Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição

Conhecer seu tipo de cabelo é fundamental para garantir os cuidados apropriados e para saber lidar com seus fios. Se você ainda tem dúvida, acompanhe este artigo e aprenda qual é o seu!

Transição capilar – redescobrindo seu tipo de cabelo

Muitas mulheres viveram anos e anos reféns de procedimentos químicos como alisamentos e relaxamentos, mas agora decidiram libertar-se e assumir os fios naturais. Estas mesmas mulheres, porém, muitas vezes nem se lembram como seu cabelo natural é de verdade!
Este é um momento de redescoberta, de se (re)conhecer como uma crespa/cacheada e aprender a lidar com sua curvatura. Se você está na transição, a classificação que será apresentada neste artigo será de grande utilidade para você aprender a lidar com seu verdadeiro tipo de cabelo!

Tipos de cachos: muito além do liso ou enrolado

A definição do tipo de cabelo não se resume apenas em ser liso ou enrolado. A textura, espessura e curvatura dos fios variam bastante entre si.
Os fios de classificação 1 são os lisos. O fio 1A é mais fino e extremamente liso. O 1B já é intermediário e o fio 1C, mais grosso, mas ainda assim, sem curvatura. Iremos nos aprofundar aqui nas classificações dos ondulados, cacheados e crespos, que vão do 2A ao 4C, como você verá abaixo.

Tipo de cabelo de curvatura 2 – os ondulados

Esta curvatura representa a classe do cabelo com ondas. Neste tipo de cabelo, os fios têm formato de S e não chegam a formar cacho. No cabelo 2A, os fios costumam ser mais finos, a raiz é mais lisa e oleosa, mas o comprimento já pode apresentar certo ressecamento.
O cabelo 2B pode apresentar mais frizz que seu antecessor na tabela e os fios são um pouco mais grossos. Suas ondulações já são mais definidas e sinuosas.
O cabelo 2C caracteriza-se por ondas mais evidentes e menores, começando já da raiz e dando assim mais volume aos fios. Pode ser até que alguns cachos se formem.
Para estimular a modelagem deste tipo de curvatura, invista em finalizadores que estimulem as ondas, como o creme para pentear Super Leve, da Salon Line, com babosa, D-Pantenol e óleo de amêndoas.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Tipo de cabelo de curvatura 3 – os cacheados

É aqui que estão classificadas as cacheadas. Neste grupo, exclusivo de tipos de cabelos cacheados, os fios já são ressecados, devido à dificuldade de distribuição da oleosidade natural da raiz ao longo do comprimento. Os tipos de cachos desta classificação têm o formato de uma mola e podem ser mais largos ou estreitos.
Os fios 3A às vezes apresentam raiz ligeiramente mais lisa e os fios podem ainda não ser tão ressecados. Os cachos costumam ser mais largos, parecendo que foram modelados.
O cabelo 3B pode apresentar textura menos macia e mais ressecada que seu antecessor. Os cachos são menores e costumam produzir mais volume.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Já os cachos 3C apresentam ainda mais volume e ressecamento, e os cachos tendem a ser mais fechados.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Para combater o ressecamento dos cachos, invista em máscaras ricas em ingredientes emolientes, como o óleo de coco. A máscara Meu Pudinzinho de Coco da #todecacho, por exemplo, garante a nutrição dos fios, além da hidratação.

Tipo de cabelo de curvatura 4 – os crespos

Nesta categoria está classificado o cabelo afro, que ainda engloba um pouco do cacheado, mas principalmente os tipos de cabelo crespo. A versatilidade desta curvatura permite que você os modele, formando cachinhos, ou faça um black power com a ajuda de um pente garfo.
O cabelo 4A forma cachinhos bem pequenos que não se desmancham nem quando molhados. Eles costumam inclusive secar mais rapidamente.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio
O cabelo tipo 4B às vezes forma cachinhos, mas pode apresentar a curvatura frisada, formando um Z. Os fios são mais finos e em geral embaraçam mais facilmente. É preciso tomar o cuidado de utilizar pentes com dentes largos, específicos para cabelos crespos, para não danificá-los.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Por último na tabela de classificação estão os cabelos 4C, que são os crespíssimos. Eles não formam cachos e têm o formato de zigue-zague. Como são muito ressecados, precisam de hidratação intensa.
Uma grande parceira dos cabelos de curvatura 4 é a máscara de hidratação Black Power Crespíssimo Poderoso, da #todecacho.

Para homens e mulheres

Conhecer o tipo de cabelo não é importante só para as mulheres. Os homens estão cada vez mais cuidando de si e dos cabelos, e conhecer melhor os fios é relevante para eles também. Assim, eles podem escolher os produtos ideais para seu cuidado capilar e os cortes que terão melhor caimento, por exemplo.

Tipo de cabelo: Como identificar e cuidados especiais para cada tipo de fio

Tipo de cabelo desvendado

Agora que você já descobriu sua curvatura ou seja, o seu tipo de cabelo, mantenha-se informada sobre as dicas para cuidar cada vez melhor das madeixas. Experimente produtos próprios para a sua curvatura e escolha seus favoritos. Se você curtiu este conteúdo, não deixe de compartilhar! Continue nos acompanhando para mais novidades.

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados