Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Se os loiros já foram chamados de paixão nacional, hoje os cabelos ruivos também estão entrando para esse time. Isso porque as mulheres estão cada vez mais aderindo a cor. Novas tendências de ruivo aparecem todo ano! E, claro, ver aquele cabelo laranjinha ou avermelhado na rua sempre chama a atenção, não tem jeito, né!? O amor é tanto, que tem pessoas que realmente gostariam de terem nascido ruivas naturais, e por isso procuram aquela coloração ou mistura especial que dá a impressão de cabelo ruivinho no melhor estilo “nasci assim”. Seja qual for o seu tipo de ruivo preferido, vamos falar sobre ele aqui! Tudinho o que você sempre quis saber sobre a cor para poder se jogar -literalmente- de cabeça nesse novo visual! Preparada? Então bora!

Cabelos ruivos X cabelo vermelho

É muito comum que as pessoas confundam tons de vermelho com ruivo. Isso porque o ruivo é basicamente uma mistura de vermelho com cobre. Entretanto, é importante destacar que a melhor maneira de identificar a diferença entre o cabelo ruivo e o vermelho é justamente a quantidade de pigmentação vermelha nessa cor. Ou seja, o ruivo é uma cor natural, assim como preto ou loiro, já o cabelo vermelho não nasce conosco, certo? É uma cor fantasia e, portanto, fabricada, criada e feita por meio de procedimentos químicos. Para deixar mais claro, basta você reparar, se você viu um cabelo que é bem vermelhão, e com pouco ou nenhum traço de cobre, daqueles que fica bem claro que a cor não é natural, esse é um cabelo vermelho. Alguns exemplos destes são vermelho intenso, vermelho cereja, ou mesmo o vermelho marsala e Borgonha, mais próximos do vinho. É claro que há ruivos mais puxados para o vermelho também, mas ainda assim é possível notar tons de cobre.

Tons de ruivo

Existem diversos tons de ruivo, afinal, diversas combinações de cores são possíveis e, como dissemos, novas tendências sempre acabam aparecendo. Por aqui vamos falar um pouquinho sobre os principais tons de ruivo existentes. É legal destacar que, além da confusão do ruivo com vermelho, há também a confusão do ruivo com o laranja, que, na verdade, é um tom fantasia, vide que não é uma cor natural. Entretanto, não confunda, muitos tons de ruivo são bem alaranjados sim, porém, um cabelo completamente laranja não é considerado um tom de ruivo, ok!?

Strawberry blonde

Esse é o ruivo mais clarinho que tem, geralmente é a opção buscada pelas pessoas que querem o tão sonhado visual de ruivo natural. Também é uma ótima opção para quem está em dúvida entre ser loira ou ruiva, porque a cor mistura tons de loiro claríssimo com vermelho e cobre. Por esse motivo o nome: strawberry blonde, expressão em inglês que significa “loiro morango”. Também pode ser chamado de loiro claríssimo acobreado. É legal destacar que para alcançar esta cor é preciso que o cabelo seja naturalmente suuuuper claro ou que a pessoa passe por uma descoloração para alcançar o tom.

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Loiro claro acobreado

Este ainda é um tom bem clarinho de ruivo, porém, um pouco menos aberto que o anterior. Enquanto o strawberry blonde é mais suave e discreto, até puxando para o pastel, esse é aquele ruivo bem intenso, com um cobre bem vívido. Essa cor é muito comum em celebridades que são referência de cabelo ruivo, tanto da TV quanto do cinema ou internet.

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Loiro médio acobreado

Esse é um dos tons de ruivo mais comuns e procurados por quem quer entrar para a ruivice, muito conhecido como 7.4 que é o número designado para essa cor na embalagem de muitas marcas. Porem, pode mudar entre uma ou outra. O loiro médio acobreado, como também é chamado, geralmente é o “primeiro ruivo” de muita gente. Antes de se aventurar por outras tonalidades dessa cor que conquista o coração da galera. Há também quem não troque esse ruivo por nada, alegando ser o ruivo perfeito, pois não é nem muito claro, nem muito escuro. Ou seja, é uma tonalidade super democrática e versátil, talvez por esse motivo seja tão amada!

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Cobre escuro

Essa cor também pode ser ideal para quem quer ficar ruiva, mas busca um resultado mais discreto. Ou mesmo aquelas que querem apostar na cor, mas sem danificar os fios tendo que clarear muito para alcançar tons mais abertos de ruivo. Se você se identificou com alguma dessas opções, pode se jogar, porque essa cor foi feita para você! Além disso, ela é super charmosa, sedutora e fica linda quando bate a luz do sol, sabe!? É um tipo de ruivo misterioso ou castanho meio ruivo. Vale a pena experimentar. Falando em castanho, se você está em dúvida entre ele e o ruivo, está aí a sua solução!

