Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como cuidar dos cachinhos no inverno!

CuidadosDicasTratamento Capilar

Como cuidar dos cachinhos no inverno!

Ah, o inverno! A estação mais fria ainda está aí e, com ela, todo charme e elegância das roupas mais fechadas. Porém, bem sabemos que o cabelo reage de maneira bem diferente quando as temperaturas despencam, né?! O frio, o vento, a oscilação da umidade… Tudo colabora para que os fios fiquem mais “rebeldes” do que de costume. Nessa hora, não adianta se desesperar: basta manter a calma e seguir algumas dicas básicas para que as madeixas atravessem a estação com muita saúde, movimento, brilho e, claro, com muito charme!

A primeira dica básica é: vença a preguiça! Sim, eu sei, nos dias mais frios a vontade de não fazer nada é imperativa! Porém, para manter a hidratação e o controle da oleosidade natural dos fios, as rotinas de hidratação e umectação não podem parar. Para evitar desgastes e para driblar o risco de pegar uma bela gripe, opte por máscaras potentes e de ação rápida, daquelas que em poucos minutinhos já deixam os fios com o tratamento em dia e que não precisem te tirar do banho para aplicar, pausar, etc. Essas máscaras tornam-se melhores amigas das cacheadas durante o inverno!

Outra sugestão essencial é cuidar da temperatura da água. A maioria das cacheadas já sabe o quanto a água quente prejudica os fios, já que dilata as escamas e torna-as mais difíceis de fechar / selar. Com as cutículas abertas, os fios tornam-se frágeis e perdem o brilho, já que as escamas não conseguem refletir a luz de maneira adequada. A hidratação também se perde muito mais rapidamente quando o fio está nessa condição. Porém, uma coisa que poucas pessoas sabem é que, assim como a água quente dilata muito o fio, a água gelada também traz um desequilíbrio, já que não permite que a cutícula se abra da maneira certa para absorver seu tratamento favorito. Logo, o ideal é usar a água morna para lavar as madeixas e a água um pouco mais fria apenas para um último enxágue.

Há quem diga que cacheada não pode usar secador de cabelo jamais. Pura balela! O secador pode ser um forte aliado em todas as estações do ano, sem falar que ele é o melhor amigo das apaixonadas por volume. Mas nesse caso específico ele torna-se mesmo essencial! Secar os fios no inverno é extremamente importante não apenas para a saúde capilar, mas também para a nossa saúde. Você sabia, por exemplo, que sair de casa com os fios molhados durante os dias mais gelados pode ocasionar uma espécie de “congelamento” deles? Sim, isso acontece porque a camada de água que fica na superfície, em contato com a baixa temperatura, se solidifica e causa danos ao fio, podendo levá-lo até mesmo à quebra. Para evitar esse efeito quebrado (que também causa aquele frizz chatinho de fiozinhos arrepiados no topo da cabeça), seque muito bem os cachos antes de sair, sempre que for possível. Aplique um bom protetor térmico antes de todo o processo, utilize a temperatura moderada do secador e tenha o bom e velho difusor em mãos. Se não tiver, não tem problema: basta ajustar o jato na velocidade baixa e ir secando aos poucos, com cuidado, sem desmanchar os cachinhos que se formaram na finalização. Utilize o método que mais gostar, mas seque! Não queremos cozinhar nossos fios na água quente, mas também não queremos congelá-los, certo?

Por último, mas não menos importante, temos que ter cautela com os acessórios típicos de inverno, aqueles que dão um toque de elegância a mais no look, mas que podem contribuir para alguns danos específicos. Não dá para abusar de nada que abafe o nosso couro cabeludo, sobretudo quando ele ainda estiver úmido ou molhado! Por isso, toucas, chapéus, bandanas, turbantes e afins devem ficar para enfeitar os Day Afters! Abafar o couro cabeludo com acessórios no dia da lavagem e antes da completa secagem da região, além de aumentar a oleosidade ainda pode ocasionar a proliferação de fungos e bactérias. Não dá pra arriscar, né? Fique chique sempre, mas com cautela.

E então, curtiram as dicas? O inverno tem mesmo as suas peculiaridades, mas tomando os cuidados certos, nossos cachos ficarão divos quer faça sol, chuva ou venha o friozinho tão querido.

Maraisa Fidelis

Canal Beleza Interior

Posts Recentes:

Posts mais acessados