Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tipos de cabelo crespo, como identificar o seu, produtos ideais e cuidados necessários

Cabelos CresposConhecimentoCuidados

Tipos de cabelo crespo, como identificar o seu, produtos ideais e cuidados necessários

Se você é do tipo que acha que cabelo cacheado e cabelo crespo é tudo a mesma coisa, está muito enganada. Eles não só são diferentes, bem como os tipos de cabelo crespo são mais frágeis e ressecados do que as outras curvaturas. Então, para saber mais sobre o assunto e entender as necessidades deste tipo de fio, fique de olho aqui.

Tipos de cabelo crespo: grau de curvatura

De acordo com a tabela do grau de curvatura, os cabelos crespos são classificados como 4ABC. Mas você sabe o que isso significa na prática? Veja a seguir!

Tipos de cabelo crespo – 4A

O cabelo 4A é o famoso enroladíssimo. Nele, os cachos são mais definidos, porém minúsculos. Além disso, eles costumam ser bem frágeis devido à dificuldade na distribuição da oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Sua cutícula é mais fina, o que deixa a madeixa mais exposta ainda aos danos de agentes externos como o calor e a umidade. Muitos dos cachinhos se entrelaçam e se juntam em lotes. As pontas são as partes mais críticas e que precisam de tratamento.

Tipos de cabelo crespo – 4B

Já o cabelo 4B não possui círculos como os cacheados e suas mechas são em formato de “Z” – menos definidas. Eles são mais densos e se entrelaçam com muita facilidade. Costumam encolher 75% quando secos. Desse modo, para manter a saúde em dia, é preciso caprichar na hidratação e nutrição. Abuse ainda de faixas, turbantes e flores para destacar a beleza natural dos fios.

Tipos de cabelo crespo – 4C

Conhecido também como black power, o 4C é o crespo ao extremo, em forma de zig-zag desde a raiz, o que faz com que ele cresça para cima. As madeixas são densas e as cutículas finas. Precisam de um bom cronograma capilar para manter a saúde em dia. O pente garfo (com dentes largos) é o seu melhor amigo. Como os fios são bem frágeis, é bom evitar as químicas.

Cuidados com o cabelo crespo

Como já falamos acima, os fios crespos são os mais frágeis e ressecados possíveis. Por conta disso, é fundamental adotar a umectação capilar que nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. Ela ajuda a recuperar a vitalidade e saúde das madeixas. Além disso, é bom investir também em produtos específicos para esse tipo de curvatura. Se antes não existiam produtinhos, hoje o que não faltam são opções para os 4ABC. Dê preferência aqueles com maior carga oleosa.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de cabelo crespo, é só cuidar direitinho e arrasar com um hair lindo.

Avalie esse conteúdo
#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados