Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Cabelos CacheadosCabelos CresposColoração

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

O cabelo crespo tem uma beleza de tirar o fôlego, seja pelo seu volume, sua textura, seu balanço… Mas a verdade é que muitas pessoas, por falta de conhecimento sobre a curvatura, acabam não dando a ele o cuidado necessário. A gente sabe que nem sempre foi fácil encontrar informações sobre esse tipo de cabelo, mas, esse passado ficou para trás. Portanto, puxe uma cadeira e vem com a gente, porque vamos revelar todos os segredos que vão acentuar ainda mais o poder do seu black!

Tipos de cabelos crespos

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Antes de tudo é preciso entender que nem todo cabelo é igual, nem mesmo entre os crespos. Os tipos de fios são divididos entre os números 1 e 4, sendo os cabelos de tipo 1 os lisos, 2 ondulados, 3 cacheados e 4 crespos. Dentro da família dos crespinhos eles são subdivididos em letras, sendo 4A, 4B e 4C. Confira abaixo as características de cada um deles.

Cabelo crespo 4A: são cachos abertos e definidos, muito parecidos com os cabelos cacheados de tipo 3C. Tanto que muitas pessoas apresentam fios com curvaturas misturadas entre 3C e 4A na cabeça. Portanto, esse motivo também é possível considerar um cabelo 3C crespo em determinados casos. Apresentam formato espiral e ressecamento nas pontas.

Cabelo crespo 4B: cachos menores, estreitos e apertados, também mesclados com fios em formato ziguezague. Esses fios são extremamente ressecados e suscetíveis a quebra.

Cabelo crespo 4C: nesse caso as molinhas em espiral são quase imperceptíveis, apresentando o formato de “Z” praticamente em sua totalidade, com pouca ou nenhuma definição. Desse modo, são ainda mais ressecados e frágeis do que o fio 4B.

Cuidados essenciais com os cabelos crespos

Como já deu para perceber, o cabelo crespo é o mais sensível de todas as curvaturas, então, o cuidado com ele deve ser redobrado. Aliás, existem algumas dicas que podem salvar a vida dos seus crespinhos, além de deixá-los ainda mais lindos e protegidos. Dá uma olhadinha na lista que preparamos!

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

-Não usar muita água quente

A temperatura elevada durante a lavagem dos fios crespos, que já são frágeis, pois retiram a oleosidade natural dos fios, além de danificar a fibra.

-Aplicar shampoo somente na raiz dos fios

O shampoo possui ativos adstringentes que, assim como a água muito quente, retiram o óleo do fio, deixando-os ressecados. Como o comprimento e as pontas do cabelo crespo já sofrem com o ressecamento, o ideal é aplicar shampoo apenas na raiz para limpar o couro cabeludo.
-Experimentar o uso do pré-shampoo: outra dica bacana para evitar o ressecamento do fio durante a lavagem é proteger o fio com um pré-shampoo. Ele é um tipo de creme que você usa antes de entrar no banho a fim de diminuir o efeito adstringente do shampoo.

-Co-wash é sempre uma opção

Há também um outro tipo de lavagem indicado para cabelos cacheados que se chama “co-wash”. Ele é basicamente uma limpeza feita sem shampoo, também conhecida como condicionador de limpeza. Em outras palavras, o co-wash limpa, protege do ressecamento e mantém a nutrição capilar.

-Saiba como desembaraçar

Duas dicas, a primeira é nunca fazer isso com o cabelo seco. Prefira desembaraçar os fios durante o banho, depois de aplicar o condicionador, por exemplo. A segunda é sempre começar de baixo para cima, evitando a quebra.

-Aposentar o uso da toalha no cabelo

O tecido da toalha comum ocasiona frizz em qualquer tipo de cabelo, em especial nos fios crespos que possuem maior tendência a apresentar esse fator. Portanto, troque sua toalha tradicional por um tecido de algodão ou mesmo uma camiseta velha que você não usa mais.

-Hidratar com frequência

Todo cabelo necessita de hidratação, porém, a hidratação para cabelo crespo, é uma das que mais necessita desse cuidado. Devido o seu ressecamento extremo, por esse motivo, leva as hidratações a sério! Procure hidratar sempre que lavar o cabelo. Caso sinta os fios pesados você pode hidratar em uma lavagem sim e outra não, por exemplo.

