Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

Penteado para cabelos crespos e crespíssimosPenteadosPenteados para cabelos cacheados e crespos

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

A trança raiz é muito mais do que um penteado cheio de estilo, é uma herança histórica e cultural!

Tradicionalmente usadas pelas mulheres africanas, a trança raiz, também conhecida como nagô ou rasteira, é um símbolo do poder e força das mulheres crespas e cacheadas. Hoje, ela ganhou status de um estilo capilar marcante e cheio de personalidade e é amada por muitas cacheadas e crespas que querem inovar no visual.

A trança raiz também pode ser uma importante aliada durante a transição capilar, período no qual o cabelo apresenta duas texturas: a natural, próxima das raízes, e a quimicamente tratada, no comprimento e pontas.

Essas tranças afro podem ser feitas apenas com os cabelos naturais, ou complementadas por fios sintéticos, o que as torna excelentes opções para as mulheres que passaram pelo big chop e desejam recuperar o comprimento dos fios.  

Curte o visual da trança raiz? Então se inspire em algumas mulheres poderosas que já aderiram ao penteado e aprenda como fazer!

Como fazer trança raiz

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

A trança raiz recebe esse nome porque os cabelos são trançados bem rente ao couro cabeludo. Isso permite que você possa escolher entre diversos formatos e penteados e tenha a opção de trançar o cabelo todo ou apenas parte dele.

Antes de fazê-las você deve considerar dois pontos bastante importantes. O primeiro é garantir que os cabelos estejam fortes e saudáveis. Se as suas madeixas estiverem danificadas, as chances delas se quebrarem no processo são altíssimas, e ninguém quer isso, não é mesmo?

Você também pode considerar fazer as suas tranças raiz com um cabeleireiro, principalmente se quiser mantê-las por várias semanas. Contar com a experiência de um profissional especializado nesta técnica, certamente, vai fazer com o resultado seja ainda melhor.

Mas se desejar fazer o penteado em casa também é possível. Confira o passo a passo:

  • 1º passo: divida o cabelo em pequenas mechas verticais, partindo da região da testa até a nuca. A espessura da mecha vai determinar se a sua trança raiz será mais fininha ou grossa.
  • 2º passo: divida a primeira mecha em três partes e comece a trançar o cabelo, sempre mantendo a trança rente à raiz. Vá acrescentando mais cabelo da mesma mecha, fazendo uma trança embutida.
  • 3º passo: você pode fazer esse processo até um determinado ponto e deixar o restante dos fios soltos, ou escolher prender todo o cabelo. Se optar pela segunda alternativa, continue até a nuca e depois trance as mechas normalmente, prendendo as pontas com um elástico ou apenas enrolando-as nos dedos com um pouco de creme para pentear.

Repita esses três passos em todo o cabelo ou na porção que deseja trançar.  A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca entre 3 e 8 semanas.

Trança raiz: como preservá-las por mais tempo

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

Quem quer manter a trança raiz linda por mais tempo deve tomar alguns cuidados para evitar que os fiozinhos se soltem e prejudiquem a aparência do penteado.

Na hora de dormir, uma dica de ouro é usar uma touca ou fronha de cetim, já que o material diminui o atrito entre as tranças e o travesseiro, o que ajuda a preservar o cabelo trançado por mais tempo.

Também é bom evitar chapéus e outros acessórios que fiquem em contato direto com as raiz e possam deixar os cabelos arrepiados.

Trança raiz: como fazer a lavagem

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

A lavagem da trança raiz deve ser feita uma vez por semana com shampoo neutro. O produto precisar ser aplicado nas raízes e retirado com água em abundância.  É imprescindível secar as tranças raiz muito bem para evitar a procriação de fungos e bactérias.

Evite condicionadores e outros produtos que podem deixar os cabelos oleosos enquanto estão presos.

Alguns especialistas indicam que o ideal é deixar os cabelos alguns dias soltos entre uma manutenção e outra. Nesse período os fios devem ser hidratados, nutridos e aparados, se for o caso.

Inspirações de trança raiz

As tranças raiz podem ser usadas em qualquer tipo de ocasião, desde as mais comuns, como um passeio com as amigas, até as mais formais, como para ser madrinha de casamento. Se inspire em mulheres poderosas que arrasaram com suas tranças raiz:

Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo Trança raiz: saiba como fazer, cuidar e manter as tranças por mais tempo

Gostaram das dicas, pessoal? Espero que sim! Um beijo e até a próxima!

Monalisa Nunes

Blog Status Enrolada

Posts Recentes:

Posts mais acessados