Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como lavar o cabelo: tudo o que você deve ou não deve fazer

ConhecimentoCuidadosDicas

Lavar o cabelo é algo tão simples, mas muitas pessoas fazem isso da forma errada. E acredite: a lavagem inadequada pode deixar o fio todo ressecado e sem vida, coisa que ninguém quer, não é mesmo?!
Pensando nisso, vou compartilhar com vocês algumas dicas de como lavar o cabelo corretamente. Com essas etapas e cuidados, não tem erro… as molinhas crespas e cacheadas agradecem.

Antes de lavar o cabelo

Sim! Nós podemos e devemos começar a cuidar dos fios antes mesmo de lavar. Para isso, existe o pré-shampoo, um tratamento rápido que protege as madeixas da ação de alguns tipos de shampoos. Por exemplo, dependendo do produto utilizado durante a lavagem, os fios perdem nutrientes importantes. É indicado, inclusive, quando se pretende usar shampoos com sulfato na composição – ingrediente esse que além de limpar muito bem, pode dar uma leve ressecada nos fios. Lembrando que é uma etapa opcional, ok?!

Hora de lavar o cabelo

1 – Temperatura da água

A temperatura quente faz com que as escamas dos fios se dilatem, deixando-os ressecados e opacos. O ideal é lavar a cabeça sempre com água morna ou fria.

2 – Aplicação do shampoo

Ao invés de aplicar o shampoo direto no cabelo, é bacana misturá-lo em um potinho com água antes da aplicação. Isso ajuda a evitar o acúmulo de shampoo nos fios. Dica: essa misturinha deve ser feita somente momentos antes da aplicação viu?! Caso contrário a água pode alterar a composição do produto.

3 – Concentre no couro cabeludo

O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo. Eu, particularmente, gosto de aplicar rente a testa e a nuca e, depois, espalho e massageio em movimentos circulares e com as pontas dos dedos. Atenção: nada de esfregar ou lavar com as unhas hein?! Isso prejudica o couro cabeludo.

Como lavar o cabelo: tudo o que você deve ou não deve fazer

Como lavar o cabelo: tudo o que você deve ou não deve fazer
Ah, depois de massagear o couro cabeludo, puxe levemente a espuma para os fios.

4 – Shampoo de limpeza profunda

Evite o máximo possível, ainda mais em cabelos cacheados e crespos como os nossos. Eles levam tudo embora, desde a sujeira até os nutrientes.

5 – Aplicação da máscara de hidratação

Antes de pular para a etapa do condicionador, é hora de dar aquela hidratada power com a máscara de sua preferência. Afinal, é nesse momento que as escamas do cabelo estão abertas e prontinhas para receber um creme no interior do fio.

6 – Aplicação do condicionador

O condicionador é uma etapa extremamente importante, pois ele não só sela as escamas do cabelo, como também ajuda a desembaraçar.
Ele deve ser aplicado do meio para as pontas. Importante: nada de aplicar e enxaguar em seguida ok?! Deixe agir sempre entre 1 e 3 minutinhos.

Como lavar o cabelo: tudo o que você deve ou não deve fazer

7 – Resíduos de produtos

Para finalizar, é fundamental retirar 100% dos produtos na lavagem. Caso contrário, o acúmulo pode deixar os fios opacos, sem movimento e até causar alergias sérias no couro cabeludo. Por isso, enxágue bem e utilize, se necessário, um pente de dentes largos para ajudar no processo.

Enfim, depois desses simples cuidados de como lavar o cabelo corretamente, certamente ele está pronto para receber a finalização. Sendo assim, é só escolher a técnica que mais lhe agrada.

Espero muito que as dicas sejam úteis para vocês!
Grande beijo e até a próxima.

Como lavar o cabelo: tudo o que você deve ou não deve fazer
5 (100%) 1 vote

Posts Recentes:

Posts mais acessados