Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Cabelos ColoridosCabelos CurtosCabelos Longos

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Todo tipo de cabelo tem tem a sua própria beleza e, com os cuidados certos, pode ficar ainda mais lindo e maravilhoso. Fizemos aqui um verdadeiro manual do cabelo ondulado, com todos os segredos e truques para conquistar as ondinhas perfeitas. Pronta para mergulhar nessa? Então bora!

Tipos de cabelo ondulado

Antes de tudo é importante conhecer mais sobre as particularidades do cabelo ondulado, que também é referido como cabelo tipo 2. Dentro da curvatura 2 dos cabelos ondulados, eles são novamente subdivididos entre as subcategorias 2A, 2B e 2C. Confira abaixo!

Cabelo ondulado 2A: ele é praticamente liso, fino e possui uma ondulação muito leve, dessa forma é quase que imperceptível. Além disso apresenta pouco volume.

Cabelo ondulado 2B: fio de grossura média e com tendência ao frizz. Possui ondulações um pouco mais visíveis, especialmente nas pontas. Geralmente representado por um formato de “S”.

Cabelo ondulado 2C: o cabelo 2C é o fio mais volumoso e grosso de sua categoria, suas ondas são marcantes e já podem apresentar alguns cachos mais abertos.

Como deixar o cabelo ondulado com volume

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Soltar o cabelo da raiz

Dependendo da estrutura do seu fio e fatores como oleosidade, clima, entre outros, algumas pessoas de cabelo ondulado acabam apresentando menor volume, pois o fio fica mais “grudadinho” na raiz. Para estimular o volume, uma boa saída é soltar esses fios da raiz com os próprios dedos ou usando um pente garfo. Para soltar a raiz com os dedos, basta colocar as pontas dos dedos nela e chacoalhá-las, bagunçando os fios a fim de soltá-los da raiz. Com o pente garfo você vai fazer praticamente o mesmo movimento, colocando o pente na raiz, puxando para cima e balançando.

Shampoo a seco ou talco

O shampoo a seco ou o talco (desses de bebê mesmo) ajudam a deixar a raiz mais sequinha e solta, e então promove fios mais encorpados e volumosos. Invista nessa técnica nos dias em que os seus fios estiverem mais murchinhos ou sujos, mas, lembre-se de que não é indicado fazer uso desses produtos todos os dias, ok?

Não exagerar nos finalizadores

Uma dica muito importante é nunca exagerar na quantidade de produtos na hora da finalização. Isso porque produto em excesso acaba pesando no fio e, dessa forma também obstrui os poros do couro cabeludo. Além disso faz com que a oleosidade aumente e o cabelo perca volume. Portanto, vá testando aos pouquinhos e corrigido nas próximas finalizações até encontrar a quantidade ideal para o seu cabelo.

Finalização com gelatina capilar ou gel

Além de ficar de olho na quantidade de produto na hora de finalizar a cabeleira, uma outra dica que é bapho para quem tem os fios ondulados é fazer a mistura creme para pentear + gelatina capilar (ou gel). Isso porque essa combinação não fica muito pesada ou oleosa, deixando os fios mais leves e com textura, promovendo volume e fixação para a sua finalização, é tudo de bom!

Coque abacaxi durante a noite

Como muita gente já sabe, fazer o coque abacaxi antes de dormir ajuda a evitar o frizz e também o desmanche dos cachos durante a noite. Entretanto, além disso, o penteado que além de lindo, é funcional, também ajuda o fio ondulado a ganhar volume. Isso mesmo! O fato do coque abacaxi deixar os cachinhos todos para o alto ajuda a promover o volume para cima também depois de soltá-lo pela manhã. Demais, né?

Secar com difusor

Você gosta de secar o cabelo com difusor? Pois é, esse truque, além de tornar a secagem mais rápida, ainda ajuda na definição e sabe mais o quê? Estimula o volume da cabeleira! Basta jogar o cabelo todo para frente e segurar os fios dentro do difusor por alguns segundos para dar volume na raiz e… voilà!

Corte em camadas

O corte em camadas é o queridinho das onduladas, cacheadas e crespas. E tem um motivo! Ele distribui muito melhor as porções de cabelo pela cabeça. Ou seja, os fios com curvatura ganham um resultado super equilibrado e harmonioso. E não para por aí! Você também pode encontrar diferentes resultados optando pela corte em camadas, como o assunto aqui é volume lá no alto, então a melhor opção são as camadas horizontais. Para saber mais sobre o corte em camadas e o que mais de legal ele pode oferecer, continue com a gente porque vamos falar mais sobre ele daqui a pouquinho!

Saiba definir o cabelo ondulado curto, médio e longo

Dicas para definir o cabelo ondulado curto

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

-Usar um creme para pentear leve e sem óleo para não pesar no cabelo;

-Amassar muito bem os fios em direção à raiz;

-Usar um babyliss para definir as pontas mais “lisas”;

-Apostar nos bobes pequenos por alguns minutos para dar formato aos fios mais curtos;

-Investir no visual bagunçadinho com as pontas modeladas para o lado oposto.