-Umectação é vida

O óleo é essencial para a saúde do cabelo crespo, que naturalmente apresenta carência desse componente. Por esse motivo a umectação é o maior aliado das crespas -ainda maior do que a hidratação! Sabendo disso, opte sempre por máscaras hidratantes que sejam enriquecidas com bastante óleo e não deixe de lado também a umectação capilar com óleos vegetais puros, ok? Vamos ensinar mais a frente como fazer!

-Invista na fronha de cetim

Outro causador do frizz nos fios cacheados é a fronha de algodão, isso porque o atrito entre o cabelo e a fronha nesse material causa os fios levantadinhos. Para evitá-los, aposte em uma fronha de cetim, que ainda poupa que os cachos se amassem ou desmanchem durante a noite. Outra opção é usar uma touca de cetim no lugar da fronha.

• Vale a pena saber

Uma boa opção para evitar o ressecamento dos fios durante a lavagem é priorizar o uso do shampoo sem sal ou liberado, que possui uma limpeza mais suave, sem retirar completamente a oleosidade necessária para esse tipo de fio.
• Vale a pena saber

Você sabia que apenas optar pelo tecido de algodão na hora de secar os fios não é o suficiente? O algodão, quando esfregado nos fios também provoca o frizz, portanto, além de optar por esse tecido que é menos agressivo do que a toalha comum, lembre-se também de não esfregá-lo no cabelo. Apenas aperte-o contra os fios, de cima para baixo, para retirar o excesso de água.
• Vale a pena saber

Por que o cabelo crespo é mais ressecado? Isso acontece por causa da curvatura do fio, que geralmente é espiralada ou em formato de “Z”. Sendo assim, o óleo natural do couro cabeludo tem mais dificuldade em percorrer todo o fio até as pontas. É por isso que os fios crespinho precisam de mais etapas de hidratação e, principalmente, de nutrição, por meio dos óleos vegetais.

Aprenda a hidratar o cabelo crespo

Você sabe como hidratar corretamente as suas molinhas? Não? Então vem com a gente porque vamos ensinar o passo a passo!

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

1- Depois de lavar a cabeleira com o seu shampoo de preferência, e seguindo todas as diquinhas que deixamos acima, chegou a hora de hidratar!

2- Tire o excesso de água dos fios apertando com as mãos de cima para baixo ou usando um tecido de algodão.

3- Separe os fios em mechas e aplique a sua máscara de hidratação favorita, enluvando cada uma delas do comprimento às pontas. Ah, e se você não manja nadinha de máscaras de hidratação fique tranquila porque já já deixamos algumas diquinhas!

4- Feito isso, aguarde o tempo indicado na embalagem.

5- Depois da pausa, volte para o banheiro e enxágue o creme muito bem com água morna ou fria.

6- Para finalizar, aplique o condicionador, também mecha a mecha e sem tocar a raiz.

7- Aguarde o tempo adequado e enxágue novamente. Pronto, cabelinho hidratado!

Descubra como fazer umectação capilar

A sagrada umectação do cabelo crespo, como viver sem? Não dá, gente! Nutrir os fios com óleos vegetais é realmente essencial para a saúde e beleza das molinhas, portanto, precisa fazer parte da sua rotina, sim!

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Antes de tudo, vamos entender como a umectação funciona… mas, calma, não tem segredo! Como dissemos, o crespo acaba sendo mais ressecado pelo formato do fio que dificulta a passagem do óleo. Portanto, para repor esse óleo, a umectação capilar é necessária, feita por meio de máscaras hidratantes enriquecidas com óleos na composição ou o próprio óleo vegetal puro para uma nutrição mais profunda. O óleo em contato com o fio precisa de um tempo para ser absorvido e, quando isso acontece, a fibra capilar recebe os nutrientes necessários para recuperar a sua saúde e maleabilidade.

Agora que você entendeu como funciona, bora aprender como fazer a umectação com óleos vegetais puros!

