Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

ConhecimentoCuidadosDicas
Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Se você está passando pela transição capilar ou ao menos pensando nessa possibilidade, deve estar cheia de dúvidas na cabeça, não é mesmo!? Mas não se preocupe porque, como sempre, estamos aqui para dar aquela força nesse momento tão delicado e especial na vida de uma cacheada ou crespa. Então se prepara porque em um só lugar você vai encontrar todas as informações que precisa. Desde as melhores maneiras finalizar o cabelo em transição, produtos que você precisa ter até dicas de como tratar o cabelo em transição, acelerar o crescimento dos fios e muito mais! Então pode confiar porque vamos deixar todos os segredinhos para que a sua transição seja um pouco mais fácil. “Tamujuntas”, migs!

  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

O que é transição capilar?

A transição capilar é o período em que uma pessoa decide parar de usar químicas para alterar a estrutura dos seus fios, como alisamentos, e assumir o seu cabelo natural. A grande questão é que não há nada de simples nisso! Pois a transição mexe e muito com a autoestima das pessoas, em especial das mulheres.

Isso acontece porque, durante a transição, enquanto os fios naturais vão crescendo lá na raiz, sendo cacheadinhos ou crespos, a química continua no resto do fio, ou seja, comprimento e pontas. Portanto, conforme o cabelo vai crescendo as diferentes texturas de cabelo vão ficando mais destacadas.

É muito difícil arrumar o cabelo em transição, justamente porque ele está num período em que não é nem cacheado/crespo nem liso. E sim uma mistura dos dois que dificulta muito a estilização das madeixas. Esse tipo de situação faz com que muitas mulheres se sintam mal com sua aparência, levando a uma queda brusca da autoestima. O big chop também é um momento muito difícil da transição, justamente por estar diretamente ligado com a estética da mulher, mas falaremos sobre big chop já já.

Contudo, não se desespere, estamos aqui para ajudar você nessa etapa. Pois, vamos dar todos os truques para deixar essa fase o mais confortável possível para você. Pode confiar!

O que é big chop?

Muitas mulheres que não querem passar pela fase das duas texturas no cabelo por muito tempo recorrem diretamente ao big chop, mas o que é isso, afinal?

Big chop é uma expressão em inglês que traduzida significa “grande corte”. Ele se refere à decisão de cortar completamente os fios com química e começar “do zero”. Alguma pessoas raspam completamente a cabeça, enquanto outras deixam os fios naturais crescerem um pouco e cortam o cabelo bem curtinho, tirando as partes lisas.

Mesmo apostando no big chop e se livrando das duas texturas, que é uma das coisas que mais incomoda as pessoas em transição, aquela que investiu no big chop não está livre de passar por crises de autoestima. Isso porque a imagem feminina foi perpetuada por centenas de anos com cabelos longos que simbolizam a sua feminilidade, beleza, delicadeza e graciosidade. Hoje sabemos que isso não tem nada a ver com o tamanho do seu cabelo. Entretanto, embora estejamos evoluindo um passo de cada vez, nossa sociedade, construída sob os moldes do patriarcado, ainda segue essa visão na grande maioria das vezes.

Ou seja, as mulheres que fazem o big chop também podem sofrer quedas da autoestima nesse período, tanto quanto aquelas que estão com as duas texturas no cabelo. Por esses e outros motivos é que a batalha da transição capilar pode ser difícil, mas incrivelmente transformadora e cheia de lições.

Quanto tempo dura a transição capilar?

É difícil dizer o tempo exato de duração de uma transição capilar. Isso porque cada pessoa apresenta um tempo de crescimento dos fios diferenciado. Isso pode estar ligado a genética da pessoa, aos seus hábitos de limpeza, alimentação e por aí vai. Por este motivo é tão difícil prever quanto tempo vai levar para alguém terminar a transição capilar.

  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Além de tudo, muitas pessoas acreditam que a transição capilar termina quando é feito o big chop e as pontas alisadas são retiradas. Já outras defendem que o período depois do big chop, esperando o cabelo crescer, também faz parte da transição. Pois você ainda não alcançou a imagem que busca e o resultado final.

Resumindo: não dá para dizer quanto tempo demora a transição. Mas o nosso único e melhor conselho é, independente do tempo que demore, tenha paciência e saiba que a transição é uma fase e vai passar. Quando você vencê-la vai se sentir gratificada como nunca antes, pode ter certeza!

Saiba como fica o cabelo durante e após a transição capilar

Conforme dissemos anteriormente, durante a transição os fios ficam com duas texturas: a natural na raiz e a alisada no comprimento e pontas, o que pode promover um aspecto de “cabelo bagunçado” e a raiz alta com volume em excesso, porém sem uma distribuição legal das mechas de cabelo, devido as texturas desiguais.

