Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Umectação capilar: o que é, benefícios para os fios e passo a passo

Ninguém gosta de estar com os cabelos ressecados, opacos e sem vida, mas, muitas vezes, tentamos vários produtos e nenhum deles consegue trazer de volta a vida e a viçosidade. Se isso está acontecendo com seus cabelos, você precisa conhecer a umectação capilar, um procedimento bastante simples, mas que pode transformar os seus fios.

O que é umectação capilar

A umectação capilar é um tratamento em que os fios são banhados com óleo vegetal como forma de devolver a oleosidade natural dos cabelos. É essa oleosidade que combate o ressecamento deixando os fios muito mais brilhantes, nutridos e saudáveis.

A umectação capilar pode ser incluída no seu cronograma capilar na etapa de nutrição, que tem como objetivo justamente repor lipídios como óleos e manteigas capilares.

Umectação capilar para cacheadas

Umectação capilar: o que é, benefícios para os fios e passo a passo

A umectação capilar pode ser adotada por todas as mulheres que queiram devolver o brilho e a viçosidade aos seus fios, independente do tipo de cabelo.  

Mas os cabelos cacheados e crespos costumam ser um pouco mais ressecados do que os outros porque a curvatura dos cachos faz com que a oleosidade da raiz encontre mais dificuldade para chegar até as pontas. É por isso que tantas cacheadas notam que as raízes estão oleosas, mas as pontas dos cachos parecem ressecadas.

Nesse sentido, a umectação é fundamental para as cacheadas e crespas porque ajuda a regularizar a oleosidade, fazendo com que os fios fiquem hidratados e bonitos da raiz até as pontas. Ah, e o procedimento ainda colabora na redução do frizz.

Quem está na transição capilar, deixando de usar produtos para alisar os cabelos e assumindo os cachos, também pode usar e abusar da umectação capilar como forma de restaurar a fibra e manter os cabelos com força e saúde para crescer.

Só é importante frisar que só a umectação não faz milagre. Mesmo com ela, é importante manter uma rotina de cuidados periódicos para garantir a saúde capilar e a beleza dos fios.  

Óleos para umectação capilar

Existem diversas opções de óleos para umectação capilar, mas é imprescindível que você repare se o produto é realmente vegetal, ou seja, 100% puro e natural.

Os óleos para umectação capilar mais conhecidos e queridos são:

  • Óleo de oliva: além de possuir antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células capilares, o óleo de oliva contém alta concentração de nutrientes.
  • Óleo de coco: rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, o óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar protegendos os fios e retendo sua umidade natural.
  • Óleo de argan: extremamente nutritivo, o óleo de argan contém vitaminas A e D, que são potentes na recuperação e nutrição dos fios. Sua ação antioxidante ainda rejuvenesce e trata a fibra capilar.
  • Óleo de manga: leve, o óleo de manga trata cabelos danificados sem deixá-los pesados. Tem altos níveis de vitamina B, vitamina A e complexo B, que colaboram no crescimento e estrutura dos fios.
  • Óleo de girassol: uma das melhores opções para quem quer diminuir o frizz, combater pontas duplas e dar brilho e maciez para o cabelo, o óleo de girassol ainda ajuda a proteger os cabelos de ações externas, como cloro e sol.  
  • Óleo de rícino: um dos óleos para umectação capilar mais potentes de todos, o óleo de rícino hidrata e recupera fios quebradiços, danificados e com queda, além de ser uma poderosa ferramenta no combate a caspa e a oleosidade. Contém vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9.  

Passo a passo para fazer umectação capilar

Umectação capilar: o que é, benefícios para os fios e passo a passo

Existem duas formas de fazer a umectação capilar em casa, uma delas é durante o dia e antes do banho, e a outra é fazer a umectação capilar noturna.

No primeiro caso, com os fios secos, basta dividir os cabelos e aplicar o óleo uniformemente. Massageie o couro cabeludo, aguarde cerca de 30 minutos e depois é só enxaguar normalmente.

No caso da umectação capilar noturna, basta aplicar o óleo nas mechas, retirar o excesso com uma toalha e enrolar os cabelos com um tecido. No dia seguinte é só lavar os fios. Muito simples!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados