Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Hidratação para cabelo: dicas para ter fios recuperados fazendo a hidratação da maneira correta

A hidratação para cabelo é um dos pontos chaves para ter fios bonitos e saudáveis e impacta diretamente em todos os outros procedimentos que você submetê-los.

Se você quer colorir os cabelos, eles precisam estar hidratados para que a cor fique bonita e vibrante por mais tempo e os elementos químicos da tintura não prejudiquem a integridade dos fios. Se o seu desejo é deixá-los crescer, a hidratação é fundamental para que eles tenham força e não se quebrem. Se quer apostar no corte do momento, os fios devem estar hidratados para que o cabelo tenha balanço e o formato fique aparente.

Ou seja, independente do que você deseje para as suas madeixas, a hidratação para cabelo é sim muito importante. Mas afinal, o que é hidratação capilar e por que ela faz tanta diferença?

O que é hidratação para cabelo

Bem, a hidratação nada mais é do que o ato de repor a água e nutrientes que são perdidos diariamente sempre que os fios são expostos a poluição, luz intensa do sol, ação de produtos químicos e mais uma porção de outras situações que os agride, em algum nível.

Quando os cabelos perdem água eles se tornam ressecados e ficam com aquele aspecto quebradiço, poroso e sem vida que ninguém gosta, mas você não precisa (e nem deve) esperar chegar a esse ponto para começar a pensar em hidratação para o cabelo.

Na verdade, o ideal mesmo é que a hidratação capilar seja feita periodicamente e faça parte da sua rotina. A hidratação é ainda um dos passos do cronograma capilar, um ciclo que inclui nutrições e reconstruções e é indicado para todos os tipos de cabelo, sobretudo aqueles que estão profundamente danificados ou em transição capilar.

Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância, provavelmente está pensando em como hidratar os cabelos da forma certo, não é mesmo? Se a resposta é “sim”, continue lendo porque, a seguir, vamos te dar 19 dicas de preciosas para você fazer aquela hidratação mara e desfilar com cachos/crespos lindos e saudáveis por aí.

Escolhendo o creme de hidratação ideal

#1: Identifique o seu tipo de cabelo

Um dos primeiros passos para uma hidratação para cabelo perfeita é escolher bem os produtos que vai utilizar. Para isso, uma boa dica é começar analisando o seu tipo de textura de fio, que normalmente é oleoso, seco ou normal.

#2: Escolha pela curvatura do fio

A curvatura do fio também pode influenciar na sua decisão de creme de hidratação. Existem produtos específicos para cacheadas, crespas e onduladas e você pode procurar por eles.

#3 Note a condição dos cabelos

A potência dos cremes de hidratação também podem variar de acordo com a condição capilar de sua dona. Quem está com os cabelos muitos danificados, por exemplo, deve procurar cremes com ação mais poderosa.

#4 Leia a descrição de componentes

Por fim, antes de bater o martelo sobre a sua escolha, leia atentamente a descrição dos componentes da máscara de hidratação. As melhores utilizam elementos como D-Pantenol, ácidos graxos, vitamina A, vitamina E, manteiga de karité, óleo de côco e óleo de oliva.

Como hidratar o cabelo em casa

Hidratação para cabelo: dicas para ter fios recuperados fazendo a hidratação da maneira correta

#5 Verifique as instruções antes de começar

Agora que você já comprou o creme de hidratação ideal é hora de seguir com um passo a passo para sua hidratação para cabelo caseira, e a primeira etapa é ler as instruções de aplicação.

Alguns produtos agem mais rápido, outros precisam de mais tempo, há aqueles que necessitam de touca térmica e outros não, mas é importantíssimo seguir a risca as orientações para garantir os melhores resultados.

#6 Fuja da água quente

A água muito quente é naturalmente prejudicial para os cabelos porque colabora com o ressecamento. Então sempre que for lavá-los, inclusive quando for dia de hidratação capilar, opte por água morna ou fria.

#7 Tire o excesso de água

Antes de aplicar o creme de hidratação, tire o excesso de água apertando os fios e secando-os levemente com uma toalha. Se os cabelos estiverem ensopados, boa parte do produto irá escorrer pelas madeixas e o resultado não será tão bom quanto deveria.

#8 Desembarace

Com um pente de dentes largos, desembarace os fios para que a aplicação do creme de hidratação seja mais uniforme em todo o comprimento.

#9 Deixe a raiz de fora

Hidratação para cabelo: dicas para ter fios recuperados fazendo a hidratação da maneira correta

Aplicar máscara ou condicionador na raiz pode resultar em cabelos mais oleosos, então o ideal é calcular, pelo menos 2 dedos de distância do couro cabeludo na hora de aplicar o produto. A partir daí, vá aplicando o creme e puxando na direção das pontas.

#10 Obedeça as orientações do produto

Você leu as instruções, certo? Então é hora de segui-las! Não deixe o creme de hidratação muito tempo a mais ou menos do que o exigido na embalagem.

#11 Finalize com condicionador

Só depois de enxaguar e retirar o produto é que você deve seguir para o último passo da hidratação para cabelo: aplicar o condicionador. Este produto fecha as cutículas capilares, então deve ser sempre utilizado para finalizar o processo.

Hidratação para cabelos crespos

Hidratação para cabelo: dicas para ter fios recuperados fazendo a hidratação da maneira correta

#12 Faça hidratações periódicas

Os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos porque a curvatura acentuada do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Por isso, as donas desses tipos de madeixas podem sentir a necessidade de  fazer hidratações mais recorrentes.

#13 Procure por elementos específicos

Uma máscara de hidratação para cabelos crespos também, normalmente, é potencializada com elementos de carácter umectante, que ajudam a manter a fibra capilar hidratada da raiz às pontas. Alguns deles são a babosa e o óleo de rícino.

Hidratação para cabelos loiros

#14 Considere os cremes hidratantes com ação matizadora

Os cabelos loiros e platinados podem ficar bastante danificados por conta do processo de descoloração e pigmentação, então a hidratação capilar torna-se ainda mais importante. As loiras podem recorrer ainda a cremes de hidratação matizadores, que, além de tratar, também retiram o aspecto amarelado dos fios.

Hidratação para cabelos danificados

#15 Invista na queratina

A queratina é um dos elementos mais importantes na recuperação de cabelos que estão quebradiços, porosos e fragilizados, então é uma das melhores apostas para reconstrução de cabelos danificados.

#16 Alterne os produtos

Outra boa dica é alternar entre diferentes linhas de cremes de hidratação, desde que todos sejam destinados para o seu tipo de cabelos. Dessa forma você cria um ciclo de vitaminas e ações diferentes que podem acelerar a recuperação dos fios.

#17 Experimente receitas de hidratação caseira

Além dos produtos industrializados, também existem boas receitinhas de hidratação para cabelo com produtos naturais, e você também pode alterná-las com o seu creme de hidratação.

#18 Potencialize com vitaminas

Quem busca hidratação para cabelos danificados também pode se beneficiar da adição de ampolas de vitaminas e outros compostos que potencializam o efeito do creme de hidratação.

#19 Evite agressões

Para que os efeitos da sua hidratação capilar durem ainda mais, o ideal é proteger sempre os fios com produtos contra ação do cloro, calor intenso e outros elementos que os agridem.

Viu? Não é tão difícil fazer uma hidratação para cabelo perfeita e repetindo o processo periodicamente você vai conquistar fios muito mais bonitos e saudáveis!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados