Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Produtos ideais para cabelos tipo 2

Cabelo OleosoCabelos CacheadosCabelos Ondulados

Ooooi, gurias tudo bem?

Hoje estou aqui para falar de um assunto de extrema importância para o nosso tipo de cabelo que é naturalmente mais fino, com menos definição e por isso, exige cuidados mais específicos e delicados para uma boa finalização.
Muitas meninas com cabelo 2c e os de outras curvaturas do cabelo tipo 2,  também se queixam que seus cabelos ficam ensebados, pesados, com aspecto oleoso rapidamente, que não conseguem nem volume e nem definição e que tem um day after tão ruim que acabam lavando os cabelos todos os dias. A resposta para todos esses problemas normalmente está no tipo de produtos que tu utilizas! Como temos cabelos mais finos e geralmente com couro cabeludo mais oleoso, realmente não é todo o tipo de produto que serve para nossos cachinhos e vou dar algumas dicas bem básicas, mas que vão mudar a sua finalização!

1 – Textura dos produtos:

A chave para finalizar um cabelo tipo 2 corretamente é usar finalizadores com textura mais leve e que não sejam muito oleosos (produto pode conter óleo, mas a textura não pode ter aquele aspecto gorduroso). Um dos meus queridinhos é o Cachos dos Sonhos da Salon Line. Deixa meu cabelo com volume, definição e NÃO PESA!
Postei essa foto no meu instagram (@oficialDudaFernandes) com o resultado dele nos meus cachinhos, olha aí:

Produtos ideais para cabelos tipo 2

Além dele eu também recomendo muitos produtos com textua gel/gelatina! São muito versáteis e leves, e depois que a gente encontra a forma de usar para o nosso tipo de cabelo, não largamos mais!
Recebi há algum tempo as duas gelatinas da Salon, a “Não Sai da Minha Cabeça” e a “Vai Ter Volume Sim”. Apesar de nunca ter usado esse tipo de produto antes, confesso que foi amor a primeira usada, haha!

Produtos ideais para cabelos tipo 2

A “Não Sai da Minha Cabeça” é para ser usada sozinha e aí tem que testar para achar a quantidade certa de produto. Para mim, umas 3 “moedas de 1 Real” são suficientes. Por ser um produto mais leve, a chance de pesar é pequena, mas o cuidado é sempre bom. O resultado dela é de muita definição, e por isso mesmo recomendo para quem tem cabelo tipo 2 e não consegue um resultado bom.
Já a “Vai Ter Volume Sim!” É o típico produto de misturinhas que a gente adora! Tu pode unir ela com o seu creme para pentear favorito ou até mesmo com aquele creme que não te dá nada de volume para que ela faça esse papel. Eu misturo a olho mesmo, mas eu diria que seria uns 50% de Gelatina e 50% de Creme para Pentear.
O cabelo demora mais para secar com elas mesmo, viu? E se vocês notarem um aspecto enrijecido também é normal, e depois de seco, é só dar aquela amassada básica nos fios para quebrar esse efeito.

2 – Day After:

Claro que eu iria falar dele né?! E aqui ainda mais do que na finalização a textura do produto escolhido é de extrema importância e é ela que vai definir se o day after vai ser bom ou um desastre. Novamente os produtos com textura gel funcionam muito bem para o meu cabelo, e vocês vão cansar de me ver falando “Como Se Fosse a Primeira Vez”, e pode acreditar que é por pura livre e espontânea vontade, porque esse produto me cativou ao extremo.
Quem tem cacho tipo 2 sabe o parto que é ter um day after bom pois nele quase tudo pesa, enseba e acaba com o aspecto bonito dos cachos. Por isso, utilizar o mesmo produto que usou para finalizar TALVEZ não seja a melhor opção, se formos analisar o cabelo recebeu uma quantidade considerável dele no primeiro dia. Eu indico o “Como Se Fosse a Primeira Vez” de olhos fechados porque ele realmente faz jus ao nome. Meu cabelo não fica com aparência pesada, muito menos oleosa, além disso ele me devolve toda a definição perdida no dia seguinte.
Nas fotos abaixo era meu segundo Day After feito com ele:

Produtos ideais para cabelos tipo 2

3 – Tratamentos:

A gente sabe que tratar os fios é mais do que fundamental. Aqui, a escolha dos produtos também pode interferir no resultado obtido. Procure utilizar produtos com componentes e funções distintas. Exemplo: Uma máscara à base de extratos botânicos (função hidratante), na segunda-feira e na sexta um óleo ou um mix de óleos vegetais (função nutritiva) para devolver a gordura boa dos fios. De 15 em 15 dias ou 1 x por mês (dependendo do tipo de cabelo e se tem química ou não). Um produto à base de colágeno, queratina ou aminoácidos (reconstrutor) para repor a massa dos fios. Intercalando esses tratamentos vai estar devolvendo e proporcionando ao teu cabelo tudo o que ele precisa para ficar sempre bonito e saudável. A chave é descobrir a frequência que ele gosta e precisa de cada um, pois como eu sempre digo, cada cabelo é um caso.
Essas são minhas principais dicas de produtos e cuidados para cabelo tipo 2 até um 3A, eu diria. Com elas você pode fazer as adaptações que acharem necessárias, não tem erro, mas vale lembrar que paciência e conhecer seu próprio cabelo são fundamentais e isso a gente só aprende no dia-a-dia, testando e experimentando as coisas de forma diferente.

Por hoje é isso! Beijo do tamanho do Rio Grande!

Duda Fernandes

Blog Pretty Poison

Posts Recentes:

Posts mais acessados