Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Umectação é vida! Conheça as mágicas do óleo para cabelo cacheado

ConhecimentoCuidadosDicas

Umectação é vida! Conheça as mágicas do óleo para cabelo cacheado
Se você tem cabelo cacheado sabe que o óleo é essencial para a saúde e beleza desse tipo de fio, para mantê-lo saudável e longe do ressecamento. Não sabia disso? Então está na hora de aprender um pouquinho mais sobre óleo vegetal e porque ele é tão importante no dia a dia das cacheadas.

Benefícios do óleo no cabelo cacheado

O formato em espiral do cabelo cacheado dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo até as pontas. Esse fator acaba deixando o fio mais ressecado e, consequentemente, enfraquecido. Esse fator favorece a quebra, aparecimento de pontas duplas e outras características que não agradam em nada as donas das madeixas com essa curvatura.

Por isso, a melhor opção para cuidar dos fios que apresentam esses sintomas é o tratamento de nutrição capilar. Esse método distribui a oleosidade necessária por todo o fio, além de devolver aquela porcentagem perdida no dia a dia por conta de fatores externos, uso de ferramentas de calor e até mesmo a exposição a procedimentos químicos.

A nutrição capilar é realizada por meio por meio do uso de óleos vegetais que são capazes de nutrir a fibra capilar, devolvendo os lipídios e vitaminas perdidos e proporcionando hidratação e brilho, além do combate às pontas duplas e o frizz. Mais à frente explicaremos como nutrir as madeixas usando óleos vegetais.

Melhores opções de óleos vegetais

Para explicar melhor sobre os benefícios dos óleos vegetais para a cabeleira, que tal se falarmos um pouquinho sobre os benefícios de cada um dos principais deles? Confira abaixo as melhores opções de óleos vegetais para tratar os seus fios.

Óleo de coco

O óleo de coco de coco é o primeiro da lista, pois é um dos queridinhos não só entre as cacheadas, mas entre todas as mulheres que usam óleos vegetais para tratar as madeixas, isso se não for o queridinho mesmo, número 1 de seus corações. Isso porque o óleo de coco é o que chamamos de componente multifuncional, pois tem diversos usos e benefícios, sendo alguns deles: hidratação, nutrição, sedosidade, movimento, combate ao frizz e pontas duplas, proteção do fio como pré-shampoo, prevenção de danos, retenção de umidade, antioxidante, condicionante, entre muitos outros.

Óleo de manga

Poderoso revitalizante da fibra capilar, devido a presença de fósforo, ferro e cálcio em sua composição. É altamente indicado para os cabelos cacheados e crespos que são mais finos e frágeis, pois é responsável por deixar as madeixas mais encorpadas e fortalecidas. Além disso também hidrata e auxilia a definição dos cachos.

Óleo de abacate

Combatente ferrenho contra o frizz, o óleo de abacate possui componentes como aminoácidos, ferro, magnésio e muitos outros que promovem a eliminação dos fios rebeldes. Além disso, esse eficaz óleo vegetal equilibra a nutrição e hidratação dentro da fibra capilar.

Óleo de jojoba

Quem acha que pessoas com cabelos oleosos não podem nem chegar perto dos óleos vegetais ainda não conhece o poder do óleo de jojoba. Isso porque ele é um aliado muito eficaz contra o excesso de oleosidade no cabelo. Sua textura espessa promove uma limpeza profunda no couro cabeludo e comprimento do fio. Também possui ação antisséptica que combate a oleosidade, portanto, se você sofre com oleosidade pode apostar nesse óleo, sim!

Óleo de argan

Também conhecido como o ouro do Marrocos, o óleo de argan tem diversos benefícios, porém, entre os principais deles se destaca a capacidade de desacelerar o envelhecimento do fio, graças a sua ação antioxidante. Ele também é capaz de criar um filme protetor que envolve o fio, mantendo a hidratação por mais tempo dentro dele, além de promover brilho sem igual.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é conhecido por cuidar profundamente do couro cabeludo, tratando a queda de cabelo devido suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ele também promove o crescimento saudável das madeixas, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de conter vitamina E e minerais em sua composição.

Óleo de amêndoas

Rico em vitaminas E, A, B1, B2 e B6, o óleo de amêndoas combate a caspa e a queda dos fios, além de eliminar as pontas ressecadas. Também proporciona fios extremamente brilhantes e tudo isso com um aspecto leve e cheio de movimento sem pesar no fio.

Como fazer umectação capilar

Depois de conhecer todos os diferentes benefícios incríveis que cada tipo de óleo para cabelo cacheado proporciona, está na hora de descobrir como usá-los ao seu favor, não é mesmo? Então se liga só no passo a passo da umectação capilar comum.

1- Com os cabelos sujos, aplique o óleo vegetal de sua preferência nos fios, mecha a mecha. Enluvando do comprimento às pontas e massageando.

2- Aguarde, no mínimo, 30 minutos para que o cabelo possa absorver o óleo aplicado.

3- Retire o óleo com água fria ou morna e lave muito bem com shampoo. Enxágue na sequência.

4- Finalize o procedimento aplicando condicionador também no comprimento e pontas para selar o tratamento dentro do fio.

5- Aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue bem.

Está feita sua umectação!

Como fazer umectação noturna

A umectação noturna é o tratamento perfeito para realizar uma nutrição profunda nos fios durante toda a noite, altamente indicada para as madeixas cacheadas e crespas. Veja como fazer!

1- Aplique o óleo vegetal escolhido no cabelo, enluvando mecha a mecha do comprimento às pontas.

2- Faça um coque alto e frouxo ou prenda o cabelo dentro de uma touca e vá dormir com o óleo no cabelo.

3- No dia seguinte, pela manhã, enxague muito bem e lave com seu shampoo favorito.

4- Enxágue o shampoo com água fria ou morna e aplique o condicionador na sequência para selar a cutícula capilar.

5- Por fim, enxágue novamente e pronto

Receitinha de hidratação nutritiva

Para se jogar em um combo de hidratação e nutrição basta misturar algumas gotas de óleo para cabelo cacheado junto com a sua máscara de hidratação. Aplique no cabelo depois de lavá-lo com shampoo e aguarde de 5 a 10 minutinhos. Depois é só enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

5 produtos poderosos com óleo para cabelo cacheado na composição

Máscara Super Óleos Nutritivos S.O.S Cachos (com 12 óleos vegetais)

Máscara Óleos Milenares Maria Natureza (com óleo de argan, amla e neem)

Máscara S.O.S Hidratação Turbinada (com óleo de rícino)

Máscara de Babosa #todecacho (com óleo de mamona)

Máscara S.O.S Bomba Cachos e Crespos (com óleo de coco).

Depois dessa ficou claro que o óleo para cabelo cacheado é realmente milagroso, não é não? E se você ainda não acredita, já passou da hora de experimentar!

Umectação é vida! Conheça as mágicas do óleo para cabelo cacheado
4.8 (95%) 4 vote[s]

Posts Recentes:

Posts mais acessados