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Cobre avermelhado

Como indica o nome, essa tonalidade tem maior concentração de vermelho. Ou seja, é uma mistura de cobre e vermelho em que o vermelho se destaca muito mais. Muitas pessoas amam esse tom de cobre, pois tem um resultado super vibrante e cheio de vida. Look de mulher poderosa e que adora esbanjar seu estilo próprio!

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Dicas para escolher o tom correto

Cor da pele, tonalidade base do cabelo, cor natural dos fios, dos olhos e até mesmo das sobrancelhas. Todos esses itens podem interferir no resultado final. Veja abaixo algumas das principais maneiras para escolher o tom mais adequado para você. Entretanto, quando dizemos “tom adequado”, não é uma regra, ok!? É apenas uma dica baseada em avaliações estéticas, como o visagismo, por exemplo. Dessa maneira é possível encontrar a cor que fica mais harmônica em você e que vai valorizar ainda mais o seu visual.

Cabelos ruivos para pele clara

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Quem tem a pele clara, no geral, vai muito bem com aquele ruivo mais aberto, puxado para o laranjinha, sabe!? Falando mais especificamente da pele branca rosada, por exemplo, essa harmoniza super com o strawberry blonde, bem clarinho e suave. Já aquelas mulheres de pele branca amarelada podem apostar sem medo nos tons bem acobreados para passar aquele aspecto bem aquecido e cheio de saúde.

Cabelos ruivos para negras

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Para as morenas de pele clara e um pouco mais amarelada, o cobre com tons mais próximos do vermelho são os mais indicados. No caso das negras de pele escura, o ideal é apostar nas tonalidades mais fechadas, como o cobre escuro.

Cabelos ruivos para loiras

Para aquelas mulheres que são loiras por natureza, o processo para se jogar na ruivice é um pouco mais simples e pode fragilizar menos os fios. Isso porque se o cabelo apresentar tons entre loiro escuro, médio, claro ou claríssimo é possível apostar em quatro tipos de ruivo diferentes. Sendo os resultados com loiro escuro e médio mais fechados, enquanto claro e claríssimo mais abertos. Isso apenas com coloração. Ainda para quem tem o cabelo loiro escuro, médio ou claro e quiser um ruivo ainda mais aberto, o processo de descoloração é necessário, porém, não precisa ser tão rigoroso.

Cabelos ruivos para morenas

Já você que possui as madeixas escuras por natureza e quer se transformar na mais nova ruiva do pedaço, há algumas outras opções. Se o seu cabelo é castanho claro ou médio, há a possibilidade de investir em tons mais fechados e discretos de ruivo, sem descoloração, apenas usando a coloração comum mesmo. Já para os fios castanho escuros ou pretos, uma leve descoloração será necessária, mesmo para alcançar os tons mais fechados de ruivo. Entretanto, a fibra capilar não deverá sofrer muitos danos nesse processo. Porem, se você quer ousar, vindo de qualquer tom de castanho ou preto para um cabelo cobre claro ou claríssimo, terá que passar por um procedimento de descoloração mais rígido. Portanto é essencial que os fios estejam super saudáveis antes do processo químico e que os cuidados continuem depois dele com bastante dedicação. Ah, nem precisamos dizer que investir em um bom profissional também é imprescindível, né!?

Luzes e mechas ruivas

O cabelo acobreado também fica lindo com mechas e luzes. Separamos aqui três técnicas incríveis para você apostar na tendência, dá uma olhada!

Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Ombré hair

Se você já tem o cabelo todo ruivo, uma opção bem legal e diferentona são as mechas ombré hair com um tom mais claro de ruivo. A ideia aqui é colorir a base com um ruivo mais escuro e fechado e apostar nas mechas com ruivo mais clarinho. Esse efeito fica incrível, pois cria um degradê entre as tonalidades de cobre. Além de tudo, é um visual bem único e estiloso, vale a pena investir! Especialmente para você que tem os cabelos cacheadinhos, pois eles valorizam ainda mais as mechas.

Balayage

Ainda na vibe das mechas, a balayage as distribui pelo cabelo de maneira pontual. Elas são feitas a mão, com o pincel mesmo, produzindo mechas finas em determinadas regiões do cabelo. Dessa maneira é possível iluminar as madeixas com bastante discrição e bom gosto. Então a nossa sugestão é para as morenas que querem curtir um visual levemente ruivo. Para isso, aplique numa base de cabelo castanho ou loiro escuro, mechas balayage em cobre. O efeito fica quente e cheio de vitalidade, porém bastante sutil.