Dicas para definir o cabelo ondulado médio e longo

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

-Aplicar mistura de creme para pentear + gelatina, que além de dar volume (conforme contamos antes) ainda define e fixa super bem!

-Invista em técnicas de texturização com o cabelo limpo e quase seco antes de dormir, algumas delas são as tranças, coquinhos no alto da cabeça ou rolinhos de papel alumínio.

-Aposte nas mechas, elas destacam as ondas, dando a impressão de serem ainda mais marcadas e definidas.

Vale a pena saber
• Texturização com tranças
1- Após lavar o cabelo, aplique o finalizador mecha a mecha e deixe secar.
2- Quando o cabelo estiver quase seco, porém, ainda um pouco úmido, faça trança.
3- Vá para a cama e retire do dia seguinte.
• Texturização com coquinhos
1- Com o cabelo devidamente limpo e quase seco após a aplicação do finalizador, divida o cabelo em mechas
2- Em seguida, faça um pequeno coque no alto da cabeça e prenda com um elástico.
3- Repita o mesmo em toda cabeça, fazendo quantos coquinhos achar necessário.
4- Vá dormir e solte pela manhã.
• Texturização com rolinhos de papel alumínio
1- Separe pedaços de papel alumínio.
2- Logo depois, amasse os pedaços formando rolinhos, tipo minhoquinhas.
3- E então, divida o cabelo em mechas e vá enrolando cada uma delas nas minhoquinhas.
4- Vire a pontinha do rolinho para cima e aguarde secar durante a noite.
5- Solte no dia seguinte.

Melhores produtos para finalizar os cabelos ondulados

Um dos principais truques para conseguir aquela finalização de arrasar no cabelo ondulado é encontrar o produto ideal para o seu cabelo. A primeira dica é procurar um finalizador desenvolvido para o seu tipo de curvatura. A segunda é se certificar de que sua textura seja leve e, a terceira é testar. Isso porque nem sempre você encontra o seu finalizador favorito de primeira, então o legal é experimentar diferentes cremes, misturinhas, quantidades, até conseguir aquele ondulado dos sonhos. Confira abaixo alguns dos melhores produtinhos para finalizar as madeixas onduladas.

Creme para pentear Cachos dos Sonhos #todecacho;

Ativador de cachos Óleo de Amêndoas Cachos Leves S.O.S Cachos;

Creme para pentear Super Leve Salon Line;

CC Cream leave-in Brilho Gloss Maria Natureza;

-Gelatinas Capilares: Não Sai Da Minha Cabeça e Vai Ter Volume Sim #todecacho;

Gel líquido Day After #todecacho.

Cabelo ondulado veja como hidratar

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Lavagem

Todo o cuidado de hidratação começa na lavagem. Primeiramente, certifique-se de lavar sua madeixas dia sim, dia não. Dessa maneira, é possível evitar a oleosidade em excesso, bem como o alto nível de ressecamento. Use shampoos e condicionadores de limpeza suave, de preferência sem sal ou mesmo liberados, mas que possuam ação hidratante.

Como hidratar o cabelo ondulado

A hidratação no cabelo ondulado deve ser feita sempre com uma máscara de tratamento que precisa ser aplicada após o uso do shampoo e antes do condicionador. Posteriormente, com as madeixas limpas aplique a máscara de hidratação mecha a mecha no comprimento e pontas do cabelo, onde são mais ressecados, e então aguarde o tempo indicado na embalagem. Nunca aplique na raiz para evitar oleosidade demasiada, fios pesados e sem volume natural. Mas não subestime o poder do condicionador! Ele deve ser aplicado sempre após o enxágue da máscara, com o propósito de selar a cutícula e manter o tratamento dentro do fio. Depois da aplicação do condicionador aguarde o tempo de pausa adequado e, logo após, enxágue novamente.

• Vale a pena saber
Você sabia que o condicionador é o principal responsável por manter os fios sedosos e brilhantes? Isso porque ele sela as cutículas do cabelo, garantindo um aspecto alinhado e saudável. Por isso, não troque o uso do condicionador pela máscara, os dois apresentam a devida importância para a saúde do cabelo.
• Vale a pena saber 
Os fios ondulados são menos ressecados do que os cacheados e crespos, isso porque sua curvatura não é tão espiralada quanto os demais. Entretanto, sua hidratação natural é perdida rapidamente, pedindo etapas mais recorrentes desse cuidado.

Quando hidratar o cabelo ondulado

A etapa de hidratação com a máscara de tratamento deve ser repetida aproximadamente uma vez na semana. Entretanto, o ideal é observar como o seu cabelo responde ao cuidado, analisando se o seu fio está precisando de mais ou menos hidratações.

O que evitar usar em cabelos ondulados

-Quantidades exageradas de máscara capilar durante a aplicação, afinal, o cabelo ondulado tem tendência a oleosidade na raiz, embora as pontas possam apresentar ressecamento.

