Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Consumismo: 5 dicas para se livrar deste perrengue

Consumismo: 5 dicas para se livrar deste perrengue

Oi, maravilhosas, tudo bem?

Alguma consumista por aí? Daquelas que não pode ver algo e já quer sair comprando? Daí, chega final do mês e está com a conta zerada?

Sei bem o que é isso, por muitos anos, desde quando comecei a ganhar meu próprio dinheirinho, não sabia gastar e saia comprando tudo e pior, fazendo grandes dívidas. Mas, de um tempo pra cá muita coisa mudou – na verdade estou em constante evolução quando se trata de consumo.

Por isso, venho aqui compartilhar 5 dicas para você deixar de ser consumista e começar a praticar o consumo consciente. Então vai:

  1. PERGUNTE-SE: antes de realizar uma compra, se questione qual a necessidade em adquirir certo objeto, qual será a utilidade ou se você já tem algo parecido. Essa reflexão vai fazer você comprar de forma consciente e não por impulso.
  2. PROGRAME-SE: faça uma lista ou use uma planilha de controle em que você possa organizar suas dívidas fixas, ou seja, aquelas contas que todo mês você deve pagar. Então, faça outra com os itens que gostaria de comprar em ordem de prioridade. Assim, você vai conseguir analisar o que será possível comprar no mês para não finalizá-lo no negativo.
  3. PESQUISE: antes de realizar qualquer compra, pesquise o melhor lugar e as formas de pagamento, evitando assim comprar por impulso. Isso fará você economizar e comprar de forma consciente.
  4. CONTROLE-SE: se você ainda não se sente segura para comprar de forma consciente, procure evitar os cartões de crédito e os cheques. Desta forma, você não corre o risco de sair comprando e ficar com a conta no negativo.
  5. FAÇA SEU PÉ DE MEIA: economize, guarde um dinheirinho todo mês, com isso, você vai poder aproveitar possíveis diversas promoções, além de não passar sufoco quando surgir imprevistos.

O segredo é se autoanalisar com as 5 dicas para deixar o consumismo de lado. É um exercício diário que, quando colocado em prática, em pouco tempo, você estará superada. Caso identifique que a situação está mais grave do que imagina, procure um profissional da área que possa te orientar da melhor forma e JAMAIS feche os olhos para algo de está te fazendo mal.

Eu espero muito que vocês tenham gostado da matéria desse mês.

Um beijo, até a próxima!

Avalie esse conteúdo

Posts Recentes:

Posts mais acessados