Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é essa história de curvatura?

DicasHistórias

Quando eu era criança, sempre escolhia o único shampoo e condicionador para cabelos cacheados que havia nas prateleiras do mercado. Eu me lembro muito bem, pois era um único produto. Lembro também que minha irmã e minha mãe, com cabelos ainda mais cacheados e crespos que o meu, escolhiam as linhas para cabelos lisos ou coloridos. Isso eu nunca entendi direito.

Outra coisa que nunca entendi muito era como nosso cabelo, por mais que fôssemos da mesma família, era tão diferente. Apesar de encaracolado/cacheado, nenhum era igual ao outro. E o que a gente faz? Tenta padronizar, claro!

Só depois de muito mais velha é que descobri (e pude compartilhar essa informação dentro de casa, claro!) que os cabelos têm diferentes curvaturas.

Epa, peraí, curvatura? O que é isso?!

Minha mãe me fez recentemente a mesma pergunta. Ela, já com mais de 50 anos, nunca tinha ouvido essa palavrinha (palavrão!) cur-va-tu-ra.

Pois é, para quem tem cabelo crespo, cacheado ou ondulado saber sobre a curvatura é uma prerrogativa. Você precisa saber sobre isso! Saber o que é a curvatura do seu fio é conhecer a si mesma!

Acontece que nem todos os cabelos são iguais (ainda bem, né?), existem diferentes formas de fios e cada cabelo tem uma curva (literalmente) diferente. Pelo nome, já dá para entender um pouquinho: quanto mais curvado, ou seja, quanto mais curvas seu cabelo faz, mais alto é seu grau de curvatura.

Pesquisando sobre a origem desse conceito, descobrimos que a “ciência capilar” avançou muito desde a descoberta dele. Veja bem: há informações na internet de que os diferentes graus de curvaturas foram desmistificados pelo cabeleireiro da Oprah.

Para quem não a conhece, Oprah Winfrey é a apresentadora de TV mais famosa dos Estados Unidos. Ela começou seu trabalho no rádio, no começo dos anos 80, e depois passou para a televisão. Ela é uma das comunicadoras mais carismáticas e inteligentes que existem no mundo. Construiu um império com seu jeito alegre e empático.

Mas o que tem a ver a Oprah Winfrey com todo esse papo? Bem, a Oprah é uma mulher negra, que tem cabelos encaracolados e crespos. Como bem sabemos, na televisão, por muito tempo o que se seguia de padrão era justamente aquele liso que eu só tinha acesso à produtos para tal.

Andre Walker, seu cabeleireiro, entendeu, desmistificou, catalogou e desenhou os diferentes tipos de curvatura e hoje em dia podemos ver Oprah com os cabelos crespos, lindos e soltos.

Mas vamos aos graus

Para quem tem cabelo liso, existe o grau 1 de curvatura, que trafega entre 1A (mais liso de todos), 1B (grau intermediário de liso) e 1C (liso mais rígido);

Já para cabelos ondulados, os graus vão de 2A, 2B e 2C;

Cabelos encaracolados e cacheados, 3A, 3B e 3C;

E para cabelos crespos, 4A, 4B e 4C.

Quanto mais seu fio enrola, quanto mais curvado ele é, maior é na escala da curvatura. Uma das dicas para saber qual é seu grau de curvatura, além de analisar a tabela acima, é medi-lo: arranque um fio da sua cabeça (só um, hein?), e estique-o. Meça o fio esticado e depois o meça naturalmente. Quão maior a diferença entre o tamanho do fio esticado e o fio “normal”, maior é seu grau de curvatura.

O que é essa história de curvatura?

E agora me conta aqui nos comentários qual é a curvatura do seu cabelo (e da sua mãe!!!) 🙂

Jessica Tauane

Canal Gorda de Boa

Posts Recentes:

Posts mais acessados