Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo: melhores produtos, cortes, penteados, cores e tratamentos

Cabelo: melhores produtos, cortes, penteados, cores e tratamentos

Quando falamos em cabelo, contar com boas dicas de cuidados é indispensável para exibir fios mais bonitos, brilhantes e cheios de vida. Se você está em busca de informações específicas para cuidar de forma correta dos cabelos cacheados e crespos, está no lugar certo! Entenda quais são os melhores produtos, cortes, tratamentos e muito mais!

Cabelo: como cuidar corretamente dos fios com curvatura

Conforme a classificação dos cabelos desenvolvida pelo cabeleireiro Andre Walker (EUA) é possível dividir os fios com curvatura em três tipos diferentes, sendo: fios ondulados considerados cabelo do tipo 2; cabelos cacheados representando os fios tipo 3; e madeixas crespas classificadas como tipo 4. Entre si, essas curvaturas também apresentam características específicas, podendo variar conforme maior ou menor volume, frizz e diâmetro do cacho.

Entendendo quais são as características básicas do cabelo com curvatura, fica muito mais simples identificar as necessidades para tratar corretamente cada tipo de fio.

Os cabelos ondulados, por exemplo, apresentam raiz lisa e o comprimento com ondulações. Dessa forma, a raiz é predominantemente mais oleosa, enquanto o comprimento é mais seco. Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados, justamente porque apresentam formatação fechadinha desde a raiz, impedindo que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Mas vale lembrar, também, que os fios crespos apresentam uma estrutura ainda mais frágil que os demais tipos de cabelo.

Para driblar todas essas questões naturais dos cabelos com curvatura, seguir um cronograma capilar é o tratamento mais indicado. Essa rotina de cuidados intercala hidratação, nutrição/umectação e reconstrução. Cada uma dessas etapas é capaz de fazer a reposição de uma ou mais substâncias essenciais à saúde dos fios, sendo: água, lipídeos e queratina, sequencialmente. Dentro de um período ativo de quatro semanas, você notará os cabelos mais macios, brilhantes e fortalecidos

Cabelo: melhores produtos, cortes, penteados, cores e tratamentos

Cabelo cacheado e crespo: dicas de cortes para valorizar a formatação

Com os cabelos totalmente saudáveis, é hora de pensar no melhor corte para valorizar, ainda mais, a formatação dos fios ondulados, cacheados e crespos. É válido lembrar que, durante muito tempo, o cabelo com curvatura não tinha muitas opções de corte justamente por causa do volume que este poderia trazer aos fios, o que tornou muitas mulheres inimigas declaradas das tesouras.

No entanto, o volume – que antes era vilão – tornou-se o queridinho das donas de cachos e crespos e, agora, o que não faltam são inspirações de cortes de cabelo feminino incríveis, seja para as amantes dos fios curtos, para quem ama um corte de cabelo médio ou para quem não abre mão das madeixas compridas. Em destaque, estão os modelos bob crespo, pixie cut, messy bob, corte em camadas, chanel de bico, long bob e corte com efeito repicado.

Cabelo: melhores produtos, cortes, penteados, cores e tratamentos

Um ponto de atenção importante quando falamos em corte de cabelo com curvatura é contar com um hairstylist especialista em fios ondulados, cacheados e crespos, pois o fator encolhimento faz parte das características deste tipo de fio e, caso não seja respeitado, pode comprometer a altura do corte desejado.

Vale destacar ainda que, seja qual for o corte escolhido, você pode finalizar as madeixas de diversas maneiras diferentes, usando técnicas de finalização, texturização e fazendo uso de secador de cabelo com difusor para garantir aquele volume ou modelador de cachos para renovar a formatação dos fios. Por fim, basta compor lindos penteados tanto para a rotina, quanto para ocasiões especiais, como as maravilhosas variações de tranças, semipresos, coques, preso lateral e outros.

Cabelo com luzes: como manter?

Se você é adepta do cabelo com luzes, dos fios platinados, das mechas californianas, da técnica ombré hair, balayage e outros métodos de clareamento, é importante saber que a manutenção deste fio demanda maior atenção. Isso porque, além de driblar a tendência natural do cabelo com curvatura para o ressecamento, também será necessário cuidar da cor e evitar que os fios oxidem, deixando manchas amareladas em todo o comprimento.

Nesse caso, o mais indicado é que a hidratação seja feita toda semana, além de incluir na rotina de cuidados com as madeixas o uso de bons produtos para cabelos coloridos e com ação matizadora, capazes de deixar as ondulações, os cachos e os crespos com uma cor incrível.

Cabelo: melhores produtos, cortes, penteados, cores e tratamentos

Cabelo com curvatura: como escolher o produto certo?

Por fim, para identificar o produto certo para o seu tipo de cabelo, basta seguir duas formas simples:

  1. ª forma: Conheça sua curvatura e priorize produtos indicados especificamente para o seu tipo de cabelo. A linha Que tal? #todecacho é um ótimo exemplo, pois apresenta um creme para pentear específico para cada curvatura: Que tal? Cachos dos Sonhos para 2ABC e 3A, Que tal? Crespo Divino para 3B e 3C e Que tal? Crespíssimo Poderoso para 4ABC.
  2. ª forma: Conheça os ativos presentes na composição do produto e escolha conforme a necessidade dos seus cabelos. A babosa, por exemplo, é indicada para a hidratação, enquanto o óleo de coco e outros são ideais para nutrir as madeixas, e os produtos com queratina, arginina e aminoácidos são ótimos reconstrutores para fortalecer a fibra capilar.

Agora que você conhece mais sobre o cabelo com curvatura e as melhores dicas para cuidar do seu tipo de fio, basta seguir nossas indicações para arrasar no seu melhor estilo: madeixas saudáveis e com muita personalidade!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados