Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Você fez aquela hidratação capilar e não notou nenhuma diferença? Quando o fio está muito ressecado, nem sempre recorrer à hidratação resolve o problema. Neste caso, o mais indicado é fazer uma bela umectação capilar. Se você ainda não conhece esse tratamento, é hora de ficar por dentro dos benefícios e aprender tudinho sobre essa maravilha. Bora lá?

O que é umectação capilar?

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

A umectação nada mais é do que um tratamento realizado à base de óleo vegetal que tem como objetivo nutrir os fios, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores, entre eles as químicas. Faz parte da etapa da nutrição e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição – que naturalmente já são mais ressecados por conta do seu formato em espiral.

Saiba para que serve a umectação

O tratamento serve como um complemento à oleosidade natural dos fios. Por ser feito somente com óleo – sem acréscimos de cremes – o ressecamento é combatido de maneira mais eficaz e, assim, diminui até o aparecimento de frizz. Além disso, a umectação deixa o cabelo menos propenso à quebra também.

Benefícios de umectar os cabelos

Dentre seus inúmeros benefícios, estão:
– Redução da quebra;
– Diminuição do frizz;
– Eliminação da formação de nós;
– Redução do atrito entre os fios;
– Combate ao ressecamento e a porosidade;
– Fortalecimento da fibra capilar;
– Toque mais suave;
– Cabelos mais brilhantes;
– Fios mais lindos.

Os melhores óleos para umectação

Para fazer uma boa umectação, é importante contar com óleos 100% vegetais. Se você ainda não sabe qual usar, veja alguns tipos de óleos e escolha o seu preferido:

Óleo de rícino: um dos queridinhos de quem faz o tratamento, além de estar entre os mais potentes. Ele hidrata e recupera cabelos quebradiços, danificados e com queda. Sem contar que é um excelente auxiliar no combate a caspa e a oleosidade. Contém ainda vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Óleo de coco: também está entre os mais usados. Rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, o óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar, protegendo os fios e retendo sua umidade natural. O resultado é um cabelo mais sedoso, brilhante e macio.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Óleo de argan: contém vitaminas A e D que são fundamentais na recuperação e nutrição dos fios. Sua ação antioxidante ainda rejuvenesce e trata a fibra capilar. É um óleo extremamente nutritivo.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Óleo de manga: é bem leve e trata madeixas danificadas sem deixá-las pesadas. Possui altos níveis de vitamina B, vitamina A e complexo B, que colaboram no crescimento e estrutura dos fios.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Óleo de girassol: para quem deseja diminuir o frizz, combater as pontas duplas, dar brilho e maciez para o cabelo, esse óleo é a escolha certa. Além disso, ainda ajuda a proteger os fios de ações externas, como cloro e sol, por exemplo.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Óleo de oliva: contém alta concentração de nutrientes e possui antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células capilares.

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

 

Óleos #todecacho

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

A Linha #todecacho da Salon Line conta com quatro opções de diferentes fórmulas, alguns, inclusive, possuem os ativos já citados acima. Todos são 100% vegetais, e o melhor: não aumentam a oleosidade dos fios. São eles:

Uauuu! Óleo de umectação com rícino puro

Cabelos macios e livres do ressecamento. Ajuda também no fortalecimento dos fios.

Êeeee! Mix de óleos de oliva, girassol e coco

Indicado para quem busca mais nutrição, hidratação e brilho nas madeixas.

Ebaaa! Blend de óleos de argan, manga e coco

Deixa os fios nutridos, macios, definidos e com muito brilho.

Uhullll! Óleo de umectação com coco puríssimo

Perfeito para dar aquela nutrição turbinada no hair. Sem contar que deixa as madeixas macias, brilhantes e lindas.

Maneiras de fazer a umectação

Há algumas formas bem comuns de se fazer a umectação. Anota aí e bora colocar em prática, hein?!

– Umectação com óleo vegetal (normal)

Esse método é o mais simples e rápido. Ele consiste em banhar os cabelos com um óleo 100% vegetal antes de lavar as madeixas.
1º passo: antes de lavar os fios, aplique o óleo vegetal de sua preferência mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: deixe o produto agir por 30 minutos;
3º passo: após o tempo de ação, lave os cabelos com uma linha de tratamento que você já está acostumada.
Dica: a Linha #todecacho conta com produtinhos incríveis para todos os graus de curvaturas, do 2ABC até o 4ABC e em transição.

