cuidados dão trabalho mas as pessoas tem mania de vitimizar as cacheadas, dizendo que somos reféns de cremes e água !? oie, oie,oie?!

Cabelo cacheado não é mesmo um cabelo que dê simplesmente pra levantar da cama e sair. Mas quem alisa também não! Tenho várias amigas que tem uma “ritual chapistico” antes de sair 20 min dedicados a chapinha, eu não gasto nem 5 min pra borrifar água e as vezes aplicar um pouco de leave-in.

A não ser que seu cabelo seja super liso, oriental mesmo, provavelmente você também tem trabalho com seu cabelo. Se você seca o cabelo todo dia com o secador, se faz escova progressiva, deve ir muito mais ao salão do que uma cacheada natural. Neste caso “dar trabalho” é uma coisa relativa, né, seja ele como for, quando você pega o jeito de cuidar do seu cabelo ele deixa de te dar “trabalho”.

13. Pessoas de cabelo cacheado têm muito cabelo.  

MITO

O formato dá mais volume e, assim, a impressão de que há mais cabelo. Mas, na verdade, há pessoas cacheadas com pouco e muito cabelo assim como há lisas com pouco e muito cabelo. A quantidade de fios na cabeça depende de vários fatores genéticos, não só da textura.
Eu cresci achando que tinha muito cabelo, hoje encontro cacheadas com o dobro, o triplo de volume que eu (e olha que ironia eu acho lindo, antigamente se fosse comigo eu choraria, agora choro pq não tenho tanto cabelo!)

14. Se eu seguir o cronograma capilar vai me ajudar a recuperar o cabelo danificado. 

VERDADE

O cronograma capilar serve para repor água, vitaminas, nutrientes, lipídeos e massa da fibra capilar. Por isso ele é tão importante para manutenção do cabelo saudável e reestruturação do cabelo danificado.

Confesso sou super preguiçosa mas preciso cuidar de fazer no meu cabelo, principalmente depois da química (coloração vermelha) ele tem ‘gritado’ por mais cuidados. Mas sem essa, não precisa de paranoia. Apenas fique atento a qual etapa do cronograma o seu cabelo precisa. A intensidade e continuidade das hidratações, nutrições e reconstruções vão depender da necessidade do seu cabelo

15. Não posso usar secador no meu cabelo. 

MITO

 

20 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado - Parte 2
Eu só consegui me acertar com o secador quando comecei a usar o aparelho com o difusor. Na hora de secar coloque as pontas e o comprimento dos fios dentro do acessório e leve-os até a raiz. Deixe por alguns segundos, mantendo o equipamento parado e com a temperatura morna, e repita o processo em toda a cabeça. Alguns aparelhos têm controle da temperatura e indicam qual é a adequada para os cabelos ondulados, cacheados e afros.

16. A toalha de banho comum causa frizz no cabelo. 

VERDADE

Alguns hábitos já são tão enraizados na rotina que ninguém desconfia de sua eficácia. É o caso da toalha de banho comum, que causa frizz nos cabelos cacheados e deve ser evitada sempre que possível.

Secar com papel toalha é eficaz, mas nada econômico, você pode usar um tecido de algodão como uma camiseta ou fralda de pano, mas não esfregue nos fios. Espalhe o leave-in, coloque o cabelo dentro da toalha e amasse-o subindo em direção à raiz.

17. Prender os fios ainda molhados quebra o cabelo. 

MITO

O que acontece é que o cabelo vai ficar úmido por um tempão, mesmo depois de lavar a cabeça de novo. Se você não aguenta ficar com os fios soltos depois do banho, espere secar um pouco e faça coque bem frouxo e evite o rabo de cavalo.

18. Só devo pentear o cabelo molhado. 

VERDADE

Primeiro eu gostaria de te propor um desafio, caso você já não o faça! Já tentou abandonar os pentes e escovas?! Se sim ótimo, se não tente!

Já falei que não é bacana pentear o cabelo a seco neh! isso desfaz o formato em espiral e deixa os cachos com um volume feio e indesejável. Logo após o banho com os dedos ou com um pente de madeira com dentes BEM largos, que evita o arrepio e a quebra dos fios. Comece a desembaraçar pela parte de baixo do cabelo, siga para as pontas e, por último, para o comprimento.

19. Cabelo cacheado tem fio grosso. 

MITO

O formato de mola do cabelo cacheado dá mais volume então as pessoas pensam que o fio é mais grosso. Mas é justamente o contrário. Os cabelos cacheados são mais finos do que os cabelos lisos — e é justamente por essa leveza que eles precisam de peso para não armar ou crescer para os lados.

Demorei para aceitar isso quando aprendi rsrs pois é uma baita contradição já que cresci ouvindo que o cabelo precisa ser comprido “pra pesar”, mas ao mesmo tempo dizia que meu fio era

20. Cabelos crespos/cacheados demoram muito para crescer ou não crescem.

MITO

O crescimento do cabelo não está relacionado com o tipo ou formato. Na maioria das vezes, são questões genéticas e hormonais que irão definir se você tem ou não um bom crescimento capilar. O que acontece com os cabelos crespos e cacheados, é que a medida que ele cresce, ele também encolhe. E é esse bendito “fator encolhimento” que faz nossos cachinhos ficarem definidos.

Eu por exemplo sempre sonhei com um cabelo na cintura pois uma prima tinha lindos e compridos cabelos cacheados (há alguns anos ela alisou e acabou com meu sonho infantil!), aprendi que cada cabelo tem um crescimento diferente e desapeguei do comprimento, hoje eu prefiro volumão a comprimento na bunda 😛

Jackie Siqueira

Jackie Siqueira

Posts Recentes:

Posts mais acessados