-Aplicação de produtos na raiz, pois, isso só contribui para a oleosidade na região, conforme dissemos anteriormente, além de deixar os fios pesados e sem movimento.

-Máscaras de hidratação com alta concentração de óleos, porque elas são muito encorpadas para o fio ondulado, deixando-o com o aspecto ensebado.

• Vale a pena saber 
O óleo de coco é um ótimo aliado para a os fios ondulados, se jogue nas máscaras com esse componente, entretanto, prefira usá-las nas etapas de nutrição do seu cabelo, com repetições mais espaçadas, deixando as máscaras hidratantes mais leves para as etapas semanais.

Cortes para cabelos ondulados

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

A gente sabe que para um cabelo ficar ainda mais bonito o corte certo faz toda diferença, não é mesmo? Isso porque, um corte adequado pode destacar as características mais lindas do seu cabelo, do seu rosto e até mesmo da sua personalidade. Confira abaixo 4 das melhores opções de cortes para cabelo ondulado.

Bob hair: esse corte é a releitura moderninha do chanel clássico, na altura do queixo ele é ideal para quem não abandona o cabelo curto ondulado. De base reta e com camadas desconectadas, ele valoriza o volume das ondinhas. E o melhor, sabe aquele visual de ondulações de praia, bem despojado e natural? Esse é o corte perfeito para ele!

Pixie hair: falando em curtinho, que tal radicalizar? O pixie hair, antes conhecido como Joãozinho é mega curto, moderno e elegante. Suas pontas desconectadas promovem um visual bagunçadinho que fica incrível com as ondas, pode crer!

Repicado: e para quem gosta de visual bagunçado e nada tedioso o repicado é a resposta! Pode ser adotado em curtinhos como o pixie, na altura do queixo ou mesmo mediano, batendo nos ombros. O tamanho fica a sua escolha, mas que o visual funciona e muito com o cabelo ondulado é garantia!

Long bob: parece que foi feito especialmente para os fios ondulados. Seu aspecto levemente despojado e distinto cai como uma luva para as ondulações mais leves dessa curvatura, vale a pena experimentar! Principalmente se você não consegue decidir entre o cabelo curto e o comprido, vá de long bob!

Camadas: o corte em camadas pode ser curto, médio ou longo, apenas lembre-se de qual tipo de camada você vai querer para a sua cabeleira, afinal, cada uma traz um resultado distinto. Camadas horizontais promovem volume, as verticais mais leveza, enquanto as diagonais proporcionam movimento.

Penteados para cabelo ondulado

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Agora que você já sabe cuidar do seu cabelitcho ondulado do jeito que ele merece, que tal apostar naqueles penteados de celebridade que vão dar um toque especial às suas ondinhas? Então vamos lá!

Half bun: super simples de fazer, apesar de não sai da cabeça das famosas. O half bun nada mais é do que um coque no topo da cabeça com o resto do cabelo solto. Para fazer isso basta separar a parte de cima do cabelo e prender em um coque, prontinho!

Meio-preso traseiro com coque: separe a parte da frente do seu cabelo, faça um topete e prenda com grampos. Em seguida é só separar uma mecha de cada lateral, cruzar na parte traseira da cabeça e prender com grampos no mesmo lugar onde você prendeu o coque. Feito!

Penteado estilo shih tzu: mais um super prático que arrasa! É só separar a parte de cima do cabelo e prender um rabo de cavalo alto. O resto fica soltinho mesmo, estilo it girl!

Meio-preso lateral com trança: escolha um lado da cabeça, faça uma risca e jogue todo o cabelo para esse lado. No lado oposto pegue uma porção de cabelo perto do rosto e comece uma trança comum. Em seguida, vá trançando incorporando fios até iniciar uma trança embutida. Termine e prenda com um grampo decorado ou presilha. Missão cumprida!

Cuidados com cabelo ondulado tingido ou com químicas

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas

Conforme explicamos anteriormente, os cabelos ondulados precisam de uma carga extra de hidratação, sem esquecer da nutrição periódica (e, claro, sem exagerar nos óleos). Entretanto, o cabelo tingido, ou com outros tipos de química, precisa de um componente especial para restaurar sua fibra capilar e esse componente é a queratina. Para isso, invista em etapas de reconstrução capilar com máscaras de tratamento enriquecidas com queratina. Então, é importante lembrar que você deve sempre ficar de olho na quantidade de vezes que faz o tratamento de reconstrução, para não causar um aspecto endurecido ao seu fio. O mais indicado para evitar é submeter as madeixas a um cronograma capilar e revezar etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, obviamente que dando prioridade para a última.

Fala sério, depois de um manual completinho desses o seu cabelo ondulado vai arrancar suspiros por onde quer que você passe, hein?! Bora arrasar, migs!

Manual do cabelo ondulado: absolutamente tudo o que você precisa para ter ondas perfeitas
5 (100%) 7 vote[s]

Posts Recentes:

Posts mais acessados