1- Com os fios sujos, aplique o óleo vegetal puro de sua escolha, mecha a mecha, em todo o comprimento e pontas, sem tocar a raiz.

2- Massageie muito bem o cabelo para auxiliar o óleo a penetrar na fibra capilar.

3- Aguarde, no mínimo, 30 minutos para que os fios absorvam o óleo depositado. Você também pode optar por uma umectação noturna, aplicando o óleo no cabelo antes de dormir e deixando agir durante a noite.

4- Quando for retirar, basta lavar bem o cabelo com água e aplicar o shampoo de limpeza para higienizar.

5- Enxágue, e por fim finalize com o condicionador e enxágue mais uma vez.

Tratando o cabelo crespo com química

Se o cabelo crespo é frágil, imagina só o cabelo crespo com química, não é verdade? Nesse caso, o cuidado com as madeixas deve ser ainda mais intenso. Portanto, para manter suas molinhas saudáveis, mesmo após químicas como coloração ou descoloração, você vai precisar adicionar à sua agenda de cuidados etapas de reconstrução. Ou seja, invista em
máscaras de hidratação que contenham queratina em sua composição. Pois, ela é responsável por devolver a massa e reparar a fibra capilar danificada pelas químicas. Entre uma reconstrução e outra, lembre-se de fazer hidratações e também nutrições. Para facilitar, siga um cronograma capilar.

Saiba como finalizar os fios crespinhos corretamente

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Encontre o finalizador certo para o seu crespo

A primeira regra para finalizar o cabelo crespo é encontrar o finalizador indicado para o seu tipo cabelo. A Salon Line possui diferentes tipos de finalizadores desenvolvidos especialmente para o cabelo tipo 4, logo mais indicaremos alguns dos melhores para você experimentar.

Teste diferentes finalizações

Há diversas maneiras de finalizar as madeixas, com fitagem comum, estruturada, rake and shake… o que não faltam são opções. Experimente todas elas e descubra qual é aquela que deixa o seu cabelo mais lindo.

Invista nas texturizações para madeixas definidas

O cabelo crespo costuma apresentar pouca ou nenhuma definição e, se você gosta de cachinhos definidos, se joga nas texturizações. Entre elas, estão as texturizações com tranças, coquinhos, papel alumínio, twist e dedoliss.

Pente garfo nesse black se quiser volume nas alturas

Se você é daquelas que não abre mão daquele volumão maravilhoso, não pode ficar sem o famoso pente garfo. Existem diversos modelos para você escolher, que trazem mais conforto ou até mesmo resultados diferentes. Para usar, o passo a passo é basicamente o mesmo para todos.

1- Posicione o pente garfo na região do couro cabeludo.

2- Comece a balançar o pente de um lado para o outro, “soltando” os fios da raiz.

3- Em seguida, vá puxando o cabelo para cima com o pente, indo para as pontas e aumentando o volume da cabeleira.

4- Faça isso até alcançar o volume desejado!

Para volume reduzido aposte no óleo

Os finalizadores ricos em óleos têm o poder de manter os fios mais pesados, fazendo com que percam volume. Portanto, se você quer madeixas mais controladas fique de olho na embalagem e verifique os componentes, certificando que tenha óleos vegetais para trazer o resultado que você busca.

Melhores produtos para cuidar das madeixas crespas

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Chegou a hora tão esperada de anotar o nome dos melhores produtinhos para deixarem os seus crespinhos maravilhosos! Então confira essa listinha poderosa que vai mudar a vida dos seus cabelitchos!

Hidratação

Máscara de hidratação Black Power Crespíssimo Poderoso #todecacho;
Máscara de hidratação S.O.S Bomba Cachos e Crespos.

Nutrição

Máscara de hidratação Poder das Castanhas Nutrição Extraordinária Maria Natureza;
Óleocreme de umectação Super Óleos – Nutritivo S.O.S Cachos.

Definição

Creme para pentear Definição Intensa Salon Line;
Definidor de cachos Bora Definir Black é Power #todecacho.

Mais volume

Gelatina Vai Ter Volume Sim #todecacho;
Creme para pentear Black Power Crespíssimo Poderoso #todecacho.

