Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Óleo de rícino: como usar para ter cabelos nutridos e com brilho

Nutrição capilarTratamento Capilar

Óleo de rícino: como usar para ter cabelos nutridos e com brilho

Entre os vários produtos naturais que são conhecidos por fazer verdadeiras maravilhas pela saúde dos nossos cabelos, o óleo de rícino, certamente, é um dos mais populares.

Não é à toa que ele está presente em shampoos, condicionadores, cremes para pentear, máscaras hidratantes e muito mais. A indústria de cosméticos e muitas mulheres já conhecem os efeitos incríveis que o óleo de rícino pode ter nos cabelos e adoram os produtos que contém essa preciosidade da natureza.

Quer saber mais sobre o óleo de rícino e como ele pode ajudar as suas madeixas também? Então vem com a gente!

De onde vem o óleo de rícino

Óleo de rícino: como usar para ter cabelos nutridos e com brilho

O óleo de rícino é extraído de uma planta chamada mamona e é por isso que ele também pode receber o nome de óleo de mamona. O óleo vem das sementes da planta e é rico em ácidos graxos, vitamina E, sais minerais e ácidos linoleico, linonênico, palmítico e esteárico.

Como é uma planta que se adapta muito bem ao clima tropical, o Brasil é um dos principais produtores da mamona, o que faz com que o óleo de rícino seja fácil de encontrar e relativamente barato para se adquirir.  

Para que serve o óleo de rícino

Desde o Egito antigo, a humanidade já usava o óleo de rícino para diferentes propósitos, sendo os mais comuns: atuar como laxante natural, hidratar a pele, manter as unhas saudáveis, ajudar na cicatrização, estimular o crescimento das sobrancelhas e barba e muito mais.

Mas, provavelmente, você está mais interessada nos benefícios do óleo de rícino nos cabelos, não é mesmo?! Tudo bem, é isso que vamos ver a seguir!

Benefícios do óleo de rícino para os cabelos

Óleo de rícino: como usar para ter cabelos nutridos e com brilho

O óleo de rícino é extremamente benéfico para os cabelos. Os principais pontos positivos são:

Auxilia no crescimento capilar:

Quando aplicado diretamente no couro cabeludo, o óleo de rícino é capaz de estimular a circulação na área, o que estimula o crescimento dos fios.

Encorpa os fios:

O rícino cria uma camada protetora ao redor dos fios, o que os deixa mais encorpados e fortalecidos.

Reduz a caspa:

Suas propriedades antifúngicas e antibacterianas promovem uma limpeza profunda nos cabelos, eliminando os agentes causadores da caspa.

Nutre os cabelos:

Altamente nutritivo, o óleo de rícino devolve elementos que deixam os cabelos mais hidratados, macios e brilhantes.

Combate a queda:

Como tem ação fortalecedora, o óleo de rícino torna a fibra capilar mais resistente, combatendo a queda por quebra.  

Reduz as pontas duplas:

O óleo de rícino também sela as cutículas, o que aumenta ainda mais o brilho e reduz significativamente as pontas duplas.

Quem deve usar óleo de rícino

Todos os homens e mulheres que desejam usufruir dos benefícios do óleo de rícino podem usar esse produto, mas para as crespas e cacheadas (sobretudo as donas de um cabelo 3C e 4) o óleo de rícino é ainda mais interessante.

Naturalmente, a curvatura acentuada do fio faz com que a oleosidade produzida na raíz encontre maiores dificuldades para chegar até as pontas, mas o óleo de rícino resolve esse problema.

Sua grande quantidade de gordura ajuda a equilibrar a oleosidade dos cabelos, deixando todo o comprimento mais bonito, brilhante, macio e soltinho. E quem não curte uns cachos perfeitos, reluzentes e cheios de balanço, não é mesmo?

 

Onde encontrar óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser encontrado de diversas formas e vamos conhecer algumas delas a seguir:

Shampoo de óleo de rícino:

Além de promover uma limpeza profunda, o shampoo óleo de rícino ajuda a restaurar cabelos quebradiços e enfraquecidos, devolvendo brilho e a força das madeixas.

Máscara de rícino:

Perfeita para quem quer reunir todos os benefícios do rícino em um tratamento intenso e profundo, a máscara de hidratação com óleo de rícino nutre, hidrata e auxilia na reconstrução da fibra capilar.

Condicionador de rícino:

O condicionador de óleo de rícino sela as cutículas, mantendo  a hidratação dentro da fibra capilar, reduzindo as pontas duplas e deixando os fios ainda mais brilhantes.

Óleo de rícino:

Também é possível encontrar o óleo de rícino puro. Nessa versão, ele geralmente é misturado com uma máscara de hidratação, ou mesmo usado puro, como um óleo de umectação. Vamos ver mais sobre esse tratamento capilar na sequência.

Como usar o óleo de rícino na umectação capilar

Óleo de rícino: como usar para ter cabelos nutridos e com brilho

Existem duas formas de fazer a umectação capilar com óleo de rícino. A primeira delas é a umectação diurna e a segunda é o processo noturno.

A umectação diurna deve ser feita aplicando o produto em toda a extensão dos fios e deixando que o óleo aja por cerca de 30 minutos. Depois é só lavar os cabelos normalmente e finalizar como preferir.

A umectação noturna se baseia em aplicar o óleo de rícino antes de dormir, passar a noite toda com o produtos nos cabelos e só lavar pela manhã.

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados