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5 Exercícios para Controlar a Ansiedade

5 Exercícios para Controlar a Ansiedade

A ansiedade é o estado emocional que está associado ao medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo. Quando se está nesse quadro você pode sentir palpitações no peito, mal-estar estomacal, transpiração excessiva, calafrios, sufocamento, sensação de perda de controle, etc.
Sim, a ansiedade é um mal que tem afetado cada dia mais pessoas devido ao ritmo de vida imediatista que temos levado. Então, vamos DESACELERAR JUNTAS! Hoje eu separei pra você 5 exercícios que me ajudam a controlar minhas crises, vamos lá?!

1. Crie uma rotina

Comece se organizando. Crie uma rotina com metas diárias que você consiga atingir – e isso vale pra tudo: desde tarefas do lar a rotina de exercícios físicos. Eu costumo organizar a minha rotina da semana inteira no domingo, assim já começo a semana sabendo tudo o que tenho que fazer.
Seguir um cronograma me faz evitar procrastinar tarefas, o que é ótimo, pois quando tudo está um caos é que minha ansiedade se manifesta, por isso a organização e rotina são minhas prioridades diárias.

2. Movimente-se

Experimente começar as manhãs fazendo uma corrida ou caminhada, praticar atividade física libera serotonina, que ajuda no humor, na saúde mental e ainda melhora o sono. Essa prática realmente tem mudado os meus dias para melhor, você deveria tentar também <3.

5 Exercícios para Controlar a Ansiedade

3. Respira e vai!

Aprendi que, em meio às crises de ansiedade, você pode fazer exercícios de respiração para diminuir o ritmo cardíaco. Os exercícios são bem simples, basta inspirar lentamente, segurar o ar por alguns segundos e expirar lentamente pela boca. Concentre-se em sua respiração, faça isso durante alguns minutos e vai se sentir bem melhor.

Você pode tirar alguns minutos para fazer esse exercício diariamente ou implementar em sua rotina a Ioga, que envolve técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Aprendi a respirar bem melhor com a Yoga e você pode fazer em casa de pijama mesmo (hahahahha), o canal do YouTube da Pri Leite tem aulas ótimas para iniciantes.

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4. Dedique um tempo a você

Reservar um tempo para cuidar de você e de ouvir as suas necessidades pode ajudar muito no controle da ansiedade. E não precisa ser nada muito mirabolante, basta fazer coisas simples que você ame. Durante a semana depois das 18h eu gosto de fazer um chá, passar meu hidratante para o rosto e assistir um episódio da minha série favorita.
Além de dar um break na loucura do ritmo do dia a dia, você separa um tempinho durante a semana para ser feliz, porque não dá pra ser feliz só no final de semana né, mores?

5. Mude o foco

É comum em meio a uma crise de ansiedade gastarmos muita energia com situações e problemas hipotéticos que nunca chegarão a acontecer de fato. Um jeito de acalmar a inquietação da mente é mudar o foco. Eu gosto de colocar uma playlist que me acalme, mas você tem várias opções, seja ter uma boa conversa com alguém, assistir a um filme ou a uma série, enfim, algo que tire o seu foco daquele quadro de crise.

Espero que você tenha gostado do post de hoje, um beijo e até o próximo!

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Juliana Louise

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