Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

ConhecimentoDicasPenteados

Você já parou para pensar que hoje retomamos estilos que faziam sucesso há muito tempo? Este é um movimento natural do universo das tendências: elas costumam ir e vir, repaginam-se e logo viram a bola da vez. As tranças não fogem desta regra: a todo o momento, um novo estilo vem para conquistar as fãs do penteado.

Mas, o visual não é de hoje, não. Registros antigos mostram que as tranças eram usadas em diversas ocasiões e com os mais diferentes propósitos. Elas existem há milênios e passaram por todos os períodos históricos que você pode imaginar.

Na África, eram sinais de identificação de tribos, religião e até estado civil. Lá no Antigo Egito, expressava riqueza – acredita-se que Cleópatra delirava com suas tranças feitas com pequenos fios de ouro. E não pense que o penteado era atributo só das mulheres. Os homens trançavam suas barbas para demonstrar masculinidade e proximidade com os deuses.

Até os hippies, nos anos 60 e 70, adotaram o estilo, principalmente em grandes festivais, como o Woodstock. Era uma forma das mulheres se manterem bonitas, estilosas e não terem problemas com o cabelo. Então, bora descobrir mais sobre esse penteado?

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Como fazer uma trança tradicional?

São inúmeras as formas de fazer esse penteado. Antes de tudo, é importante lembrar que existem diversos tipos de tranças. Que tal começar pela mais simples?

Para o modelo tradicional, o primeiro passo é desembaraçar os fios. Em seguida, separe-os em três mechas – pode ser o cabelo inteiro ou a parte que você deseja trançar, já que ela também pode ser feita em apenas algumas partes do cabelo.  

Agora é o momento de dividi-las, para não se confundir: uma em cada ombro e outra nas costas. Feito isso, pegue a mecha da esquerda com uma mão e a da direita com outra. Depois, passe uma por cima da outra. Isso é o que chamamos de primeiro trançado.

Segure o primeiro trançado com uma mão e com a outra, pegue a mecha que sobrou e faça o mesmo movimento. Continue com esse movimento até o fim do comprimento. Não se esqueça de prender com um elástico para arrasar e manter o penteado.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Quais são os tipos de trança?

São várias, uma mais estilosa e charmosa que a outra. Escolha a sua preferida, siga o passo a passo e arrase por aí.

Trança Embutida

Um dos mais clássicos e elegantes dos penteados! Para não ficar de fora, vamos ensinar o passo a passo.

Diferente do anterior, para a trança embutida, você não precisa dividir o cabelo. Faça assim: separe uma mecha, a partir do alto da cabeça, e penteia-a para trás. Em seguida, divida-a em três.

Assim como a tradicional, o movimento será o de sobrepor uma mecha por cima da outra e de fora para dentro. Faça o primeiro trançado e, depois, segure-o com uma mão. Agora é o momento de incluir mais fios.

Enquanto uma mão está segurando o primeiro trançado, a outra deve adicionar um punhado a mais de cabelo a partir das mechas laterais em direção a primeira trança. Continue com esse mesmo movimento até as pontas. Quando finalizar, aperte bem para que seu penteado não caia.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Boxeadora

Um dos tipos que têm conquistado grande parcela das mulheres é a boxeadora! Além de ser super estilosa e moderna, ela é um dos modelos mais bem elaborados. Inclusive, é o penteado favorito das lutadoras de boxe e MMA – super Girl Power.  

Antes de tudo, saiba que, por ser um modelo mais apertado, é sempre bom que o cabelo esteja preparado e hidratado – assim, os pequenos apertos dos gominhos não danificam os fios. Outro ponto essencial é a posição que a trança vai começar: próxima a raiz ou a orelha? É bom decidir antes, ok?

Agora, divida o cabelo ao meio e separe bem as mechas. Então, escolha um dos lados para começar. Dica: prenda o outro lado, para que os fios não se misturem.

Separe três mechas pequenas bem próximas à testa. É aí que a trança vai iniciar. Note que a principal diferença desta para as outras é a forma como o cabelo é trançado, já que uma mecha passa por baixo da outra.

Então, vamos lá: comece a trançá-las em direção à parte de trás do cabelo. Enquanto faz isso, separe uma mecha fina da lateral do penteado e vá juntando com a da trança principal. Continue fazendo isso com o restante das mechas próximas à raiz. Importante: é preciso que os fios estejam o mais rente possível da cabeça. Siga com esse movimento até que ultrapassem a raiz e prenda a pontinha com um elástico transparente.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Escama de Peixe

Esse é um dos penteados que podem ser feitos de várias formas diferentes: lateral, embutida e até na franja. A questão aqui é a quantidade de fios a serem entrelaçados.

Você vai usar apenas duas mechas, ao invés de três. Contudo, a forma de trançar não foge da curva. Pode até parecer mais difícil, mas fique tranquila! A escama de peixe lateral é a mais simples de todas. Olha como é fácil:

Primeiro, penteie seu cabelo, depois, divida a raiz como preferir e coloque-o para o lado que quer fazer trança. Em seguida, separe os fios em duas mechas. Não é necessário usar todo o cabelo nessa separação, essas duas primeiras serão apenas por onde você vai iniciar.

