Cabelo crespo e crespíssimo

Cabelo crespo: dicas de penteado, corte, cuidados e coloração

Mulher de cabelo crespo
O cabelo crespo e crespíssimo, também conhecido como afro, predomina em muitas cabeças brasileiras. É um fio de presença marcante e inconfundivelmente bonito. Você é dona de um belo cabelo crespo ou crespíssimo? Então, você está no lugar certo! Confira aqui dicas incríveis para cuidar dos seus fios de forma correta.

Características do fio crespo

Mulher de cabelo crespo, preso, com bandana
A principal característica do cabelo crespo está na estrutura da fibra capilar, que é mais frágil do que nos demais tipos de fio. Classificados como 4ABC, os cabelos crespos apresentam aparência marcante e diferem do cabelo 3C, pois não apresentam formatação definida dos cachos.
Outra característica dos cabelos crespos e crespíssimos está no fator encolhimento. Esse tipo de fio pode aparentar ser até 80% menor do que realmente é. Esse aspecto deve ser considerado na hora de escolher o corte ideal.

Dicas de cortes masculinos para cabelos crespos

Pompadour

Apresenta laterais bem aparadas e um topete volumoso que pode ser modelado para trás ou para um dos lados. É um corte elegante e ideal para quem quer estar na moda.
Homem de cabeloc respo, com corte pompadour

Faux Hawk

Conhecido como “falso moicano”, esse corte de cabelo mantém um topo bem alto e laterais baixas, que muitas vezes vão sendo aparadas gradualmente. Em cabelo crespos e cacheados, a parte mais alta pode ser texturizada e penteada para frente, formando uma franja falsa.

Flat top

Um corte adorado pelos donos de cabelos crespos e crespíssimos, o flat top, é um corte de volume médio e bem reto tanto no topo quando nas laterais
Homem de cabelo crespo com corte flat top

Dicas de cortes femininos para cabelo crespo

Long bob com franja

O long bob já é um corte amado pelas mulheres pela sua beleza e versatilidade, mas com uma franja na altura dos olhos o corte médio ganha ainda mais charme!
Mulher de cabelo crespo com corte long bob com franja

Carré

Amado pelas celebridades, esse corte na altura do queixo é um bob levemente repicado nas laterais para ganhar textura e movimento.
Mulher de cabelo crespo com corte carré

Longo repicado

Quem deseja tirar volume do cabelo crespo pode optar pelos cortes repicados com comprimento longo. O repicado ajuda a distribuir melhor o volume e a manter as mechas alinhadas.
Mulher de cabelo crespo longo, repicado

Penteados simples e fáceis para cabelo crespo

Coque com trança

Esse penteado pode ser feito de duas formas. A primeira é dividir os cabelos em mechas e transformar cada uma delas em uma trança. Depois é só juntá-las e formar um coque no topo da cabeça.
A outra maneira é prender um rabo de cavalo alto, separar uma pequena mecha dele e trançar. Use o restante do cabelo para formar o coque e prenda com um elástico. Para finalizar, enrole a trança no coque de forma a cobrir o elástico.

Lateral com trança nagô

Esse é um penteado fácil e ótimo para eventos sociais. Comece dividindo os cabelos pela lateral, deixando uma parte com mais cabelo e outra com menos. Separe uma mecha da parte com menos cabelo e faça uma trança embutida seguindo desde a parte da frente da cabeça até a nuca. Tome o cuidado de manter o trançado bem próximo do couro cabeludo. Repita o processo até ter trançado toda a parte com menos cabelo. Texturize o outro lado para ficar mais definido e volumoso.

Half bun

Para fazer o half bun comece separando uma porção de fios da parte de cima da cabeça. Faça um pequeno coque usando elástico ou grampo e deixe o restante solto. Para dar mais charme ao penteado, separe das mechinhas da frente e enrole-as no dedo no estilo “pega rapaz”.

Cuidados essenciais com o cabelo crespo

Mulher de cabelo crespo
Os cabelos crespos e crespíssimos são, naturalmente, mais propensos ao ressecamento. Isso porque sua curvatura impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo chegue às pontas. Dessa forma, para exibir um cabelo crespo saudável é preciso investir em uma rotina de cuidados intensa, um cronograma capilar, intercalando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.
A nutrição do cabelo crespo e crespíssimo é fundamental para conceder brilho e revitalização, pois repõe lipídios e protege a fibra capilar de danos e quebras. Essa etapa também pode ser alternada com umectações com óleo vegetal.

Cabelo crespo: melhores produtos #todecacho

A #todecacho é uma linha expert em produtos para cabelos cacheados, crespos e crespíssimos. Em seu portfólio, é fácil encontrar os produtos ideais para manter o cabelo crespo e crespíssimo sempre saudável, bonito e brilhante. Entre os finalizadores, o creme de pentear Black Power Crespíssimo Poderoso é perfeito para desembaraçar os fios e, ainda, auxiliar naquele penteado mara!
Além disso, para umectações incríveis, estão disponíveis os óleos de umectação #todecacho, que irão promover um brilho maravilhoso nos fios: Rícino Puro, Óleo de Coco Puríssimo, Blend de Óleos (Argan, Coco e Manga) e Mix de Óleos (Girassol, Oliva e Coco).

Cuidados ao tingir o cabelo crespo

Sabemos que o cabelo crespo é naturalmente um pouco mais ressecado e quando tingimos ele pode ficar ainda mais frágil, principalmente no caso da descoloração.
Para garantir que além de um visual novo seus cabelos vão continuar saudáveis, é fundamental tomar alguns cuidados.
Antes de descolorir os cabelos, sempre teste o produto em uma mecha da nuca para avaliar como os fios se comportam.
Depois de aplicar a tintura, siga com o seu cronograma capilar para repor os elementos que podem ter sido perdidos depois da coloração. Se quiser uma cor mais viva por mais tempo também é importante adotar produtos específicos para cabelos coloridos.
Agora que você já sabe as características e como cuidar do cabelo crespo, crespíssimo e afro, bora arrasar com esses fios sensacionais!