Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

20 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado – Parte 1

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosDicas

Você se perguntou se algumas coisas que você ouviu sua mãe, avó, amigas dizendo sobre o cabelo cacheado são mitos – ou mentirinhas de beleza – que muitas pessoas acreditam, mas na verdade são apenas enganação!

Vamos lá fiz uma listinha bem grande do que é VERDADE e do que não passa de MITO

1. Cabelos crespos/cacheados tendem a ser mais ressecados.

VERDADE

Esse tipo de cabelo tem um formato de espiral, e fica difícil a oleosidade natural da raiz ser distribuída pelo comprimento e chegar até as pontas +aqui , o que causa aquele efeito ressecado. Por isso, é importante investir em cuidados específicos para repor essa oleosidade nos fios: hidratações, umectação e nutrição capilar.

2. É preciso usar muito creme de pentear para e diminuir o volume e domar os cachos. 

MITO

Bom eu primeiro não gosto desse termo ‘domar os cabelos’ pois meu cabelo não é bicho neh! mas é como muita gente se expressa, algumas pessoas podem descordar de mim mas ninguém merece passar quilos de creme no cabelo até ele ficar grudado na cabeça sem que um fio sequer saia fora do lugar +aqui 
Além de deixar a cabeleira suscetível a caspas e morfo (o que pode levar a sérios problemas no couro cabeludo e até queda ou quebra dos fios), totalmente desnecessário e $$$$ neh gente pois produtos não vem de graça da perfumaria para nossa casa!

3. Usar chapinha diariamente deixa o cabelo sem definição. 

VERDADE

Cabelo tem memória! se você estica ele vai entender que tem que ficar esticado! se tiver alguém em transição lendo esse post vale saber também que apesar de não ser um processo químico, o uso da chapinha constantemente, modifica completamente a estrutura capilar. O calor excessivo retira toda a umidade dos fios, deixando-os mais frágeis, sem definição e rompendo as pontes que formam nossos cachos. Se gosta use com moderação, tenha cuidado e use um bom protetor térmico antes!

4. As técnicas no e low poo não são eficazes e deixam o cabelo sujo. 

MITO

Não sei quem inventou essa bobagem, mas vamos esclarecer! Quem segue as técnicas, sabe que não é simplesmente “parar de lavar o cabelo” como já li alguns comentários por aí é sim uma forma/técnica mais higiênica de suspender o uso de certas substâncias que são prejudiciais para os cachos como sulfatos e silicones. Saiba +aqui sobre no e low poo

5. Cabelo cacheado/crespo não se deve lavar todos os dias. 

VERDADE

 

20 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado - Parte 1

 

Acho que nem a minha mãe que tem cabelo liso e mega oleoso lava todos os dias, mas tem muitas meninas que só conseguem arrumar os cabelos quando molhados e acabam abusando das lavagens. Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente ressecados. Lavar o cabelo com shampoo, retira a oleosidade natural dos fios. O que pode deixá-los quebradiços, e até sem definição então é melhor optar por lavar os fios de 2 a 3 vezes por semana.

6. Existem relaxamentos que servem apenas para diminuir o volume e não danificam o cabelo. 

MITO

Bom vai ter cabeleireiro lendo esse post e me xingando, mas o que escrevo é com base no que aprendi com diversos profissionais que conheci da área tanto cabeleireiros, como químicos, técnicos, enfim gente que estudou e sabe do que está falando!

Não tenho nada contra quem decide usar químicas o cabelo, eu não incentivo o uso de químicas (relaxamentos e alisamentos). O cabelo crespo/cacheado forma naturalmente lindas ondas, cachos e até mesmo o tão sonhado black power que eu mesmo tendo muito cabelo não tenho estrutura para tal…

Quando se utiliza produtos químicos para relaxar ou alisar, consequentemente estamos “quebrando” essa estrutura. É por causa desse processo, que os cabelos ficam fragilizados e quebradiços. A palavra quebra já me causa arrepios, como algo ‘quebrado’ pode ser tão bom quanto o original?!

7. Pentear o cabelo seco danifica os fios.

VERDADE

Se alguém aí já teve seu cabelo ‘esticado’ quando criança pela sua mãe ou avó, ou já tentou desembaraçar os cabelos secos sabe do que eu estou falando!

O cabelo fica com um volume bizarro tipo Elke Maravilha! sem brilho e olha o chão, um monte de fios quebrados uma tristeza só!

O que acontece é que o atrito do pente com o cabelo seco gera eletricidade (você já deve ter feito experiência assim na aula de ciências no ensino fundamental) e como a nosso tipo de cabelo é muito sensível, não é aconselhável pentear o cabelo seco. Aliás pente aqui em casa eu tenho, mas nem uso mais!!

8. Alisei e me arrependi, existem produtos milagrosos para “voltar a cachear”. 

MITO

Sim é triste mas não existe mágica, assim como não alisou sozinho não voltará sozinho! Quem já decidiu parar com a química sabe que voltar a cachear o cabelo requer muita paciência, cuidado e dedicação. Talvez por saber disso eu nunca tenha me rendido ao mundo da escova progressiva e alisantes mesmo quando não assumia meu cabelo!
Se alguma pessoa te indicar um produto para tirar a progressiva, voltar os cachos, etc desconfie! Só tem um tipo vitamina que conheço que vai resolver, chama-se Vitamina T (t-soura)!
Claro que existem muitos produtos que ajudam a recuperar os cabelos danificados, e para quem tem medo ou não quer fazer um Big Chop (cortar toda a parte com química), existem químicas mais amenas para dar forma ao cabelo para que você possa com uma rotina de cuidados aos poucos voltar a ter seu cabelo cacheado natural

9. Cabelos crespos e cacheados são mais propícios ao frizz. 

VERDADE

Eu aprendi a lidar com o efeito frizz, costumo dizer que o frizz é a vida dos cabelos cacheados!  Como nosso tipo de cabelo não retém muita oleosidade, nossos fios tendem a ficar arrepiadinhos. Mas desencana todo cabelo tem frizz! mas tem alguns vários produtos no mercado com óleos e outros compostos que ajudam a diminuir esse efeito.

10. Trocar o condicionador pela máscara deixa o cabelo mais hidratado.

MITO

 

20 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado - Parte 1

 

A máscara de hidratação e condicionador, tem funções diferentes para o cabelo. A máscara serve para repor as substâncias que nosso cabelo precisa, e o condicionador para fechar as cutículas dos fios. Por isso, o correto é usar primeiro a máscara e logo depois enxaguar com o condicionador.

Algumas máscaras tem o Ph mais ácido e uma composição mais adequada para condicionar o cabelo, nesses casos pode-se dispensar o uso do condicionador.

É bom analisar sempre os ingredientes e composição, eu por exemplo muitas vezes deixo de usar o condicionador por estar usando uma máscara mais hidratante. Pesquise e faça um teste.

Jackie Siqueira

Jackie Siqueira

Posts Recentes:

Posts mais acessados