Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Cabelos CacheadosPenteadosPenteados para Cabelos Curtos

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas
Quem não ama trancinhas no cabelo? Elas são simples e práticas de fazer, e oferecem uma infinidade de opções de penteados para todas as ocasiões.
Mas também existem alguns mitos e dúvidas sobre esse penteado tão popular. Afinal, quem nunca ouviu dizer que dormir com tranças de cabelo faz ele crescer mais rápido? E que fazer trança estraga os fios? E as tranças sintéticas, é verdade que para tirar tem que cortar todo o cabelo? Bom, eu já ouvi tudo isso, mas será que é verdade?
Vamos, então, entender um pouquinho mais sobre os modelos de tranças e os cuidados ao trançar os cabelos.

Modelos de trancinhas

Trança comum e embutida

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas
A trança tradicional com certeza é a mais conhecida e simples de reproduzir. Para fazê-la basta separar os cabelos em três partes. Depois, é só cruzar as mechas laterais sobre a mecha central, uma de cada vez.
A trança embutida segue o mesmo princípio, dividir os cabelos em três e trançá-los, mas com duas diferenças: a primeira é que as mechas devem ser cruzadas por baixo, e não por cima, e a segunda é que, conforme trança os fios, as três mechas principais deverão ser alimentadas com mais cabelo, de forma que todos os fios fiquem trançados no final.

Tranças sintéticas ou box braids

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

São tranças feitas de Kanekalon (fibra sintética japonesa que se parece muito com cabelo, na textura, no visual e no toque), fibra jumbo ou ainda trançadas junto com o cabelo natural. O tempo para colocar as tranças pode variar de acordo com a técnica e a quantidade de cabelo, mas geralmente leva em torno de quatro a cinco horas.
O tempo de duração das tranças também vai variar conforme os cuidados e o crescimento do cabelo, sendo a média de dois a três meses. Usar uma touca de meia ou cetim para dormir ajuda a prolongar a vida útil das tranças. E, na hora de lavar, é bom diluir o shampoo com água e aplicar com as pontas dos dedos apenas no couro cabeludo, sem utilizar condicionador.

Tranças nagô

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Esse modelo, também conhecido como trança raiz, é um penteado tipicamente africano, mas, diferente das box braids, as trancinhas no cabelo ficam bem rentes ao couro cabeludo. Elas seguem o mesmo princípio das tranças embutidas, mas como são mais fininhas criam uma espécie de “desenho”.
A trança nagô pode durar, em média, de 15 até 45 dias. Nesse período recomenda-se que a lavagem seja feita apenas com shampoo, já que condicionadores, máscaras e outros produtos hidratantes podem deixar o cabelo com aspecto oleoso.

Penteado com trancinhas no cabelo

Penteado para o dia a dia

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas

A trança boxeadora ganhou fama há algum tempo e rapidamente se tornou um dos penteados com trancinhas no cabelo preferidos das mulheres. E a boa notícia é que, além de ser prática e moderna, ela ainda é fácil de fazer!
O primeiro passo é dividir os cabelos em duas partes e escolher uma delas para começar. Separe uma mecha próxima da testa, divida em três partes e comece a trançá-las. Como se trata de uma trança embutida, vá alimentando as mechas principais e tome o cuidado de manter o trançado bem reto. Quando chegar na nuca, continue trançando os fios até as pontas. Prenda com um elástico e repita o procedimento com a outra metade dos cabelos.

Penteado para ocasiões especiais

Trancinhas no cabelo: 6 modelos, passo a passo e dicas
Também é possível usar trancinhas no cabelo em ocasiões especiais, como casamentos e formaturas. O coque com trança é uma excelente opção para esses momentos, porque é elegante e super fácil de fazer!
Para reproduzi-lo em casa é só prender um rabo de cavalo alto e dividir os cabelos em duas partes. Faça uma trança em cada parte e enrole-as de forma a criar um coque. Prenda com elásticos e grampos. Pronto!

Cuidados necessários

Já ouvi muita gente dizer que não dá para fazer penteados com trança em cabelos cacheados. Mas isso não é verdade, basta tomar alguns cuidados, por exemplo: ao tirar as tranças, desfaça cada um dos “gomos” com cuidado e sem pressa para não embaraçar e quebrar os fios.
Evite ficar com os cabelos trançados por tempo prolongado sem deixar os fios descansarem, isso pode provocar um dano chamado alopecia por tração, que significa perder parcialmente os fios em alguma área da cabeça – ou seja: tome cuidado, amiga.
E, antes de começar a fazer as tranças, certifique-se de estar com os cabelos completamente secos, pois a umidade propicia a proliferação de fungos e bactérias e pode deixar os fios mofados – sem contar o cheiro ruim que fica, bem desagradável.
Eu adoro usar trança embutida ou uma trança lateral daquelas “podrinhas”, sabe? Deixo bem desarrumada e acho que fica linda, e super combina com os cachos.

Trança faz cair o cabelo?

De forma alguma! Naturalmente, nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia, e quando o cabelo está com tranças, os fios que se soltam ficam presos nelas – por isso, quando você tirar as box braids, vai ter a sensação de que está caindo muito cabelo, mas é natural. Apenas tome cuidado para não apertar muito as tranças e prejudicar o couro cabeludo.

É preciso cortar o cabelo para tirar as tranças?

Mito! Inclusive, trançar o cabelo é uma ótima opção para quem está passando pela transição capilar e quer disfarçar a diferença das duas texturas, ou para quem fez o big chop e não se adaptou ao cabelo curto.
A dica final é cuidar bem dos cabelos depois de tirar as tranças. Fazer hidratações será muito importante para lidar com o ressecamento dos fios.

Espero que tenham gostado! Se ficar alguma dúvida sobre as box braids e os outros modelos de trancinhas no cabelo, deixe seu comentário aqui embaixo. Continuem acompanhando o #todecacho para mais dicas legais.

Posts Recentes:

Posts mais acessados