O cabelo em transição também fica fragilizado. Pois mesmo os fios naturais ainda nascem com resquícios das químicas utilizadas antes, juntamente com o comprimento e pontas que já estão danificadas dos processos químicos.

Entretanto, não se desespere! Há diversas maneiras de tratar e texturizar esse cabelo, disfarçando esses efeitos. Basta usar os produtos certos e apostar nas técnicas incríveis de texturização capilar que vamos ensinar para você depois, continue lendo!
Quanto ao cabelo depois da transição, não se assuste se a sua curvatura for mudando mesmo alguns meses após ao processo, isso porque o seu cabelo ainda está se livrando daqueles resquícios de química e tentando voltar ao seu formato natural, se acostumando a ser o que ele é, naturalmente. Dê tempo ao tempo, ok!?

Produtos para transição capilar

Definidores de Cachos Bora Definir

Essa linha foi desenvolvida especialmente para definir e manter os cachos por muito mais tempo. Pois, ela possui definidores para todos os tipos de curvatura e, inclusive, também foi criada pensando na galera que está passando pela transição capilar, portanto, é mega indicada para você. A linha é liberada, possui proteção UV e promete segurar lindos cachos por até 72 horas. Ou seja, é um baita produto que você pode usar durante a texturização dos seus fios com duas texturas.

Linha Babosa #todecacho

Indicada para todos os tipos de cachos e também para fios em transição capilar. Afinal, todos os produtos dela são incríveis para hidratar, fortalecer, rejuvenescer, proporcionar brilho e crescimento saudável. Ou seja, tudo o que os fios em transição capilar precisam, não é mesmo!? Todos esses benefícios vêm do poder da babosa, presente em cada produto dessa família. A babosa, por sua vez, já faz parte da vida das cacheadas e crespas há muito tempo. Pois é considerada um elemento cheio de benefícios para os fios. A linha Tratamento Pra Divar de babosa conta com shampoo, condicionador, máscara de hidratação, creme para pentear e gel de babosa para você ter um tratamento completo, desde a limpeza, passando pelo tratamento e finalizando nas texturizações.

Linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina Reparação Extrema

Como você já descobriu, os fios em transição capilar são extremamente frágeis e precisam de cuidados especiais com hidratação profunda, óleos para nutrir e queratina para reconstruir os fios. A linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina tem tudo isso e também é super completa, contando com shampoo, condicionador, máscara de hidratação, creme para pentear e ativador de cachos, cuidando do seu cabelitcho em todos os momentos. Além disso, a linha promove outros 2 benefícios além dos mencionados anteriormente, sendo eles: fortalecimento e brilho extremo.

Linha S.O.S Bomba Cachos e Crespos

O crescimento dos fios é essencial durante a transição capilar, não é mesmo!? Seja para se livrar logo das duas texturas ou para que o cabelo fique mais longo após o big chop. Além de manter bons hábitos, também é legal apostar em produtos que tratam profundamente os fios a fim de promover o crescimento saudável dos mesmos. A linha S.O.S Bomba, além de promover crescimento comprovado após 15 dias de aplicação do shampoo, todos os produtos são liberados e desenvolvidos especialmente para cabelos cacheados e crespos. a linha contém shampoo, condicionador e máscara de hidratação.

Gelatina Muito Mais Definição – Transição Capilar

Desenvolvida especialmente para as “transicats” (gatinhas em transição), essa gelatina é perfeita para misturar com definidores ou creme para pentear, porque garante muito mais definição e fixação para as suas texturizações. O resultado é realmente incrível, ou seja, esse é um daqueles produtinhos que valem ouro!

  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Hidratação para quem está em transição capilar

Alguns componentes são quase que milagrosos na hora de ajudar na hidratação dos cabelos em transição capilar. Isso porque podem trazer resultados de cair o queixo. Vamos citar aqui três deles que vão dar um mega upgrade na sua hidratação.

Babosa: quando a geleia no interior da planta de babosa é misturada ao creme de hidratação e aplicado aos fios pode promover hidratação profunda, tal como o crescimento acelerado do cabelo, prevenção da queda, entre outros benefícios.

Óleo de coco: esse óleo vegetal é o amor da vida da mulherada, sejam cacheadas, crespas ou até mesmo lisas. Isso porque o óleo de coco é tipo o melhor amigo do nosso cabelo, pode acreditar! Alguns dos benefícios são: tratamento profundo do couro cabeludo, deixa os fios mais resistentes, protege de danos externos, super hidratação, é claro, e muito mais.

