Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelos finos, médios ou grossos? Aprenda a identificar a espessura capilar

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição

Cabelos finos, médios ou grossos? Aprenda a identificar a espessura capilar

Você conhece as características do seu cabelo e sabe identificar qual é a sua espessura capilar? Se a resposta for “não”, talvez seja a hora de ficar por dentro do assunto e buscar por tratamentos e cortes adequados. Para te ajudar nesse processo, nada melhor do que ficar ligadinho nas dicas a seguir. Preparado(a)? Então anota aí!

Etnia e cor influenciam na espessura capilar

Fato! A genética interfere super no estilo, textura e cor de cabelo. Por exemplo, europeus e descendentes têm fios com espessura entre 0,04 a 0,1mm, ou seja, bem fininhos. Os asiáticos, por sua vez, têm um diâmetro em média de 0,08 e 0,12mm e que, normalmente, cresce em velocidade acelerada. Já os brasileiros fogem completamente a qualquer tipo de regra por conta da miscigenação existente, afinal, é raro encontrar uma família que não tenha mistura étnica. Neste caso, é fundamental observar o tipo de fio, a cor e a textura.

Cabelos finos

Geralmente, os cabelos finos tendem a ser mais frágeis do que os demais e se caracterizam pela possibilidade de rompimento assim que esticado. Para cuidar dessa espessura, é bacana investir em finalizadores mais leves que dêem volume e ajudem a texturizar as madeixas. Desta forma, o resultado é um cabelo mais encorpado.

Cabelos médios

Os cabelos médios, como o próprio nome já diz, são aqueles que ficam entre os finos e os grossos. Eles costumam ter sua forma mais estruturada, porém não tão firme quanto a dos grossos. Neste caso, o interessante é usar produtinhos que hidratem e preservem a espessura capilar.

Cabelos grossos

São caracterizados por serem estruturados, firmes e indisciplinados através do famoso e clássico frizz. Por isso, é importantíssimo fazer sempre que possível uma boa e bela reconstrução capilar. Ela ajuda a controlar os fios indisciplinados e deixam as madeixas mais saudáveis e cheias de vida.

Cabelos com coloração ou alisamento

Acredite, químicas como coloração ou alisamento podem, sim, modificar e afetar as características naturais dos cabelos, deixando-os finos, sem vida e até com fios elásticos. Tudo porque esses procedimentos mexem com a estrutura capilar e abrem a cutícula, fazendo com que os fios percam nutrientes durante o processo. Para reparar esses danos, o mais indicado é manter as hidratações em dia e aderir ao cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.

Dica extra: de acordo com alguns hairstylists, existe um teste prático e rápido feito com elástico de cabelo para determinar a densidade do fio. Funciona assim: se você conseguir prender as madeixas em um rabo de cavalo com apenas uma volta, o hair tende a ser espesso. Se você fizer de duas a três voltas no elástico, ele tende a possuir densidade média. Mas se for necessário fazer mais do que três voltas, o cabelo é fino e mais ralo.

Posts Recentes:

Posts mais acessados