Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Co-wash: É possível lavar as madeixas apenas com condicionador?

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Curtos

Quem aí já escutou o termo Co-Wash e ficou tentando adivinhar o que era?

Hoje estou aqui para explicar um pouco pra vocês sobre o que é esse tal Co-Wash 😉

A Salon Line possui o Co-Wash da linha S.O.S Bomba de Vitaminas que em seu rótulo já nos dá uma dica de como funciona esse produto – condicionador de limpeza – e quem conhece a linha #todecacho também já deve ter ouvido falar sobre o Pré-Shampoo e Co-Wash da linha Tratamento Pra Arrasar 2 Em 1.

Então, o que seria esse tal de Co-Wash?

Não se preocupe que é fácil de entender, ele é uma técnica usada para lavar os cabelos usando apenas o condicionador. Isso mesmo, não precisa usar shampoo no seu processo de lavagem.

O que muita gente não sabe, é que o condicionador, assim como o shampoo, possui agentes emolientes que também são capazes de de promover a limpeza dos fios. Esse tipo de lavagem evita o ressecamento que o shampoo causa aos fios.

Posso fazer esta técnica com qualquer condicionador?

A resposta é NÃO! Pois geralmente usamos produtos como parafina, petrolatos e silicones insolúveis que acabam ficando grudados no nosso fio, e para removê-los, só usando produtos que contenham sulfatos. Então para se fazer esta técnica, deve-se procurar produtos próprios para isso e que não contenham nenhum desses componentes citados acima, pois só assim você irá conseguir promover a limpeza do seu cabelo sem acumular nenhum resíduo em seus fios.

Quais são os benefícios do Co-wash?

Lavar o cabelo usando o condicionador de limpeza é a maneira mais adequada para deixar os fios protegidos durante a higienização, porém, essa técnica é mais indicada para cabelos cacheados e crespos, afinal, são os mais ressecados.
O shampoo tradicional elimina toda a oleosidade natural dos fios, além, também, das impurezas. Portanto, os cabelos cacheados e crespos que já são naturalmente mais ressecados perdem ainda mais sua oleosidade.

Os benefícios do co-wash para esses tipos de cabelos são enormes, por exemplo, pois ele evita o ressecamento e preserva a nutrição do cabelo.

Para quem a técnica de co-wash NÃO é indicada?

A técnica de co-wash preserva a oleosidade natural dos fios, portanto, não é indicado para quem tem o couro cabeludo oleoso.

O Co-wash também não é indicado para pessoas que fazem exercícios físicos ou que tendem a suar muito, pelo mesmo motivo mencionado acima.

Posso lavar o cabelo sempre com co-wash?

A técnica pode ser usada sempre em cabelos ressecados e opacos, porém, não é indicado lavar o cabelo desta maneira todas as vezes, afinal, o condicionador não tem a função de eliminar totalmente as impurezas dos fios como o shampoo.

Para quem deseja aderir à técnica é indicado que uma lavagem detox ou com shampoo tradicional, seja feita a cada quinze dias, em razão de evitar proliferação de bactérias, caspas ou seborreia.

Como fazer co-wash?

O processo de limpeza com o condicionador é simples, basta substituir o shampoo pelo co-wash na higienização de rotina.

Após o uso do condicionador de limpeza é preciso realizar a hidratação capilar, como de costume. A hidratação para cabelos cacheados e crespos é fundamental para manter os fios nutridos, saudáveis e fortes.
Gostou das dicas de co-wash?! Saiba tudo sobre cabelos ondulados e como tratar esse tipo de curvatura na transição capilar.

Lari Rezende

Blog Larissa Rezende

Posts Recentes:

Posts mais acessados