Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Mitos e verdades sobre os cachos

Cabelos CacheadosCabelos ColoridosCabelos Crespos

Oiii gente! Tudo bem?

Com certeza você já ouviu algum mito sobre cabelos cacheados/crespos e achou que era verdade, né? Entretanto, muitas coisas são invenções que acabamos acreditando, mas que nem sempre são realmente o que parecem. Por isso separei 5 mitos e 5 verdades sobre os cachos, que você talvez você não saiba.

1 – Cabelo cacheado dá mais trabalho que cabelo liso!

MITO
Quem nunca ouviu essa frase não é mesmo? haha. Na verdade, toda pessoa que quer ter um cabelo saudável, precisa de cuidados com ele. Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado diferente, mas normalmente as pessoas tem a impressão de que os cachos são “indomáveis”, e pelo contrário, o cabelo cacheado não dá tanto trabalho quanto pensam.

2- Em dias frios e chuvosos, cabelos cacheados ficam com mais frizz

VERDADE
Sim, o cabelo cacheado tem a tendência de ficar um pouco mais poroso e frizzado em dias frios e/ou chuvosos, por causa da umidade, mas isso é normal. Se você não curte muito o frizz, para controlar ele capriche bem na sua finalização e use algum óleo para proteger os fios. Outra dica é usar ao seu favor a glicerina líquida, que é perfeita para esses dias, além de deixar o cabelo liiindo.

3- Cabelos cacheados demoram mais para crescer

MITO
As cacheadas tem um crescimento capilar saudável de um cabelo normal (que é 1 cm por mês). O que acontece é que  o formato dos cachos são enrolados e formam aquelas molinhas, com isso, ele acaba encolhendo, situação conhecida como “fator encolhimento”, assim parecendo ser menor do que realmente é. Quanto mais fechados os cachos forem mais vão parecer menores, (todas as cacheadas odeiam fator encolhimento, sem exceção, haha).

4- Cabelos cacheados são mais ressecados

VERDADE
Os cachos tendem a ser mais ressecados porque a oleosidade natural produzida no couro cabeludo, não conseguem chegar até as pontas pelo formato dos cachinhos, por isso é muito importante repor esse óleo semanalmente com nutrições, usando máscaras com óleos na composição ou fazendo umectações com óleos vegetais. Normalmente, os mais queridinhos entre as cacheadas são o óleo de coco e o azeite de oliva, entre outros.

5- Quem tem cabelo cacheado não penteia o cabelo

MITO
Chega a ser engraçado, mas realmente muitas pessoas pensam assim. Não é a toa que toda cacheada já ouviu essa piadinha sobre seu cabelo, mas é claro que penteamos. Acontece que normalmente os cachos duram mais tempo, não necessitando assim, lavar e pentear tantas vezes. Depois de lavado e penteado, os cachos podem durar vários day afters.

6- Dormir com touca ou fronha de cetim ajuda a manter o cabelo mais bonito no day after

VERDADE
Os tecidos normais podem causar atrito no cabelo enquanto você dorme, até por se mexer bastante durante o sono, por isso como o cetim é um tecido mais liso, ele ajuda a não bagunçar tanto os cachos, ficando assim sem frizz ao acordar.

7- Cabelo cacheado é ruim

MITO
Não existe cabelo ruim, isso é um fato. A sociedade que impôs o que deve ser um cabelo aceito e “bonito”, sem nenhuma referência de cabelos cacheados e crespos. Ruim é o preconceito, que infelizmente ainda está entranhado nas mentes das pessoas.

8- Cremes de pentear mais ralos dá mais volume, e cremes mais consistente dá mais definição aos cachos

VERDADE
É essencial dar mais atenção aos cachos na hora da finalização. Os cremes com consistência mais leve deixam os cachos mais volumosos, porque é aplicado menos produto e o cabelo fica um um aspecto menos pesado. E para um resultado de cachos mais definidos, usando um creme mais grossinho os cachos se formam mais fácilmente.

9- Cabelo cacheado está na moda

MITO
Só porque muitas pessoas estão decidindo voltar aos cachos isso não necessariamente quer dizer que ela “está na moda”, até porque os cachos não naturais, ou seja, você nasce com esse cabelo, então como ele poderia ser moda? os cachos crescem do seu couro cabeludo. Seu cabelo natural representa aceitação e amor próprio, e não a moda.

10- Usar chapinha durante a transição capilar danifica muito o cabelo

VERDADE
Danifica, não só durante a transição, mas se você tiver seu cabelo natural e usar chapinha, com certeza ela vai danificar. A chapinha é uma fonte de calor que queima os fios, não é recomendável usar sempre, porque faz esticar seu cabelo. Se você está em transição capilar (período onde você deixa de usar química para voltar aos cachos), deixe a chapinha de lado, pois ela pode alisar seu cabelo também.

Esses foram alguns mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Espero que tenham gostado.
Até a próxima, beijão ! <3

Carol Soares

Canal Carol Soares

Posts Recentes:

Posts mais acessados