Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Reconstrução capilar: Para que serve e como fazer passo a passo

CuidadosDicasReconstrução Capilar

Reconstrução capilar é um tema que ainda rende muitas dúvidas de como e quando fazer. Por vezes pode parecer um “bicho de 7 cabeças”, mas seguindo algumas dicas básicas você pode realizar um bom procedimento sem sair de casa. Que tal simplificar esse assunto para facilitar o seu dia a dia com os cuidados capilares?

Importância da reconstrução capilar

Nosso cabelo é composto por três substâncias básicas: água, lipídio e queratina (uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios). Cabelos ressecados, quebradiços e porosos geralmente são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.
Dentre os fatores que podem causar a perda de queratina dos fios, podemos destacar: a realização de procedimentos químicos, a exposição excessiva ao sol, o uso contínuo de secador, água quente, cloro e água do mar.

Como identificar se preciso de reconstrução capilar?

Muitas vezes nós percebemos a olho nu a fragilidade dos fios. Mas como saber se eles precisam necessariamente de queratina? Você já ouviu falar no teste do fio de cabelo no copo d’água?
Vou então te ensinar um macete: arranque um fio de cabelo de sua cabeça e coloque-o em um copo com água. Se o fio afundar, significa que ele está poroso e muito danificado, necessitando de reconstrução.

Reconstrução capilar: Para que serve e como fazer passo a passo

O que é reconstrução capilar, afinal?

A reconstrução capilar é o tratamento que irá devolver aos fios a queratina que eles precisam, mas por que?
“-Mas, afinal: o que um tratamento reconstrutor tem a oferecer ao meu cabelo?”
A reposição de queratina nos fios ajuda na recuperação de sua integridade, deixando-os aptos a tratamentos mais simples como nutrição e hidratação. Um cabelo carente de reconstrução fica frágil, quebradiço e não responde bem aos tratamentos capilares.

Reconstrução capilar: Para que serve e como fazer passo a passo

Reconstrução capilar para cabelos em transição

Como comentei aqui, os cabelos quimicamente tratados tendem a ficar bastante fragilizados devido ao processo que passaram. Se você é uma cacheada ou crespa que está no meio de uma transição capilar, talvez tenha se deparado com outro problema de fios fragilizados: o scab hair.

Como tratar scab hair com reconstrução capilar

Scab hair é o nome dado à raiz natural que está crescendo, misturada ao comprimento ainda com química. Em alguns casos, este cabelo “natural” se comporta de forma mais rebelde, não exatamente na textura que ele irá ficar depois que estiver 100% natural.
Não se desespere! A reconstrução capilar, intercalada com tratamentos de hidratação e nutrição (também conhecido como cronograma capilar) irá auxiliar os fios de ambas as texturas: tanto o scab hair quanto o comprimento quimicamente tratado.

Como fazer reconstrução capilar sem precisar recorrer ao salão

Agora que já vimos os benefícios, vamos ao passo a passo de uma reconstrução básica e muito eficiente que você poderá fazer em casa:

Reconstrução capilar passo a passo

  1. Lave o cabelo 2 vezes, apenas com shampoo, para que ele fique bem limpinho. Um shampoo que é excelente para ajudar nesse procedimento é o da linha #Todecacho para Transição Capilar! Ele tem queratina vegetal e colágeno na composição, ambos são agentes reconstrutores.
  2. Com os fios limpos e úmidos aplique um bom creme de reconstrução, como a Mega Ampola de Reconstrução da linha #Todecacho. Massageie bem os fios, mecha por mecha, enluvando para melhor absorção dos nutrientes. Deixe agir o tempo indicado na embalagem (no caso da Mega Ampola, são 2 minutos). Ela é simplesmente incrível! Muito prática e o resultado no cabelo é sensacional! Amo, uso e super indico!
  3. Enxágue bem o cabelo e aplique o condicionador. Ele fará com que as cutículas dos fios se fechem, sem perder a queratina adquirida com a máscara. Finalize como preferir.
    Para deixar o tratamento ainda mais completo, utilize o creme para pentear Reconstrução Intensa da Salon Line juntamente com o gel de queratina da linha Afro. O efeito dessa dupla nos cachos é maravilhoso!

Reconstrução capilar: Para que serve e como fazer passo a passo
É importante manter uma rotina de cuidados capilares regularmente em casa. Assim, você previne que os fios voltem a ficar tão prejudicados.

Reconstrução capilar: Para que serve e como fazer passo a passo

Produtos para apostar

Sabendo escolher os produtos adequados para tratar dos fios em casa mesmo, é possível conquistar resultados de uma reconstrução capilar profissional. Procure por componentes como colágeno, creatina, arginina, cisteína e outros aminoácidos.
A Salon Line tem máscaras de reconstrução, hidratação e nutrição, tudo em um só produto:

  • Máscara Hidratante Bombástico, da linha S.O,S Bomba.
  • Máscara de Hidratação Bioreconstrução Fortalecedora nível 03, da linha Tô Podendo, composta por um mix de proteínas, queratina e colágeno.
  • Máscara de Hidratação Concentrada Rícino Reparação Extrema 5 em 1 S.O.S Cachos. Além da máscara, a linha é composta também por shampoo, condicionador, ativador de cachos e óleo creme de umectação.

Estes são só alguns, mas a Salon Line tem muitos outros produtos para você experimentar, próprios para atender às necessidades de suas madeixas.

Dicas para fazer reconstrução e o cronograma capilar completo

Reconstrução capilar em casa – Juliana Louise

Viram como é possível fazer uma excelente reconstrução capilar sem sair de casa? Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem para deixar suas madeixas ainda mais deslumbrantes! Continue nos acompanhando porque estamos sempre fornecendo mais dicas. Até breve!
Grande beijo!

Dani Azevedo

Canal Dani Azevedo

Posts Recentes:

Posts mais acessados