Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é umectação?

Cabelos QuebradiçosCabelos RessecadosConhecimento

Você sabe o que é umectação? A umectação é uma das formas mais utilizadas para combater o ressecamento dos cabelos. Você não sabe o que é umectação? Fica tranquila! Neste post, vamos te explicar tudinho sobre esse tratamento mara!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento à base de óleo vegetal ou, em palavras mais simples, é um banho de óleo no cabelo. Esse tratamento tem como principal objetivo mandar o ressecamento embora, nutrindo os fios, restaurando a vitalidade e devolvendo o brilho.

Cabelos cacheados, crespos e crespíssimos podem apostar sem medo na umectação, pois são mais ressecados do que os demais tipos de cabelo, uma vez que a oleosidade natural da raiz não consegue chegar às pontas por causa da curvatura do cacho. Dessa forma, a umectação irá repor o óleo que seus fios precisam.

Umectação capilar: quais produtos usar?

Agora que você entendeu o que é umectação, precisa saber que esse tratamento deve ser feito com óleos vegetais como Argan, Oliva, Coco, Manga, Girassol, Abacate e outros. A umectação com óleo de Rícino, por exemplo, é uma das mais queridas.

É importante destacar que o óleo deve ser realmente vegetal, ou seja, puro. Isso garante que os cabelos irão absorver somente as vitaminas naturais do óleo, sem nenhum outro tipo de agente na composição.

Caso seus cabelos estejam extremamente ressecados, outro produto que pode ser usado para a umectação é a Maionese Capilar #todecacho, que é riquíssima em óleos vegetais e proteína do ovo, que dão aos fios emoliência e restauram a nutrição.

Umectação: como fazer?

A umectação pode ser feita de duas formas. A maneira mais comum é realizada com óleo vegetal de umectação antes do banho. Com os cabelos secos, divida-o em mechas e aplique o óleo, mecha por mecha, massageando o couro cabeludo. Aguarde um período de 30 minutos e, então, lave os cabelos normalmente.

Outra forma de umectação que tem ganhado espaço, especialmente por causa da correria do dia a dia, é a umectação noturna, que acontece enquanto você dorme. Para a umectação noturna, pode-se usar um óleo de umectação ou a Maionese Capilar (se os fios estiverem extremamente ressecados). Antes de dormir, aplique o produto nos cabelos divididos em mechas, retire o excesso com uma toalha e enrole os fios em um pano (não pode ser uma touca térmica). Durma e, no dia seguinte, faça a lavagem dos cabelos.

E aí, gostou de saber o que é umectação? Fazendo qualquer uma dessas técnicas de umectação, você terá cabelos muito mais bonitos e saudáveis. E, então, bora restaurar a nutrição dos fios e mandar o ressecamento para beeeeem longe?

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados