Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

7 cuidados com o couro cabeludo para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Curtos

7 cuidados com o couro cabeludo para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

Não importa qual o seu tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado ou crespo, todos nós já sonhamos ao menos uma vez na vida em exibir fios com efeito de salão, né?! Quem nunca? Mas, muitas vezes, esquecemos de um detalhe super importante: o couro cabeludo. Isso mesmo! De nada adianta investir nos melhores cremes e acessórios, se você deixar de lado essa região tão importante que é onde cada fio de cabelo nasce. Portanto, que tal ficar ligadinho(a) nos cuidados a seguir para garantir uma raiz saudável, hein?!

Atenção na lavagem

7 cuidados com o couro cabeludo para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

Tudo começa na hora de lavar o cabelo. Se você é daquelas que ama lavar as madeixas todos os dias com água quentinha, é bom repensar esse hábito, viu?! Primeiro, porque o excesso de água decorrente da lavagem diária tira a oleosidade natural do couro cabeludo. Segundo, porque a água quente estimula as glândulas sebáceas da região – responsáveis pela produção de oleosidade – a trabalharem mais do que o normal. Sendo assim, o ideal mesmo é lavar os fios em dias alternados e de preferência com água em temperatura menor do que 25 graus.

Hora do enxágue

Essa é outra questão que se deve ficar sempre atento(a). Afinal, o acúmulo de produtos na raiz dos cabelos também pode entupir os poros do couro cabeludo – que é por onde o fio de cabelo sai – prejudicando a nutrição das madeixas. Ou seja, é fundamental enxaguar bem o cabelo após o uso do shampoo, e não aplicar condicionadores ou cremes diretamente na raiz.

Combate a descamação

Geralmente no inverno a sudorese diminui e causa o ressecamento e possível descamação do couro cabeludo – aquele efeito caspa que não gostamos nenhum pouco, sabe?! Neste momento, nada melhor do que contar com produtinhos específicos que hidratam o couro cabeludo sem deixá-lo com um aspecto ensebado ou com obstrução de poros. Para isso, é bom consultar um profissional especializado no assunto. Dica: esses produtos não são os mesmos usados para hidratar os fios, ok?!

Uso do secador

Vai usar secador com difusor? É bacana manter uma distância mínima da raiz dos cabelos já que a alta temperatura pode prejudicar o couro cabeludo. Até porque existem produtos que protegem o comprimento e pontas do calor excessivo, mas não a raiz, certo?!

De olho nos produtos químicos

Qualquer tipo de produto químico pode danificar os fios e, consequentemente, o couro cabeludo. Portanto, antes de aderir a uma transformação é fundamental que o profissional faça um teste de sensibilidade para ver se você não tem algum tipo de alergia.

Alimentação conta muito

7 cuidados com o couro cabeludo para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

Acredite, uma alimentação rica em proteínas e zinco é fundamental para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e formem um belo fio. Por isso, coma mais carnes, ovos, leite, nozes, frutos do mar, gérmen de trigo, e por aí vai.

Consulte um médico

Se nada disso resolver e o incômodo não melhorar, o mais indicado é procurar um médico de sua confiança. Problemas como coceira no couro cabeludo, descamação em excesso, psoríase, alopecia areata, entre outros, pode até levar a queda de cabelo. E é o médico quem vai avaliar com mais precisão, ok?!

7 cuidados com o couro cabeludo para ter cabelos mais bonitos e saudáveis
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Posts Recentes:

Posts mais acessados