Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Cabelos CresposCabelos em transiçãoCuidados

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Como já dizia a música: “cabelo, cabeleira, cabeludo, descabelado…” Embora muitos ainda o considerem apenas como um instrumento estético, o cabelo vai muito além disso. No caso do black power, ele ultrapassa qualquer significado que se refere somente ao campo da beleza e vai de encontro com a identidade, história, raiz e afirmação do povo negro. Para entender melhor todo o universo do black, preparamos esse conteúdo que explica tudinho sobre o assunto e tem dicas incríveis para você arrasar. Então bora conferir!

O que é o cabelo black power?

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

A história do black power tem início nos anos 20 com Marcus Garvey – precursor do ativismo negro na Jamaica. Marcus era uma das pessoas que insistia na necessidade de romper com padrões de beleza eurocêntricos e, a partir daí, fazer com que os negros se encontrassem com suas raízes africanas. Décadas depois, mais precisamente por volta dos anos 60, o afro começou a ganhar espaço também nos Estados Unidos e se tornou um dos protagonistas na luta pelos direitos civis. Entretanto, as mulheres foram as grandes responsáveis por essa história. Elas, que tiveram que alisar o cabelo desde o tempo da escravidão, começaram a bater o pé e decidiram andar pelas ruas com os fios naturais – o que causou resistência por parte da comunidade branca.

Cabelo black power e empoderamento

Angela Davis é um dos muitos nomes que estiveram presentes nessa luta. Além dela, podemos citar também Jimi Hendrix, Billy Preston, Miriam Makeba, entre tantos outros ao longo dos anos. Embora nas décadas de 90 e 2000, o black power tenha saído de cena e dado espaço a ditadura do liso, na década de 2010 ele voltou com tudo através do empoderamento feminino e do orgulho dos cachos e crespos. Um novo movimento formado por mulheres cada vez mais conscientes de seus direitos tomam as ruas. Todas lutam pela igualdade de gênero e soltam ainda mais a voz no debate das questões raciais. Aceitar o cabelo crespo se tornou então sinônimo de liberdade, orgulho e aceitação da própria raiz.

Para ficar por dentro da história completa dos cachos e crespos no Brasil, clique aqui e conheça o livro “Deixa Enrolar”.

Tipos de curvatura do black power

Antes de entrar de fato nas dicas e cuidados, vai uma perguntinha básica: “você sabe qual é o seu tipo de cabelo?”. Se a resposta for “não”, tudo bem, basta ficar de olho aqui para aprender. O black power, por exemplo, costuma ficar lindo em quem tem os fios tipo 3B, 3C, 4A, 4B e 4C, já que essas curvaturas costumam ter mais volume. Mas é claro que nada impede de quem tem os cachos mais abertos (tipo 2A, 2B, 2C e 3A) fazer o penteado, ok?! O máximo que pode acontecer é o cabelo não ficar tão volumoso como desejado.

Tipos de cabelo cacheado

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

3A – cachos mais abertos, definidos e pesados;
3B – cachos menores e mais definidos, volumoso e com as pontas ressecadas;
3C – cachos apertados e fechados, fio mais grosso, quase crespo.

Tipos de cabelo crespo

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

4A – lembra o 3C só que mais grosso;
4B – mechas em forma de “Z” menos definidas. Mais denso e frágil;
4C – mais crespo e cachos estreitíssimos quase imperceptíveis.

Dicas de corte de cabelo black power

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Uma dica fundamental e que deve ser levada em consideração na hora de aparar as madeixas é que os fios devem ser cortados a seco por conta do famoso fator encolhimento – que é quando os cabelos apresentam ser menores do que realmente são. Isso faz com que o profissional tenha a real noção do tamanho da sua madeixa. Com isso em mente, vamos para a etapa do corte. Veja alguns modelos!

Mini black power

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Amsterdam, The Netherlands- May 22, 2016: A happy smiling girl with big afro hair walking in the street during the celebration of a large African Crafts market in Amsterdam.

Perfeito para quem deseja o volume nas alturas. Normalmente ele é um pouco menor do que o black tradicional e possui as pontinhas dos cabelos repicados para dar um volume ainda mais incrível nos fios.

Black power degradê arredondado

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Portrait of happy African American woman

Conhecido também como “black power”, o modelo é considerado um corte médio dependendo do tamanho das suas madeixas. Nele, as pontas são desconectadas e o formato redondinho. Fica simplesmente maravilhoso em pessoas que amam exibir fios crespos com aquele volumão bapho.

Produtos mais indicados para o cabelo black power

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Se antes não existiam produtinhos específicos para o cabelo crespo, hoje o que não faltam são opções eficazes e criativas para aquela mulher antenada e que ama cuidar dos seus fios. Um excelente exemplo é a Linha “Black Power – Crespíssimo Poderoso” de #todecacho. Ela foi desenvolvida especialmente para as curvaturas 4ABC e possui shampoo, condicionador, máscara e creme para pentear. Todos eles são liberados – sem sulfato, petrolato, parafina, óleo mineral e parabenos, perfeitos para quem quer hidratar as molinhas. Existem também outros finalizadores powers como o gel de babosa, gelatina, spray térmico, óleo de umectação, e por aí vai. Basta escolher aquele que mais se encaixa no seu tipo de cabelo e arrasar com um black mais do que poderoso, power.