– Umectação noturna

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Já esse método é perfeito para quem tem a rotina corrida e não sobra muito tempo para cuidar das unhas, da pele ou dos cabelos. Isso porque o tratamento age durante a noite de sono, ou seja, não dá para inventar mais desculpas, né?!
1º passo: aplique o óleo vegetal de sua preferência mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: remova o excesso de óleo com uma toalha e, em seguida, coloque uma touca de banho (não pode ser térmica, ok?) ou uma camisa. Durma então com o produtinho – ele vai agir durante o sono;
3º passo: na manhã seguinte, enxágue os cabelos com água morna (ou fria!) e lave duas vezes com o shampoo de sua preferênicia. Depois, aplique um pouco de condicionador nas pontas;
4º passo: ao sair do banho, retire o excesso de água dos fios, e então, aplique um creme para pentear para facilitar o desembaraço das madeixas e proteger os cabelos contra agentes externos, como o sol e poluição, por exemplo. Você vai notar o resultado assim que os fios começarem a secar.

Umectação noturna da Ana Lídia Lopes

O tratamento preferido da vida da Digital Influencer Ana Lídia Lopes, sem sombra de dúvidas, é a umectação noturna. E não é a toa, viu?! Ela acha o método prático e super funcional para o hair. Quer saber como a Ana realiza o passo a passo? Basta dar o play no vídeo a seguir!

Umectação com maionese

credite, também é possível fazer umectação com maionese. A maionese capilar de #todecacho, por exemplo, é incrível para isso. Ela contém uma fórmula MARA com proteína do ovo, óleo de abacate e azeite de oliva, e é perfeita para dar adeus aos cabelos ressecados e sem vida. Existem duas formas para realizar o tratamento:
– apenas com a maionese;
– ou, se preferir algo mais turbinado, misture a maionese com um óleo de umectação 100% vegetal.
Importante: a misturinha da maionese + o óleo de umectação só deve ser feita se o cabelo estiver totalmente ressecado. Caso contrário, poderá pesar nos fios, ok?!
Dica: a maionese de #todecacho tem um cheirinho super gostoso.

Umectação e o cronograma capilar

Umectação capilar: tudo que você precisa saber

Para um melhor resultado, além da umectação capilar/nutrição, você deve aderir ainda a um cronograma capilar completo composto pelas etapas de hidratação e reconstrução. Cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para cabelos danificados por diversos fatores, tais como: poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros. O período sugerido para a realização do tratamento é de quatro semanas, mas claro que isso depende também do estado atual dos seus fios.

Quantas vezes na semana posso fazer umectação?

Normalmente o processo é feito a cada 10 dias, entretanto, se o seu cabelo é cacheado ou afro, você pode e deve fazer a umectação uma vez por semana já que esse tipo de fio tende a ressecar com mais facilidade. Lembrando que apenas uma aplicação pode não fazer muita diferença, certo?! Portanto, repita o tratamento mais vezes.

Quem não deve fazer a umectação?

Simples! Pessoas com cabelos oleosos devem evitar o procedimento já que a umectação pode aumentar ainda mais essa oleosidade.

Método UCPE – ideal para a retirada de óleo do cabelo

Fez a umectação e está com dificuldades para retirar o óleo dos fios? Ou simplesmente quer adotar o tratamento, mas tem receio de não conseguir eliminá-lo? Se você se encaixa nestes casos, saiba que existe a técnica UCPE. Ficou confusa com essas letrinhas todas? Calma que nós te explicamos.
O método UCPE é usado para retirar completamente o óleo do cabelo. A sigla significa “umectar, condicionar, pausar e enxaguar”. Veja como funciona!

– U = umectar! Aplique um óleo vegetal puro nos cabelos secos e deixe agir por cerca de duas horinhas;
– C = condicionar! É o grande diferencial dessa técnica para não deixar as madeixas ressecadas e ensebadas. Sem contar que ainda deixa o cabelo mais hidratado. Quando chegar a hora de retirar o óleo, divida o fio em seções e aplique o condicionador em cada mecha, sem economizar;
– P = pausar! É a pausa que o condicionador precisa para atuar de forma correta e atingir o resultado esperado. Normalmente, o tempo é de 20 a 30 minutinhos;
– E = enxaguar! O último passo para a finalização de todo o processo. Enxágue o cabelo com bastante água, passando os dedos entre os fios para garantir que não fique nenhum resíduo. Mas atenção: se achar que a quantidade de condicionador que você usou anteriormente não foi suficiente para eliminar toda a umectação, aplique um pouco mais de produto e lave os cabelos novamente.

O método UCPE da Carol Soares

Quer um vídeo de passo a passo desse tratamento potente e eficaz? Se liga no conteúdo que a Digital Influencer Carol Soares preparou. Ela faz sempre no cabelo e ama o resultado. Que tal testar, hein?!

Umectação capilar: tudo que você precisa saber
4.8 (95%) 4 votes

Posts Recentes:

Posts mais acessados