Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Penteado afro: dicas de penteados bem simples!

Penteados

Oi, gente! Eu sou Eva Lima, e hoje vou ensinar alguns dos penteados afro que eu faço no meu crespo do tipo 4B e 4C, aquele cabelo conhecido também como cabelo afro. São penteados fáceis e versáteis, que você pode usar tanto no seu dia a dia como em uma festa ou evento.

Para fazer os penteados afro, serão necessários acessórios simples como grampos, tira de tecido ou meia-calça e uma faixa de tecido ou turbante. Vamos lá?

Penteados afro: características do cabelo afro

Antes de falar dos penteados afro, vamos considerar as características desse cabelo. O cabelo do tipo 4ABC possui estrutura mais delicada e porosa que outros tipos de fio. Vale destacar que o cabelo afro também não possui cachos bem formatados e definidos.

Além disso, é importante considerar que os cabelos cacheados e crespos são, naturalmente, mais ressecados que os demais, pois a curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Dessa forma, independentemente dos penteados afro que você criar, cuidar da saúde dos fios é fundamental!

Um cronograma capilar, por exemplo, é o tratamento mais indicado, porque intercala hidratação, nutrição e reconstrução, fortalecendo os fios e deixando-os mais brilhantes e saudáveis. Para quem passa pela fase de transição capilar, essa rotina de cuidados também é uma ótima aliada na busca de como voltar aos cachos rápido.

Penteados afro: meio moicano

Bom, agora que você sabe como cuidar corretamente do nosso tipo de fio, vamos aos penteados afro! O primeiro penteado eu costumo chamar de meio moicano, porque nós iremos levantar a parte do cabelo apenas em uma das laterais para isso, será necessário usar somente grampos.

Passo 1. Levante a parte de um dos lados do cabelo e vá colocando os grampos. Você pode usar grampos simples ou com pedrarias, caso opte por exibir esse penteado à noite;

Passo 2. Você vai usar de três a cinco grampos, o importante é que o cabelo fique bem firme e levantado;

Passo 3. O resultado final é um meio moicano, também conhecido como penteado preso na lateral.

 

Penteado afro: dicas de penteados bem simples!

Simples e prático!

Penteados afro: afro puff

Entre os penteados afro mais conhecidos, o afro puff é um dos favoritos. Sua característica é deixar os cabelos presos em forma de “pompom”.

Para esse penteado, nós vamos precisar de uma tira fina de tecido ou um pedaço de meia-calça. Esse que estou utilizando nas fotos é um pedaço de uma meia-calça que eu tinha e cortei para usar como faixa. O bom de utilizar o pedaço de meia-calça é que desliza facilmente no nosso cabelo crespo e facilita o penteado.

Passo 1. Passe a faixa por trás da cabeça e amarre na parte da frente;

Passo 2. Vá subindo a faixa até que se forme o seu afro puff.

O afro puff é um penteado muito versátil e elegante, que pode ser usado no seu dia a dia ou até mesmo em uma festa!

Penteado afro: dicas de penteados bem simples!

Penteados afro: amarração aberta com turbante

O terceiro penteado é com o uso de um turbante. O turbante é muito importante para penteados afro, e essa é uma amarração aberta que vai deixar seu cabelo à mostra, valorizando seu crespo. Para essa amarração, o ideal é um turbante de malha.

Passo 1. O meu turbante já estava dobrado ao meio para ficar mais fino formando uma faixa, então você só precisa dobrar como eu fiz e passar por trás da cabeça;

Passo 2. Dê uma laçada na parte da frente da cabeça;

Passo 3. Torça as pontas do turbante até o final do tecido;

Passo 4. Esconda as pontas em algum lugar na parte de trás do turbante.

Prontinho! Saia divando por aí!

Penteado afro: dicas de penteados bem simples!

Então é isso, gente. Espero que vocês tenham gostado dos penteados afro e que usem muito. Um beijo e até o próximo post!

Eva Lima

Canal Eva Lima

Posts Recentes:

Posts mais acessados