Como lavar o seu black power?

Quem tem um black sabe bem que não é nenhum pouco recomendado lavar os fios todos os dias, né?! Isso porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo demora muito para chegar até as pontinhas, o que causa o ressecamento das madeixas. Sendo assim, o ideal é lavar o cabelo de uma a duas vezes por semana com um shampoo de sua preferência. Se possível, intercale o shampoo ainda com um co-wash (lavagem mais leve). O uso de condicionador também é essencial para proteger os fios, dar maior maleabilidade a eles e diminuir o atrito do cabelo com a escova ou pente.

Como hidratar o cabelo black power?

Hidratação nunca é demais quando se trata de cabelo crespo. Por isso, faça ao menos uma vez na semana aquela hidratação power com a sua máscara queridinha. Ajuda a repor a água e proteínas necessárias que foram perdidas por diversos fatores como exposição ao sol, poeira, química, entre outros. Investir no cronograma capilar – composto pelas etapas de nutrição e reconstrução, além da hidratação – também é super válido, ok?! Ah, a umectação capilar também é sempre bem-vinda e ajuda a mandar o ressecamento para bem longe. Ela pode ser feita 30 minutinhos antes do banho ou ainda antes de dormir – sendo lavados os fios apenas no dia seguinte.

Como finalizar o seu black de maneira bem power?

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Young woman with afro hairstyle exploring the woods

Existem alguns métodos que funcionam super na finalização. E para ensinar cada um deles, vamos contar com a ajuda das experts em cabelos crespos: as digital influencers. Preparado(a)? Então se liga só!

A finalização do Black Power da Amanda Mendes

Quem aí também ama o volumão da Amanda Mendes, hein?! Todos nós! Afinal, quando pensamos em um black de respeito, o cabelo dela é um dos primeiros que vem a mente, né?! E para deixá-lo ainda mais definido e volumoso, ela ensina no vídeo a seguir um passo a passo incrível de finalização. Dá só o play para conferir!

A finalização da Ana Lídia Lopes

Já ouviu falar na finalização com o método “COG”? Se ainda não, fique tranquila porque a Aninha vai ensinar tudinho sobre ele. Só para adiantar para quem não sabe, COG é a abreviação de creme, óleo e gel (ou gelatina), ou seja, todos os produtinhos que seus fios precisam para aquela finalização bapho. Então bora assistir o vídeo para aprender como faz.

A finalização da Sabrina Dibynis

Outra maravilhosa que tem o black incrível é a Sabrina Dibynis. E nada mais justo do que aprender como ela consegue aquela finalização de sucesso, certo?! Para isso, é só dar o play no vídeo a seguir.

Sugestões de como pentear o cabelo black power

É importante ficar atento(a) na hora de pentear os fios também. Faça isso com os cabelos ainda úmidos e dê preferência a pentes de dentes largos. Comece penteando as pontas e vá subindo em direção a raiz. Deste modo, as chances dos fios quebrarem são menores.

Sugestões de como secar o cabelo black power

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

O ideal mesmo é deixar as madeixas secarem naturalmente. Porém, se você quer usar o secador, então a dica é não esquecer de aplicar o protetor térmico nos fios antes da secagem. Invista também em uma temperatura morna e no uso do difusor. Atenção: jato de ar muito quente pode prejudicar os seus fios, deixando-os arrepiados e, claro, sem aquele visual lindo e cheio de estilo que só o black tem. E lembre-se: o pente garfo é um ótimo acessório para dar mais volume ainda ao seu afro. Para isso, basta ir modelando a cabeleira conforme preferir.

Como recuperar o black no day after?

Acordou com o cabelo todo fora do lugar e está sem vontade até de levantar da cama? Deixe isso de lado! A Ana Lídia Lopes mostra para vocês como recuperar os fios no day after (dia seguinte) sem precisar lavá-los novamente. É fácil e não tem erro! Dá só o play para conferir!

Dicas de luzes para cabelo crespo e black power

– Morena iluminada

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

A técnica morena iluminada, sem sombra de dúvidas, é uma das mais indicadas quando se trata de cabelo crespo. Isso porque seu efeito discreto e suave cria luzes alguns tons abaixo do castanho (ou preto) para valorizar ainda mais a aparência e realçar as madeixas – tudo sem mudar a sua cor base. O procedimento também é indicado para quem nunca fez nada nos fios já que não danifica e nem exige tanta manutenção assim.

– Luzes loiras

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

Podem aparecer em diversos tons, como: dourado, amarelo, platinado, pérola, acinzentado, e por aí vai. Independente da tonalidade escolhida, as luzes loiras têm o poder de transformar o look e iluminar as madeixas. Entretanto, para aderir ao efeito, é necessário passar pelo processo de coloração ou descoloração, o que acaba, muitas vezes, ressecando e danificando a fibra capilar. Sendo assim, é fundamental manter a hidratação em dia, ok?!

Black power com luzes acaju

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida

O vermelho acaju se tornou um dos queridinhos da mulherada quando o assunto é luzes. Afinal, além de lindo e elegante, a cor combina com todos os tons de pele e é super indicada para quem quer entrar para o time das ruivas sem ousar demais. Se este é o seu caso, aposte na ideia

Black power: mais do que uma tendência, um estilo de vida
5 (100%) 6 vote[s]

Posts Recentes:

Posts mais acessados