Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Banho de brilho ou coloração: quando usar?

Cabelos OnduladosCuidadosTratamento Capilar

Banho de brilho ou coloração: quando usar?

O banho de brilho é um tratamento indispensável para cuidar dos cabelos coloridos. Afinal, na hora de mudar a cor das madeixas, não tem jeito: a gente escolhe uma inspiração, se apega a ela e vai fundo… Só que, antes de qualquer coisa, é preciso ficar atenta aos cuidados que o cabelo precisa. Vale destacar que cabelo colorido dá trabalho, gera custo e é preciso analisar se você está disposta a manter todos esses cuidados! Vamos conversar sobre isso?

Banho de brilho com tinta: como obter o resultado ideal?

Para chegar à tonalidade ruiva que exibo agora, foi necessário descolorir os fios. Não recomendo que você faça em casa sozinha, procure um profissional, pois a consequência disso é que meu cabelo – antes saudável – ficou danificado e ressecado. Para resolver o problema e devolver a saúde aos meus fios, foi necessário ter vários cuidados no dia a dia, antes e depois das técnicas de coloração.

As colorações podem ressecar os fios e, como o cabelo cresce, é preciso se preparar para retocar a tintura a cada 20/30 dias na raiz, sendo necessário aplicar um banho de brilho com tinta tonalizante no comprimento para realçar a cor.

Banho de brilho com tinta: qual é o produto adequado?

Há dois tipos de coloração: tonalizante e permanente. Além disso, elas também podem se dividir entre uso caseiro e uso profissional. As de uso doméstico (aquelas que, além da tinta, já vêm com a emulsão reveladora e luva na caixinha, como a Color Total) são mais baratas e têm boa durabilidade.

Já as tinturas profissionais (aquelas que são vendidas apenas no tubinho da tinta, como a Color Total PRO) são um pouco mais caras e contêm pigmentos que fixam melhor nos fios e danificam menos o cabelo.

Eu mesma estou cuidando da cor dos meus cabelos e intercalo o uso da coloração com o banho de brilho com tinta tonalizante. Dessa forma, consigo manter a vivacidade da cor sem deixar os fios tão expostos às agressões da tinta.

A tintura permanente é uma química mais forte, que age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. A coloração contém Amônia e abre até dois tons dos fios naturais, cobrindo 100% os fios brancos. Justamente por isso, a cor dura por mais tempo. Vale lembrar que os fios que são lavados com mais frequência desbotam mais rápido e, com isso, perdem a cor e o brilho.

Banho de brilho: para que serve?

O banho de brilho com tinta tonalizante serve para realçar a cor dos cabelos. Quando meu cabelo está desbotado, eu tonalizo com o Color Express Fancy Red. O tonalizante não tem Amônia em sua composição, por isso, não penetra na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. À medida em que o cabelo é lavado, a cor vai saindo. Dura, em média, de 10 a 15 lavagens. Por isso, a tonalização pode ser feita quinzenalmente.

Além disso, apostar no banho de brilho com tinta tonalizante é ideal também para dar um “descanso” aos fios da agressão da coloração permanente. Se você for alérgica a algum componente da coloração permanente, por exemplo, uma opção pode ser tonalizar os fios (para obter um resultado satisfatório, pode ser necessário descolorir).

Banho de brilho com tinta: cuidados com os cabelos coloridos

É muito importante hidratar cabelos coloridos pelo menos uma vez por semana, independentemente se seus fios são vermelhos, castanho-claro dourado ou pretos com reflexos azulados. Isso pode ser feito em casa mesmo, basta incluir na rotina o uso de produtos com ação hidratante, nutritiva e reconstrutora. A #todecacho oferece a linha Sopa de Letrinhas, com três Mega Ampolas: H de Hidratação, N de Nutrição e R de Reconstrução.

Seguir um cronograma capilar é fundamental para manter a saúde dos fios coloridos ou descoloridos em dia. Para quem possui luzes no cabelo ou cachos platinados, esse cuidado deve ser ainda mais intenso e acompanhar produtos de ação matizadora.

Além disso, use produtos específicos para cabelos coloridos, pois os processos de coloração, especialmente os clareadores, podem causar um grande desgaste ao fio. Invista em shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos, como os da linha S.O.S Bomba Liberada.

Banho de brilho: dicas para escolher a máscara de hidratação ideal

Sabendo da importância do banho de brilho para realçar cor e brilho e preservar a saúde dos fios, é preciso não apenas escolher o tonalizante mais próximo à cor dos seus cabelos, como também a máscara de hidratação ideal.

A Salon Line oferece inúmeros produtos com ativos hidratantes; entre eles, destacam-se: a Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Liberada, a Máscara para Hidratação de Coco #todecacho, a Máscara para Hidratação de Babosa #todecacho, entre outros produtos incríveis!

É importante lembrar, por fim, que cabelos bem cuidados fixam a cor por mais tempo e exibem um brilho maravilhoso!

Jackie Siqueira

Jackie Siqueira

Posts Recentes:

Posts mais acessados