Amido de milho: lembra que dissemos que durante a transição capilar os fios tendem a ficar mais fragilizados? A hidratação com amido de milho ajuda bastante nisso, pois deixa as madeixas macias, além de reduzir o volume do cabelo, que também pode ficar maior nesse período. Para realizar essa hidratação basta fazer um mingau de amido de milho e aplicar nos fios limpos depois que ele esfriar.

Como acelerar o crescimento do cabelo

Além de usar bons produtos que tratam os fios e estimulam o crescimento saudável, como os que indicamos anteriormente, adquirir alguns hábitos e deixar outros de lado pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento capilar. Confira abaixo!

-Cuide da alimentação, siga uma dieta saudável rica em proteínas, frutas e vegetais.
-Beba ao menos 2 litros de água por dia.
-Evite: água quente, dormir com cabelo molhado, ferramentas de calor, andar com o cabelo preso muito tempo, excesso de produto no couro cabeludo, tabagismo e consumo de álcool.
-Faça massagens no couro cabeludo usando óleos vegetais ou tônicos capilares.
-Abuse das umectações capilares para nutrir bem o seu cabelo.

  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!
  • Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Técnicas para disfarçar as duas texturas do cabelo

-Bigudinho: acessório de cabelo, muitas vezes de borracha, que você aplica no cabelo como finalizador e deixa por algumas horas para formar cachos.
Dedoliss: feito com um processo simples de enrolar o cabelo nos dedos mecha a mecha, depois da aplicação do finalizador e aguardar a secagem.
-Fitagem: uma das mais simples e populares. Basta aplicar o finalizador e passar os dedos abertos no cabelo abrindo mechas. Depois é só amassar bem as mechas contra o couro cabeludo usando as mãos e deixar secar (ou secar com o difusor).
-Plopping: aplique o finalizador no cabelo mecha a mecha e depois enrole as madeixas em uma toalha (de preferência um tecido de madeira para evitar o frizz). Para enrolar torça as laterais e junte as pontas na parte traseira, prendendo na nuca. Aí é só esperar secar e retirar a touca no final.
-Twists: depois de aplicar o finalizador no cabelo, separe mechas e divida-as em duas partes, fazendo um torcidinho, como uma tranca de duas mechas. Aguarde secar e solte.

Transição capilar cortes

E se te faltam inspirações na hora de partir para o big chop, vamos apresentar três modelos cheios de estilo, se liga só!

Tapered hair: curto ou raspado nas laterais e nuca enquanto o topo ´´e mais volumoso e geralmente com acabamento simétrico.

Mini-black: famoso black power na sua versão mais curtinha, fofa e cheia de atitude ao mesmo tempo.

Pixie cut: antes conhecido como Joãozinho é aquele corte bem curto, porém, super moderno graças a sua versão com as pontinhas bem repicadas e irregulares.

Penteados para cabelos em transição

Alguns penteados são ótimos para esconder as duas texturas do cabelo, ou mesmo para mudar o look quando o cabelo está muito curtinho. As opções que trouxemos abaixo são bastante práticas de fazer, além de lindas!

Topete com lenço amarrado: faça um topete simples e prenda com grampos. Depois passe um lenço amarrado em faixa por baixo da sua cabeça e amarre no topo estilo pin up.

Coques duplos (space buns): divida o cabelo ao meio e faça dois coque no topo da cabeça, um de cada lado. Se alguns fios caírem no seu pescoço, não se preocupe, pois ele também fica uma graça no estilo meio-preso despojado.

Coque abacaxi com turbante: puxe todo o cabelo para cima e prenda em um coque abacaxi. Em seguida, é só passar o turbante por baixo do cabelo e fazer a amarração que quiser na parte da frente. O visual além de estiloso também vem carregado de história e ancestralidade.

Outras dicas para transição capilar

-Siga um cronograma capilar regularmente.
-Cuidado com o excesso de condicionador no cabelo.
-Procure conteúdos sobre transição capilar na internet para ficar sempre por dentro das melhores dicas nessa fase.
-Se não tiver paciência para esperar os fios crescerem durante a transição, invista na opção das laces ou mesmo trancas africanas.

Antes e depois da transição capilar para se inspirar!

E agora que você está mais do que preparada para a transição capilar, confira o antes e depois do processo das influencers Ana Lídia Lopes e Amanda Mendes para se inspirar. Afinal, ter referências é fundamental!

Amanda Mendes – @todecrespa

Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Ana Lídia Lopes – @analidialopess

Ajudando você na transição capilar: um lugar, todas as dicas!

Além disso, veja a Amanda contando sobre a transição capilar dela aqui embaixo:

E a Ana Lídia desvendando mitos sobre transição:

Ah, também tem um bate-papo incrível das influencers Kéfera, Ju Franceschi e Erika Januza falando sobre transição capilar!

Juliana Louise

Juliana Louise

Posts Recentes:

Posts mais acessados