Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como saber qual produto usar? Conheça as dicas!

ConhecimentoCuidadosDicas

Quando comecei a pensar sobre meus cachos eu não fazia ideia de como a coisa toda era mais simples do que eu julgava. E aprendi a saber rir também dos meus próprios erros. Vou explicar:

Eu nunca tive muita paciência para cuidar do meu cabelo. Achava que seria extremamente difícil, custoso (e eu nunca tive muito dinheiro) e trabalhoso (costumo brincar que o tempo que passaria cuidando dos cachos, os homens da minha idade estariam lendo livros, o que me deixaria em desvantagem).

A justificativa um tanto quanto intelectual deu espaço justamente ao contrário: enganada estava eu, e sendo muito menos inteligente, por afirmar tão veementemente uma informação sem ter absolutamente nenhum conhecimento de causa. Pois é, para falar que é trabalhoso cuidar dos cachos, a prerrogativa é, prioritariamente, já ter cuidado dos cachos para saber que daria tanto trabalho.

Eu nunca tive paciência, por uma espécie de pré-julgamento, mas também muito influenciada pelo meio: cresci vendo minha irmã e minha mãe, ambas com cabelos cacheados e crespos, passarem horas a fio para alisarem seus fios (com o perdão do trocadilho infame). De uma coisa eu tinha certeza: não gastaria horas e horas da minha vida na frente do espelho tentado moldar mais uma vez algo que era tão natural em mim.

Mas então tive a oportunidade de trabalhar com a Salon Line, que enxergou beleza onde, até então, nem eu mesma enxergava muito: nos meus cachos.

E então passei a aprender e sugar milhares de informações, junto com os melhores profissionais da área e com produtos ótimos que cabem no bolso (uma consideração muito importante para mim, aliás!). Aprendi que cabelos crespos e cacheados têm demandas diferentes justamente por serem, estruturalmente, diferente dos fios lisos.

Aprendi que hidratação é quando você repõe a água dos seus fios – o que parece simples para uma mulher tão inteligente quanto eu, mas foi só lendo e pesquisando que aprendi que precisava hidratar meus cabelos quando eles estavam com a aparência seca. Sim, tão simples que o nome já diz! Não precisa ser intelectual nem nada. rs

Também aprendi que nutrição é outra coisa; é quando realmente precisamos nutrir os fios. Pensa assim: para melhorar sua saúde física, você vai a uma nutricionista. Ela pensa em todos os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar bem, com base na sua estrutura óssea, sua altura, seu biotipo. Você pode ser uma pessoa saudável com 60 quilos, enquanto outras são saudáveis com 50 ou 80, porque depende de muita coisa. Seu cabelo é o mesmo. Você precisa repor os nutrientes para que ele não enfraqueça. E cada cabelo tem uma necessidade, então se você sente que seus cabelos estão opacos, sem vida, porosos (meio como a gente fica quando está com muita fome, sabe? rs), então ele precisa de alimento, e não apenas de água (hidratação).

Sei que parece simples quando a gente fala desse jeito, mas para uma pessoa tão leiga quanto eu, essa tarefa não foi tão fácil. E essa semana mesmo passei por um episódio que me mostra que ainda estou apenas no começo de todo aprendizado (e olha que meus cabelos já estão lindos e tenho tido muita autoestima nesse “setor”, saio por aí desfilando, me achando a cacheada mais linda do grupinho! rs)…

Até que chegou a hora de separar meus produtos da Salon Line para gravar um vídeo sobre outro tema (gelatina durante a transição capilar, corre lá no gorda de boa parar assistir porque está super legal!) e reparar em um detalhe bem básico: eu nunca soube a diferença entre um creme para pentear e um ativador de cachos. Explico novamente:

Eu sempre usei ou um ou outro. Sempre tive medo de “pesar” demais meus fios, então intercalava o uso. Mas fiquei curiosa e fui pesquisar. E por isso estou escrevendo esse texto agora!

Eu sempre fiz errado! Como na “hidratação” e “nutrição”, o próprio nome já diz: o creme para pentear serve para que não danifiquemos nossos fios durante o desembarçar. Ele tem propriedades para proteger nossos fios. Já o ativador de cachos serve para realmente dar vida, formar mesmo, nossos caracóis lindos!

Então, de maneira sutil (eu sempre passei produto além do que devia nos meus fios!), comecei a testar a novidade e realmente tive um resultado surpreendente.

Depois descobri que a gelatina serve para dar ainda mais forma aos fios, como realmente um gel fixador. Ela é geralmente usada junto com um dos dois produtos que citei acima, ou o creme para pentear ou o ativador de cachos. Já eu, prefiro usar os três. Quando quero ter meus cachos mais bem formados e durinhos, uso o creme para pentear para desembaraçar e depois uso alguma gelatina misturada com um ativador de cachos. Pronto, cacheada e poderosa!

E pronta para arrasar, porque se tem uma coisa que é bonita no meu corpo, é meu cérebro (ô coisinha legal essa coisa de racionar, hein?) e nada melhor que ter cachos lindos para acompanhar tamanha genialidade.

Sem ser modesta, me sinto muito linda sabendo conversar sobre política e sobre cabelo. Essa é minha melhor versão!

Jessica Tauane

Canal Gorda de Boa

Posts Recentes:

Posts mais acessados