Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

 

Saaaalve! Eu sou o Johnny Klein, e hoje vamos falar de uma coisa MUITO importante: respeito ao próximo.

No mundo existem mais de 7 BILHÕES e meio de pessoas, isso mesmo, mais de 7 BILHÕES (eu não consigo nem imaginar um número desse tamanho). Cada pessoa age, fala, anda, come, pensa, gosta de coisas diferentes de você, tem uma profissão, religião, gosto esportivo e linha política diferente da sua. É certo que você pode ter muitas coisas em comum com esse tanto de seres humanos que existem por aí, como você pode não ter – e provavelmente não tem.

Mas por que devemos respeitar o próximo? Por educação? O respeito ao próximo vai além do “por favor”, “com licença” e “obrigado”, estamos falando de seres humanos. Respeito ao próximo é compaixão, empatia, é respeitar a si mesmo, entender o lado do outro, não julgar uma pessoa por que ela pensa diferente de você, tem uma cor de pele diferente, um cabelo que não é igual ao seu ou ao padrão que o mundo colocou como “certo” na sociedade.

Uma vez vi um vídeo do Enéas Carneiro em que ele dizia: “A diferença entre um indivíduo que limpa o chão e um astrofísico é uma diferença de informação, um aprendeu muito pouco, ele sabe apenas limpar o chão, mas ele é tão útil e também tem direito a uma vida digna”. E eu concordo totalmente, somos todos feitos da mesma matéria, carne e osso, todos nós somos semelhantes, ou seja, temos medo, amamos, sentimos dor, então esse respeito, independente de concordarmos ou não, acredito eu que seja uma obrigação.

Então, como lidar com as diferenças?

1. Aceite-as

O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.

2. Aprenda a ouvir

Para entender o outro é importante ouvir. Só ouvindo que talvez nós compreendamos um ponto de vista diferente e, assim, tenhamos uma conversa em que um aprenda com o outro.

3. Resolva seus problemas com diálogo

Não adianta ofender, xingar, reclamar, gritar com o outro, temos que saber dialogar, ter uma conversa saudável.

4. Seja educado

Educação é a base de tudo.

5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

Ninguém gosta de ser maltratado certo? Então seja gentil com as pessoas. Trate-as, mesmo as que você não conhece, como quer ser tratado e trate as pessoas mais íntimas de você melhor ainda. Não use a intimidade como desculpa para ser grosso ou tratar mal alguém mais próximo de você.

Bom, espero que esse texto tenha te ajudado, por hoje é isso.

Tamo junto!

Posts Recentes:

Posts mais acessados