Menos volume

Ativador de cachos Óleo de Manga Tradicional S.O.S Cachos;
Gel Relaxante Natural S.O.S Cachos.

Ideias de cortes para cabelo crespo

O corte certo faz toda a diferença no visual, não é mesmo? E no cabelo crespo escolher o modelo ideal pode proporcionar os mais diferentes resultados, como muito mais movimento, cachos definidos, volumão lá no alto ou reduzido… tudo vai depender do que você busca. Portanto, confira as 3 opções incríveis de cortes para cabelo crespo que separamos para você!

Black power divo

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Tem duas coisas que um belo black power pede: volume e formato arredondado, não importa se o seu cabelo crespo é curto ou longo! Então, vá ao seu cabeleireiro, diga que quer um corte redondinho para o seu black e depois não esqueça de experimentar finalizações para dar volume ao cabelo e, claro, sem esquecer do amado pente garfo!

Tapered hair estilosinho

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

O tapered possui as laterais baixinhas, raspadas ou curtas, com o topo alto e volumoso. Aqui o pente garfo também faz toda a diferença. O look é cheio de personalidade e atitude e vem conquistando muitas mulheres que não resistem aos curtinhos.

Heart-shaped fofo

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

O heart-shaped é perfeito para quem procura um visu mais romântico, no tamanho médio para longo. Isso porque ele é como um black dividido ao meio para ganhar o formato de coração. Para conquistar o modelo é preciso apostar nas camadas, deixando-as mais volumosas e arredondadas no topo, porém, maiores e desfiadas no pescoço, o que promove um aspecto com menos volume nesta região, dando destaque para o topo. Então, é só caprichar na divisão central, se quiser também dá para deixá-la um pouco de lado. Fica lindo!

Tipos de mechas, luzes e cores para pintar os fios crespos

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

As técnicas de clareamento são uma ótima opção para as molinhas crespas. Isso porque além de iluminar, dão vida e movimento para o cabelo com essa curvatura. As melhores técnicas para apostar são as luzes e as mechas, pois promovem um efeito mais natural e homogêneo, espalhado pela cabeça. Dois exemplos bacanas são os métodos babylights e morena iluminada. Quanto à questão das cores, geralmente as mais indicadas são aquelas mais próximas à cor natural. E, também, aquelas de fundo dourado ou acobreado, principalmente porque traz um visu quente e cheio de vida.

 Dicas de penteados para cabelo crespo

Quem disse que o cabelo crespo não permite muita criatividade para postar nos penteados errou feio! Isso porque a textura do cabelo crespo é perfeita para se jogar nos mais diferentes looks, pois têm volume e fixação incríveis. Veja algumas sugestões:

Rabo de cavalo baixo mega elegante

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Aqui você pode trazer todo o seu cabelo para trás, bem rente à raiz, com aquele efeito molhadinho que dá para conseguir usando uma gelatina capilar, por exemplo. Então você prende um rabo de cavalo, deixando o comprimento dele baixo e lateral, além de completamente seco e volumoso. Perfeito para eventos mais formais.

Afropuff duplo é gracinha

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Esse é mais um modelo fofinho, além disso faz o maior sucesso entre as influencers e gringas. Para fazer, basta prender dois rabos de cavalo altos, um de cada lado da cabeça e está pronto. Certifique-se de deixá-los bem volumosos no topo e ajustar o baby hair (cabelinhos curtos que ficam no canto da testa) com gelatina capilar e uma escova de dentes que você não usa, fica mara!

Bantu-knots estiloso

Cabelo crespo: descubra todos os segredos para cuidar do seu crespinho com todo o amor que ele merece

Esse look anos 90 voltou com tudo e é um banho de estilo, além de não ter segredo na hora de fazer. São vários coques pequenos distribuídos pela cabeça. Você pode fazer quantos quiser e depois prender com um elástico de silicone. O modelo ainda texturiza os fios depois que você solta. Demais, né!?

Miga, agora que você sabe todos os segredos para ter aquele cabelo crespo poderoso, é só se jogar e colocar tudo em prática, né!? Então bora!

Posts Recentes:

Posts mais acessados