Com uma mão, segure uma dessas mechas e, com a outra, puxe uma parte do restante de cabelo que sobrou. Cruze essas duas no centro, formando um ‘X’. Siga com esse movimento até o fim do comprimento, sempre adicionando uma mecha a mais e mantendo as duas separadas.

No fim do penteado, o efeito de escama de peixe estará pronto para ajudar você a arrasar em qualquer ambiente.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Lateral Rente a Raiz

Um sucesso entre quem curte um estilo mais moderno, esse penteado tem uma característica bem especial. Quando pronta, ela traz dá a impressão de um “sidecut”. Além disso, é mega fácil de fazer.

Comece dividindo o cabelo, lembre-se que é lateral, então partir a raiz no meio não rola. Para quem tem mais dificuldade, prenda a parte que ficará solta. Assim, os fios não se misturam.

Agora, separe uma pequena mecha próxima à testa e divida-a em três, igual a boxeadora. Comece a entrelaçar os fios passando um por baixo do outro, sempre adicionando uma mecha a mais. Faça esse movimento para o sentido que você quer sua trança posicionada.

Quando você chegar na altura da nuca, siga com o movimento da trança tradicional. No momento que finalizar de entrelaçar os fios, decida se você deixará o final da sua trança à mostra ou se vai jogar para parte de trás da cabeça. Resolveu? Então já está pronta para brilhar.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Cascata

Agora se você está procurando aquele penteado de princesa, acabou de encontrar! Além de ser supersimples, traz elegância para o visual.

Prepare-se para começar! Divida o cabelo da forma como quiser que a trança permaneça – lateral, atrás, mais alta. Em seguida, escolha um lado e separe uma mecha – como esse penteado permite brincar um pouco com os fios, logo, não há necessidade de estar rente a testa.

Agora divida a mecha em três partes. Você deve começar o trançado, passando uma mecha por cima da outra e sempre adicionando mais fios – sempre permaneça com apenas três mechas, ok?

O sentido desse trançado deve acompanhar a altura da orelha, como se fosse uma coroa de flores. Finalize prendendo com um elástico.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Tranças Afro

Crespas e cacheadas ficam lindas com tranças africanas. E não é para menos, essa cultura carrega uma peculiaridade muito especial quando o assunto é penteados. Por isso, vamos mostrar alguns dos trançados que fazem a cabeça dessas gatas.

Box Braids

O nome já diz tudo, né?! A tradução é ‘tranças de caixa’, isso porque elas criam esse efeito único. É a técnica perfeita para quem procura um penteado duradouro, que vai muito além de uma só noite.

Ela é a união dos fios naturais com fibra sintética ou lã, podendo ser jumbo ou kanekalon. Esse material pode ser da mesma cor dos fios ou diferente, para dar um ar ainda mais moderno. Além disso, você pode escolher entre as tranças normais ou maiores.

Atenção: não é nada indicado que você tente fazê-la sozinha. A não ser que você seja uma profissional ou que entenda muito sobre o assunto. Caso contrário, procure seu cabeleireiro. O capricho é fundamental nesse procedimento.

As box braids duram em média três meses nos cabelos. Ela pode durar até mais, se durante esse período você fizer a manutenção do penteado. A proposta desse tipo de trançado é trazer uma aparência totalmente inovadora para quem aderi-lo.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Nagô

Também conhecidas como trança raiz ou trança rasteira, recebem esse nome por ficarem sempre presas ao couro cabeludo e deixarem à mostra a raiz dos cabelos. Esse é o charme da trança nagô.

Elas também precisam ser feitas por um profissional, pois requerem muito cuidado. Além disso, com ela você pode inovar e até fazer alguns desenhos com o trançado.

Assim que ela começar a crescer, é só refazê-las a partir da raiz que o visual vai ficar pronto para arrasar novamente.

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Trança Twists

Também conhecidas como “Marley Twists”, elas são feitas com apenas duas mechas. Sendo um dos looks mais diferentes da lista. Isso porque, ao usar menos fios faz com que o trançado ganhe um aspecto mais grosso.

Também é possível utilizar lã e fios sintéticos, esses materiais dão a impressão de que a trança é mais alongada e o resultado fica fantástico. Embora o mais aconselhado seja procurar um profissional, é a mais “simples” de fazer em casa uma vez que é preciso usar apenas duas mechas sendo uma delas a fibra sintética.

O segredo do penteado está em fazer o “twist”, que significa “torcer” em português. Ou seja, o penteado consiste em duas mechas torcidas e não trançadas.  

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!

Coque com trança

Além de mergulhar nos diversos tipos de trançado, você também pode embarcar e brincar com os diferentes penteados com elas. Um dos mais conhecidos é o coque. Existem variações que possibilitam um mar de oportunidades de visuais.

Para eventos mais elegantes, você pode aderir um coque lateral. O legal é que, além disso, você pode criar o seu próprio estilo. Faça isso descontraindo e incrementando com as trançasE aí, conseguiu encontrar algum que te agrade? Restou alguma dúvida? Veja também como fazer penteados para cabelos cacheados. Não se esqueça de nos deixar um comentário que a gente te ajuda!

Tranças: Boxeadora, Embutida, Afro, Escama de Peixe e Mais!
4.3 (85.56%) 18 vote[s]
Luana Sudré

Posts Recentes:

Posts mais acessados