Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Californianas: Dicas, tutorial e inspirações para aderir as californianas

Cabelos CacheadosCabelos ColoridosCabelos Crespos

Pode ser que você morra de vontade de clarear os cabelos, mas tenha muito medo de passar por esta transformação. Se este for seu caso, leia este artigo e entenda tudo sobre as californianas! Além disso, aprenda como fazê-las da maneira mais fácil com as nossas dicas!

O que são, afinal, as californianas?

É possível que você já tenha ouvido falar, mas não saiba exatamente o que são as mechas californianas. Esse nome surgiu como alusão às praias da Califórnia e os cabelos de surfistas, que muitas vezes têm partes mais douradas ou platinadas. Neste caso, o efeito se dá pelos resíduos da parafina em combinação com o sol.

Inspirada no look praiano, a técnica californiana se baseia no clareamento dos cabelos em efeito degradê a partir da altura dos olhos. A raiz se mantém mais escura e, ao longo do comprimento, vai clareando. As pontas têm maiores proporções de descoloração, como você pode conferir nas imagens abaixo.

Há uma variedade de tons que podem ser escolhidos, desde os mais aproximados à cor natural do seu cabelo, tons de mel ou até os tons platinados.

Se ainda tem dúvidas, confira algumas fotos de mechas californianas para se inspirar.

Californianas: Dicas, tutorial e inspirações para aderir as californianas

As californianas podem ser feitas em que tipo de cabelo?

A descoloração é um processo químico, então se você já tem tintura, progressiva ou qualquer outra química no cabelo, converse com um profissional ou espere alcançar o cabelo natural novamente. Caso contrário, além de não atingir o resultado esperado, seu cabelo poderá ser seriamente danificado.

Se você estiver com o cabelo “virgem”, essa técnica é para você, não importa se tenha cabelos lisos, crespos ou cacheados. Você já viu californiana em morena? O resultado fica lindo!

Californianas: Dicas, tutorial e inspirações para aderir as californianas

Aliás, talvez você já tenha ouvido falar que a tendência para o inverno 2018 é a técnica da morena iluminada. Como o nome já diz, nesta variação da californiana, a cor escolhida dá a impressão de luz batendo sobre algumas partes dos fios. Neste caso, a descoloração do cabelo se aproxima muito da cor original, levemente mais clara.

Antes das mechas californianas, hidratação!

Não dá para encarar uma química no cabelo se ele não estiver bem tratado. Nosso cabelo já sofre no dia a dia com agressores como a poluição e a água quente do chuveiro. Além disso, alguns tipos de cabelos, como os cacheados e crespos, tendem a ser mais ressecados. Isto porque sua curvatura dificulta que a oleosidade natural produzida na raiz desça pelo seu comprimento.

Por isso, antes de partir para a descoloração, invista em uma boa hidratação, até sentir que seu cabelo esteja fortalecido o suficiente. Afinal, você não quer que o sonho dos cabelos iluminados se torne um pesadelo, não é?

Dependendo das condições em que seu cabelo estiver, talvez você tenha que investir em manter um cronograma capilar. Só assim você irá conquistar um resultado bonito e saudável.

Esta regra vale também para a manutenção das madeixas: após fazer as californianas, é preciso investir em hidratação. Desta forma, o seu resultado vai ficar bonito por muito mais tempo.

Como fazer mechas californianas

Confira como são feitas as mechas californianas. É preciso utilizar:

  • Pente;
  • Pó descolorante;
  • Água oxigenada;
  • Papel alumínio.

Com os cabelos secos e desembaraçados, o profissional que fará o processo selecionará mechas com um palito comprido ou com a ponta fina de um pente de cabeleireiro, fazendo um zigue-zague. Então, aplicará o produto com o pente a partir de cinco palmos de distância da raiz, de forma mais suave no comprimento, e maior concentração nas pontas. A aplicação deve ser feita de forma desigual entre uma mecha e outra, para que não fique uma risca horizontal no meio do cabelo.

Recomenda-se que as mechas comecem na altura dos olhos ou mais abaixo, nunca antes, pois há o risco de parecer que você pintou o cabelo há meses e deixou a raiz crescer.

Cada mecha de cabelo deve ser envolvida em papel alumínio, antes de partir para a próxima. É importante contar com um profissional não só para realizar o procedimento, como também verificar o tempo ideal do produto no seu cabelo. Fazer o procedimento em casa pode ser complexo e apresentar problemas, caso os passos não sejam feitos da maneira correta. Lembrando que, quanto mais tempo deixar, mais platinado o seu cabelo irá ficar.

Tudo pronto para aderir às californianas

Agora que você conheceu mais sobre a técnica das mechas californianas, aprendeu sobre os cuidados necessários e se inspirou em alguns exemplos, é só colocar em prática! Seja uma californiana em morena ou não, lembre-se que os cuidados com os cabelos devem ser constantes. Assim, vai poder desfilar cabelos de diva! E se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com as amigas! Espalhe que as mechas californianas em morenas é sucesso garantido!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados