Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é Co-Wash? Como fazer?

Cabelos OnduladosCronograma CapilarCuidados

Oi, gentchi, tudo bem com vocês?
Nós, que temos cabelos cacheados, já sabemos que nossos fios são, naturalmente, mais ressecados, e necessitam de cuidados especiais – principalmente na hora de lavar, não é verdade? Já basta todo o sofrimento que nossos cabelos enfrentam diariamente com os agentes externos agressores: sol, vento, poluição, secador, água quente do chuveiro…
Por isso, hoje vamos falar sobre um método para higienizar os cabelos chamado Co-Wash e saber os benefícios que essa técnica pode trazer para os nossos cachos.

O que é Co-Wash?

Co-Wash é a redução do termo “conditioner washing” – em português, “lavar com o condicionador”. É uma técnica que utiliza apenas o condicionador para lavar os cabelos, e está se tornando cada vez mais conhecida por ser uma excelente ferramenta de cuidados.
O produto criado propriamente para co-wash possui agentes emolientes capazes de promover a higienização suave dos fios, dispensando assim o uso do shampoo e evitando os danos causados por ele. Quem pratica o co-wash percebe a diferença entre antes e depois: os fios ficam mais sedosos e hidratados, além de diminuir o frizz. E quem não quer todos estes resultados incríveis, não é mesmo?

O que é Co-Wash? Como fazer?

Condicionador para Co-Wash?

Ao aderir à técnica Co-Wash, essa é a questão mais importante, pois não deve ser usado qualquer tipo de produto. O condicionador não pode conter silicones insolúveis, petrolatos e parafina, substâncias que também são encontradas em produtos para finalizar os cabelos, como cremes de pentear, óleos etc.
Esses componentes devem ser evitados, pois acabam “impregnando” os fios e não saem com o uso do condicionador. Eles só são retirados completamente pelos ativos detergentes contidos nos shampoos, como o sulfato, por exemplo.
Por isso, fique de olho nos rótulos dos produtos que escolher para suas madeixas. Basta ler os que você tem em seu banheiro: eles aparecerão em nomes “disfarçados”, mas ainda assim é possível reconhecê-los. Alguns exemplos comuns são paraffinum liquidum, simethicone, isoparafin e petrolatum. Fuja deles!

Qual produto devo escolher?

Uma ótima opção para quem quer iniciar a técnica do co-wash é o Multy Creme Multifuncional da Salon Line. Ele contém vitamina A, vitamina E e D-pantenol, e tem ação de tratamento, proteção, nutrição e desembaraço (é multi mesmo!).
O creme pode ser usado para fazer o Co-Wash e, também, como condicionador comum, além de ter função de creme de pentear, tudo num só produto! Assim você não precisa comprar vários produtos nem precisa se preocupar com a composição, porque esse creme multifuncional é liberado para técnicas de lavagem sem shampoo e não contém nenhuma das substâncias “proibidas” já citadas.
Além do Multy, há ainda produtos que, além de não agredirem os fios, estimulam o seu crescimento! Este é o caso do Co-wash Original da linha SOS Bomba, da Salon Line.

Técnica Co-Wash: quais os benefícios para os cabelos?

Os shampoos convencionais possuem detergentes que retiram a sujeira e os resíduos de outros produtos que ficam acumulados nos nossos cabelos, mas muitas vezes eles acabam retirando também a oleosidade natural dos fios, causando ressecamento excessivo e danificando a fibra capilar, porque eles abrem as cutículas dos fios.

O que é Co-Wash? Como fazer?

Por este motivo, muitas crespas e cacheadas têm aderido às técnicas que tiram o shampoo da rotina de lavagem ou diminuem a frequência do uso, intercalando lavagens com e sem shampoo, justamente por este fator agressor do shampoo comum.
Porém, ao serem lavados só com condicionador comum, os fios realmente poderão ficar pesados, sem a sensação de limpos.
Já a higienização com condicionador específico para co-wash não agride os cabelos e evita o ressecamento dos fios, pois não retira a hidratação natural das madeixas devido ao seu pH, que mantém a cutícula selada. O cabelo fica limpo e hidratado ao mesmo tempo.

O co-wash é indicado para quais tipos de cabelo?

Esta técnica é recomendada para cabelos que tendem a ser mais ressecados, como os cacheados e crespos. Estes tipos de fios, por suas curvas, têm maior dificuldade de receber a oleosidade natural produzida na raiz.
O co-wash pode ser benéfico também para quem está em transição capilar ou para cabelos quimicamente tratados. Só não é indicado para pessoas com a raiz oleosa ou com problemas de caspa, pois a oleosidade do produto poderá agravar o problema.

Como fazer Co-Wash: você conhece essa técnica?

Qualquer pessoa pode fazer o Co-Wash, porém, a técnica é mais indicada para quem tem cabelos muito secos ou ressecados, cabelos danificados, quimicamente tratados ou que estão passando pela transição capilar.
Na hora de lavar os cabelos, molhe-os com água morna do chuveiro e massageie a raiz, para ir soltando um pouco dos resíduos acumulados. Retire o excesso de água para ajudar na penetração do produto.

O que é Co-Wash? Como fazer?

Coloque uma quantidade generosa de condicionador nas mãos, a mesma que usaria de shampoo, e aplique nos fios úmidos, direto na raiz, massageando o couro cabeludo, para retirar as impurezas e estimular sua ação, mas sem usar as unhas. Aplicado o produto em todo o cabelo, deixe-o agir por um minutinho, e depois enxágue totalmente, sem deixar resíduos do condicionador. Está pronto! Cabelos lavados e hidratados!
Para retirar as substâncias que não saem sem o uso dos detergentes (silicones insolúveis, petrolatos e parafina), é indicado que a higienização com Co-Wash seja alternada com a lavagem convencional, utilizando shampoo e condicionador comum. Por exemplo, se você lava o cabelo três vezes por semana, pode optar por fazer Co-Wash em duas lavagens e na terceira lavagem utilizar shampoo e condicionador. Com o tempo, você sentirá qual a frequência ideal para seus fios.

O que é Co-Wash? Como fazer?

Hoje no mercado é possível encontrar produtos liberados, ou seja, livres destes componentes vilões dos nossos cachinhos. Um exemplo é a linha para crespos e cacheados de S.O.S Bomba. O shampoo NÃO tem sal, sulfato, petrolato, parafina, óleo mineral e nem silicone. Além de tudo isso, tem vitamina A, azeite de oliva e óleo de coco, garantindo mais hidratação, nutrição, limpeza e crescimento!
Isso quer dizer que você pode sim intercalar o co-wash com a lavagem comum sem medo, desde que invista nos produtos certos para seus fios. Não tem segredo, né? Mas, se ficar qualquer dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo.

Agora que já aprendeu tudo sobre o co-wash e seus aliados, bora deixar as madeixas lindas, nutridas e hidratadas! Se você curtiu este conteúdo, compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas incríveis.

Posts Recentes:

Posts mais acessados