Babylights

Já para quem curte mais as luzes, as babylights são a opção. Entretanto, esta é para as pessoas que buscam um resultado ainda mais suave. Pois as mechinhas são extremamente fininhas e com um efeito mega natural. A nossa indicação é também apostar em uma base escura, como o castanho, e investir nas mechas acobreadas por cima aplicando a técnica de babylights.

Sobrancelhas ruivas

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é se quem tem o cabelo ruivo precisa colorir as sobrancelhas da mesma cor também. A verdade é que tudo depende do seu gosto pessoal. Em termos de harmonia estética, é legal combinar seus traços naturais com as sobrancelhas. Por exemplo, se você tem olhos bem escuros, assim como as sobrancelhas, você pode fazer uma raiz esfumada com uma tonalidade próxima a sua cor natural, fazendo a transição para o cabelo ruivo. Assim a sobrancelha dá um “match” com a sua raiz e o resultado é super estiloso. No caso das suas sobrancelhas já serem naturalmente clarinhas e você optou por um ruivo bem natural, como o strawberry blonde, não há a necessidade de aplicar nenhuma coloração ou técnica, porque as cores estão bem próximas. Já para loiras ou morenas que investiram naquele ruivo bem laranjinha, é bacana deixar as sobrancelhas com esse mesmo reflexo. Entretanto, a escolha vai partir de você!

Cabelos ruivos para onduladas, cacheadas e crespas

Nem precisamos dizer que, quando se trata de colorações e, principalmente, descolorações no cabelo ondulado, cacheado ou crespo, todos os cuidados devem ser redobrados. Isso porque a estrutura desses fios, que pode ser em “S”, espiral ou “Z”, acaba dificultando a distribuição do óleo natural do couro cabeludo pelo comprimento e pontas dos fios. Dessa maneira, esses tipos de curvaturas apresentam maior ressecamento e, consequentemente, maior fragilidade. Por esse motivo, realizar procedimentos químicos como coloração e descoloração exige muita dedicação nos cuidados de rotina, como vamos explicar na sequência. Além disso, o ideal é procurar um profissional de qualidade e confiança para realizar essa mudança de visual e, de preferência, que este profissional seja especializado ou habituado a trabalhar com cabelos ondulados, cacheados e crespos, que exigem um cuidado completamente especial.

Cuidados com os cabelos ruivos

Todos os tipos de fios que passam por procedimentos químicos precisam de cuidados especiais. Entretanto, como dissemos, no caso dos ondulados, cacheados e crespos esse cuidado é redobrado. Veja abaixo como cuidar do seu cabelo ruivo!

-Começar um cronograma capilar com foco na etapa de nutrição semanas antes do procedimento.

-Usar e abusar dos óleos vegetais e umectação capilar antes de tingir os cabelos, depois e sempre!

-Investir em um cronograma capilar após o processo, com preferência para as etapas, de reconstrução, para restaurar a fibra capilar.

-Continuar sempre com o cronograma capilar, baseado no que o seu cabelo mais precisa, para descobrir isso, faca um teste de porosidade.

-Evite água quente no banho e contato com ferramentas de calor como secador e difusor, porém, nunca se esqueça do protetor térmico quando tiver que usá-los.

-Use um shampoo liberado para preservar a saúde do seu fio com curvatura e a coloração.

-Faça uma revitalização da cor a cada 15 dias para recuperar os efeitos do desbotamento.

-Se tiver coloração global, visite o salão a cada 40 ou 45 dias para retocar a raiz. Mas, caso tenha mechas, essa frequência pode ser menor.

Melhores produtos para cabelos ruivos

Confira abaixo 5 produtinhos indispensáveis para ter um cabelo ruivo de arrasar!
1. Shampoo liberado com proteção de cor: Shampoo Cachos e Crespos S.O.S Bomba.
2. Kit de reconstrução capilar: Kit Socorro Capilar Salon Line.
3. Óleo 100% vegetal: Óleo de Coco Puríssimo #todecacho.
4. Máscara matizadora: Máscara Matizador Cobre Salon Line.
5. Coloração de qualidade: Coloração Light Color 7.4 Louro Mel Acobreado Salon Line.

Inspirações de cortes para cabelos ruivos

E que tal algumas inspirações de cabelo ruivo para todos os comprimentos de cabelo? Se liga!

Cabelos ruivos curtos

  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Cabelos ruivos médios

  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Cabelos ruivos longos

  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos
  • Tudo o que você sempre quis saber sobre cabelos ruivos

Pronto! Agora você está prepara para se aventurar de vez nos cabelos ruivos e sem estresse!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados