Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Relaxamento capilar: saiba como fazer relaxamento

Cabelos CacheadosCronograma CapilarCronograma Capilar Cabelos Cacheados

Olá, pessoal! Tudo bem?

Sou Fernnandah Oliveira, autora do blog Criloura, um dos pioneiros na web em cuidados com cabelos crespos e cacheados. No post de hoje, escrevo exclusivamente para o blog Tô de Cacho, da querida Salon Line, que hoje tem sido referência no desenvolvimento de produtos para o embelezamento dos cachos, além do nosso bem-estar e autoestima. Tenho amado os produtos e super indicado!

O assunto de hoje é muito importante e tem o objetivo de orientar e esclarecer melhor o relaxamento capilar, especialmente para você que faz uso de química para relaxamento, mas que tem dúvidas sobre a maneira ideal de fazer este procedimento.  

 

Relaxamento capilar: saiba como fazer relaxamento

 

Para que relaxar o cabelo?

Primeiramente, devemos nos perguntar o seguinte: para que desejo relaxar? Se a sua resposta for “para ter cabelos lindos, definidos e modelados”, repense! A química precisa ser compreendida apenas como um “apoio” e não como cuidado referencial no tratamento de cabelos crespos e cacheados.

A referência principal neste tipo de cabelo, principalmente quando possui química, está na intensidade dos tratamentos hidratantes e de reposição de elementos como água, óleo, queratina, colágeno, aminoácidos e outros. Portanto, se você adotar um cronograma capilar, ajudará muito na manutenção dos seus cachos, sejam eles com química ou naturais.

Neste caso, para quem deseja relaxar, o primeiro objetivo é ter em mente que haverá uma transformação deste fio natural, e esta jamais poderá ser drástica, pois a intensidade pode alterá-lo definitivamente, alisando-o ou mesmo danificando-o.

O ideal, para quem encontrar na química um apoio, é apenas “soltar” suavemente a ondulação natural deste cabelo, criando outras opções de modelagem e definição deste fio, seja para frisados ou cachos mais fechados e definidos. Isso dependerá da estrutura natural do seu cabelo frente à resposta que a química poderá (ou não) oferecer para ele.

Tipo de cabelo e produtos para relaxamento

Sobre a aplicação, é importantíssimo sabermos o seguinte: como a química é apenas um apoio à transformação deste fio, criando outras possibilidades de modelagem, ela jamais deverá ser usada mensalmente.

O ideal é que o procedimento químico, em casa ou no salão, seja realizado com toda cautela e cuidado possíveis. Sem pressa, sendo cuidadosamente aplicado a cada três meses, no mínimo, na raiz crescida dos fios. E se os comprimentos já estiverem com química, tenha o cuidado de não aplicá-lo neste comprimento. Porque é necessário evitar o saturamento, o estiramento, quebra, porosidade e outros.

Outro dado importante é compreender qual é o tipo natural do cabelo e qual o princípio ativo adequado para ele. Neste caso, se tivermos dúvidas nessa análise, a avaliação e o diagnóstico de um profissional são fundamentais.

Hoje, no mercado de relaxamentos, temos diversos princípios ativos indicados para estruturas de cabelos diferenciadas. Entre elas, a família dos HIDRÓXIDOS, compatíveis entre si. Nesta família, temos o hidróxido de sódio (melhores resultados em cabelos crespos e muito crespos), o hidróxido de lítio (melhores resultados em cabelos densos e muito volumosos) e o hidróxido de cálcio (melhores resultados em cabelos cacheados e volumosos).

Hidróxidos e Tioglicolato de Amônia

Hoje, uso hidróxido de cálcio e sou muito feliz e realizada com o resultado em meus cabelos!

Já o TIOGLICOLATO DE AMÔNIA é  uma outra forma de relaxar e alisar, incompatível às anteriores e que permite o encacheamento posterior, através de permanente afro. Importante: Hidróxidos e Tioglicolato de Amônia não podem ser aplicados um sobre o outro, pois ocorrerá quebra.

Após uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico detalhado das condições desse cabelo, é possível escolher o princípio ativo adequado. Alinhando-o à necessidade deste cabelo, à sua realidade e à possibilidade de atender o nosso desejo.

Modo correto de relaxar os fios

A forma de aplicação é uma das mais importantes. Antes de fazer qualquer procedimento, seja em casa ou no salão, é FUNDAMENTAL fazer os testes de Mecha e Sensibilidade. No Teste de Mecha, pegue uma quantidade mínima de fios, aplique o produto da raiz às pontas e observe se os fios estão fortes o suficiente para passar pelo procedimento químico. Além disso, ele também pode indicar o tempo de ação necessário do produto para o seu tipo de cabelo.

Já no Teste de Sensibilidade, é possível perceber se há algum tipo de reação alérgica.  Somente após verificar se há reação alérgica ou não, inicia-se o procedimento. Lembrando que não se deve lavar os fios, e que é necessário desembaraçar os cabelos antes da aplicação, bem como é muito importante proteger todo o couro cabeludo com pomadas específicas para este fim.

Na sequência, divida os fios em várias partes (o famoso coquinho da vovó) e aplique o produto em um lugar claro, arejado, iluminado e com clima fresco ou ameno, pois a temperatura pode alterar a ação do produto e o resultado em nosso cabelo, fazendo-o com o auxílio das mãos enluvadas e um pente apenas na raiz crescida (não indico pincéis, pois eles levam o produto para o couro cabeludo). Em seguida, aguarde o tempo de ação.

Aplicação

É importante na aplicação:

  • Que seus fios estejam há três dias sem lavar;
  • Que faça-se com muita calma, respeitando as características do seu cabelo, mas atentando-se ao tempo de ação do produto;
  • Na hora de tirar, lavar com água fria em abundância para eliminar todo o produto
  • Usar o shampoo neutralizante da química, que vem com o produto, até que a espuma produzida seja branca.
  • Tratar dos fios fazendo reposição de massa capilar.

Caso deseje fazer uma coloração, é importante verificar o estado do fio, após a aplicação do relaxamento ou alisamento, respeitando sempre o prazo, e optar por um TONALIZANTE. Jamais use coloração com amônia, pois são incompatíveis com hidróxidos e podem quebrar e fazer cair os fios.

Se possível, no intervalo da química até sua próxima aplicação, adote um cronograma capilar.

Espero que as dicas tenham ajudado vocês!

Beijos e obrigada!

 

Fernnandah Criloura

Canal Fernnandah Criloura

Posts Recentes:

Posts mais acessados