Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Cuidados

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Para renovar o visual, muitas mulheres querem mudar a cor dos fios, fazer luzes, aderir ao ombré hair, platinar os cabelos… E todas essas ações, boa parte das vezes, demandam o mesmo processo capilar: descolorir cabelo.

Descolorir cabelo significa retirar todo o pigmento dos fios, fazendo com os cabelos fiquem mais iluminados e possam aderir com mais facilidade a tinturas e tonalizantes de cores claras e vibrantes.

Mas, apesar de ser uma mão na roda para quem quer fazer uma mudança capilar, descolorir o cabelo é um procedimento bastante agressivo e, se não for feito da maneira correta, pode prejudicar seriamente a saúde dos cabelos.

Para que isso não aconteça, veja as nossas dicas de quando e como descolorir cabelo de uma forma fácil e segura!  

Quem deve descolorir  cabelo

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Por ser um procedimento bastante agressivo, recomendamos que você só opte por descolorir o cabelo quando for realmente necessário. Mas como saber se, de fato, isso é preciso?

Bem, de forma geral, podemos dizer que todas as mulheres que têm fios muito escuros e querem clarea-los ou tingi-los de uma cor vibrante, precisam, primeiro, descolorir. Por exemplo, se você tiver madeixas de cor castanho claro e decidir se tornar loira e adotar luzes platinadas, deverá descolorir. Se tem o cabelo loiro escuro e quer ficar ruiva, provavelmente terá que descolori-lo também.

Essa lógica vale também para o caso de mechas, luzes, californianas, ombré hair e outras técnicas que clareiam, iluminam ou tingem pequenas porções do cabelo.

Por outro lado, mesmo as donas de cabelos escuros podem mudar o visual sem descolorir caso optem por cores mais intensas, como o marsala, o acaju ou o castanho chocolate, por exemplo.

Como saber se você pode descolorir cabelo

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Bem, querer nem sempre é poder, não é mesmo? Mesmo que a transformação capilar que você deseja exija o uso do descolorante, isso não quer dizer que você possa clarear os cabelos de uma hora para a outra. Primeiro é preciso avaliar a saúde deles.

Descolorir cabelo, naturalmente, o enfraquece, já que junto com o pigmento o processo de remoção da melanina leva nutrientes, vitaminas, água e outras substâncias fundamentais para a saúde capilar. Se as suas madeixas já estiverem ressecadas, quebradiças e porosas, elas podem se partir durante a descoloração, o que caracteriza o temido corte químico.

Por isso, se perceber que o cabelo está enfraquecido, a melhor opção é submetê-lo a um cronograma capilar e esperar que ele se recupere antes de fazer qualquer transformação.

Cuidados depois de descolorir cabelo

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Depois de descolorir o cabelo, talvez você note que os fios estão ásperos, secos, manchados e com aparência amarelada e serão necessários alguns cuidados para garantir que você obtenha o resultado esperado e volte a ter cabelos fortes e saudáveis.

O primeiro deles é matizar os fios se perceber que eles estão muito amarelados e manchados. Shampoos e máscaras com ação matizadora ajudam a reequilibrar a tonalidade dos cabelos e a deixar o loiro mais claro e natural.

O cronograma capilar também não deve ser abandonado e torna-se ainda mais importante para o cabelo descolorido. Como fica mais fraco e sensível, hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo é fundamental para que ele volte a se fortalecer.

Como ficam mais sensíveis, você deve, ainda evitar submeter os cabelos ao calor intenso da água quente, sol, secador e difusores.

Descolorir cabelo: dicas e cuidados pré e pós descoloração dos fios

Descolorir cabelo: frequências da descoloração

Apenas o seu cabeleireiro poderá definir a frequência com a qual você deverá voltar ao salão para descolorir o cabelo novamente.

Mas, de forma geral, as mulheres que descolorem os fios bem próximos às raízes precisam fazer o retoque a cada 30 ou 50 dias, dependendo do seu crescimento capilar.

Já as adeptas de técnicas que não afetam a raiz capilar, como o ombrè hair e as mechas californianas, podem ficam até 90 dias sem descolorir os fios. Nesse meio tempo não se esqueça de seguir com os cuidados que mencionamos no tópico anterior, hein!

Seguindo essas dicas antes e depois de descolorir cabelo você vai poder mudar o visual e continuar tendo madeixas lindas e cheias de saúde!  

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados