Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Os cabelos curtos estão cada vez mais conquistando espaço nos nossos corações. Afinal, ficou para trás aquela história de que cabelo de mulher precisa ser longo para ser bonito, não é verdade!? Para ter um cabelo bonito, basta cuidar dele direitinho, seja comprido, médio ou curto. Mas uma coisa é verdade: os curtinhos são uma febre e estão fazendo o maior sucesso! Quer descobrir os melhores cortes, penteados e dicas diversas para se jogar nesse estilo? Então vem com a gente!

Vantagens dos cabelos curtos

Antes de trazer um leque de informações e dicas sobre os fios curtinhos, listamos alguns pontos que vão fazer você se apaixonar pelos cabelos curtos. Veja 4 das principais vantagens que o cabelo curto oferece!

Praticidade

O cabelo curto é prático em todos os sentidos. Isso porque exige menos tempo e trabalho para lavar, hidratar, secar, finalizar, pentear e uma série de outras coisas. Sendo assim, esse é um dos pontos mais importantes desse modelo de corte, pois grande parte das mulheres acaba optando pelo cabelo curto pela praticidade que ele traz. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um tempo a mais nas tarefas do dia a dia?

Atitude

O cabelo curto é cheio de atitude porque representa que você pode ser linda tendo o cabelo que quiser, que não precisa responder aos padrões de beleza que a sociedade impõe. Significa que você tem personalidade o suficiente para arrasar com as madeixas curtinhas e que é uma mulher livre para se aventurar nos mais diferentes tipos de corte.

Estilo

Vamos combinar que os cabelos curtos esbanjam estilo, não é verdade!? Um modelo mais moderno e descolado que o outro. Até mesmo os tipos mais sérios têm algum detalhe especial. É um look que historicamente foi revolucionário e hoje continua seguindo pelo mesmo caminho. Um cabelo curto pode falar muito sobre o seu estilo próprio e até mesmo sobre a sua personalidade.

Opção na transição capilar

Muitas mulheres que não querem passar pela fase de lidar com as duas texturas no cabelo durante a transição capilar optam por cortar os fios completamente, raspando o cabelo todo logo no início. Outras deixam as madeixas crescerem um pouquinho e então apostam em algum outro corte curto. Em ambos os casos os curtinhos são uma boa opção para passar pela transição e você ainda pode escolher entre vários modelos incríveis. Esse tipo de corte para retirar toda a química do cabelo deixando-o completamente raspado ou bem curtinho, já com os fios naturais, se chama big chop, que significa “grande corte”.

Tipos de cortes de cabelos curtos

Falando em modelos de cabelos curtos, separamos uma listinha com algumas ideias para você se inspirar. Conheça um pouquinho sobre cada um deles e escolha aquele que mais faz o seu tipo.

Tapered hair

Lembra que dissemos que os fios curtos são uma boa opção de big chop durante a transição capilar? Pois então, um dos cortes mais populares para quem escolher fazer o big chop é o tapered hair. Isso porque ele tem as laterais bem baixinhas e raspadas, enquanto o topo é volumoso com acabamento simétrico. É um corte bem curtinho e cheio de estilo, perfeito para deixar a autoestima lá no alto, especialmente durante o período de transição que é um momento bem delicado. Ah, mas é bom lembrar que esse modelo não é apenas para quem resolveu fazer o big chop, viu? Qualquer pessoa pode se jogar nesse corte que transborda atitude.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Mini-black

O black power geralmente é aquele cabelo afro cortado bem redondinho e com bastante volume, geralmente feito nos fios crespos mais longos. No caso do mini-black a técnica é a mesma, porém com cabelos mais curtos. O look, além de estiloso é super fofo também. Se você sempre quis ter um black, mas prefere fios mais curtinhos, essa é a sua chance de brilhar!

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Pixie hair

Esse é aquele corte que antigamente era chamado de “Joãozinho”. Como esse modelo é bem curtinho mesmo, era associado a “cabelo de homem” e, por isso, quando as mulheres apostavam nesse look o visual ganhava o nome de Joãozinho. Felizmente hoje não tem mais essa de “corte para homem” e “corte para mulher”, né!? Então ele foi renomeado como pixie hair. Existem vários modelos de pixie, alguns mais alinhados e simétricos, outros mais repicados e bagunçadinhos, com ou sem franja, bem curtinhos ou um pouco mais alongados… Tudo vai depender do seu estilo pessoal.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Curto em camadas

Muita gente pensa que o cabelo em camadas só serve para os fios longos, mas não é bem assim. Você também pode apostar nas camadas com as madeixas curtas, porém, fique atenta! Esse corte é ideal para quem ama um cabelo mais volumoso, se você não se encaixa nesse perfil, talvez não seja uma boa ideia. Nesse corte você também pode inventar! Como, por exemplo, apostar em pontas irregulares para criar um aspecto bagunçadinho ou até mesmo mechas um pouco mais longas na parte frontal.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Chanel tradicional

O modelo original do cabelo Chanel é reto e simétrico, geralmente na linha do queixo. Outra característica marcante deste modelo, que o difere da maioria das releituras que vieram depois dele, é a finalização alinhada e comportada. Ou seja, pede cachos mais definidos e menos volumosos. No caso dos cabelos crespos sem definição, é possível apostar em texturizações ou investir em finalizadores que reduzam o volume. É claro que se você quiser também pode ostentar o seu cabelo Chanel super volumoso, migs! Porém, se você quiser aquele look de Chanel tradicional, essas são as melhores dicas, ok!?

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Chanel de bico

Esse ainda possui uma finalização bem comportada, mas o que difere do Chanel original é o bico frontal. Ou seja, o cabelo vem mais curto da parte de trás e desce em uma linha diagonal, acabando com uma ponta longa na parte frontal. A base também é reta, sem linhas irregulares.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Short bob

Essa releitura moderninha do Chanel vai entre a altura do queixo e da mandíbula. É super curtinho com base reta, porém, apresenta pontas desconectadas para criar um look bem moderninho e despojado. Para os fios mais volumosos, aposte em pontinhas desfiadas para dar leveza, combinado com camadas verticais. Já aqueles cachos mais abertos e com menos volume podem investir em camadas horizontais que deixam o visu mais encorpado.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Nuca livre com simetria

Esse corte super moderno é bem curtinho na parte da nuca, algumas pessoas até mesmo optam por raspar essa região com a máquina de corte, fazendo um undercut, para dar mais volume ainda para a parte superior da cabeça. Enquanto isso, o corte vai alongando na diagonal até terminar na parte frontal com uma ponta longa. A linha que vai da parte superior traseira do corte, até a ponta maior na fronte deve ser de base reta e simétrica.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Undercut

Se você leu essa palavra no parágrafo anterior e não entendeu, fique calma, porque vamos explicar. O undercut é um modelo de corte em que o cabelo da parte da nuca é raspado (ou aparado bem curtinho) enquanto o resto dos fios são maiores. O corte para acompanhar fica a sua escolha. Os mais curtinhos vão deixar o detalhe a mostra, enquanto os longos podem cobri-lo, criando a possibilidade de você exibir o seu undercut apenas quando quiser. Para isso, basta prender as madeixas em um coque ou rabo de cavalo alto.

Sidecut

Este modelo é muito confundido com o undercut, mas são diferentes. Isso porque o sidecut tradicionalmente é um modelo raspado na lateral (ou cortado bem curtinho), podendo ser em apenas uma das laterais ou nas duas. Em alguns casos as pessoas combinam sidecut com undercut no mesmo corte, por isso acaba gerando confusão, mas são modelos distintos. O sidecut permite que você exponha as laterais raspadas quando combinado com um corte curtinho ou com os fios longos presos e, ainda, no caso das cacheadas, também dá para esconder quando o cabelo comprido está solto. No caso das crespas fica um pouco mais difícil de esconder porque essa textura de cabelo nasce para cima, dificultando que o fio caia sobre a parte raspada. Para você que é crespa e quiser esconder o modelo de vez em quanto, invista em texturizações para o seu cabelo ganhar mais definição e menos volume, caindo sobre as laterais curtinhas.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Buzzcut

Este é o modelo mais curto todos e é um completo sucesso, viu!? Estamos falando do cabelo raspado. Cada vez mais as mulheres estão apostando nesse look e arrasando. Uma tendência bem bacana atualmente é raspar o cabelo todo e pintar os fios curtíssimos de loiro platinado ou cores fantasia como rosa pastel ou azul turquesa. Fica mega estiloso!

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Modelos de franja para apostar com cabelos curtos

Agora que você já escolheu o cabelo curto que vai fazer parte do seu novo visual, que tal uma franjinha estilosa para acompanhar? Vem conhecer os modelos com a gente!

Curta e reta

Pode ir na altura do meio da testa até a altura das sobrancelhas. Essa franja tem um corte linear, ou seja, sem pontas irregulares. É aquela franja bem retrozinha e fofa.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Curta e desfiada

Também fica concentrada na parte da testa, assim como a anterior, porém, ela é desfiada e apresenta pontinhas em diferentes alturas para dar um visual mais leve e desapegado.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Média estilo “cortininha”

Pode cair sobre os olhos ou até mesmo vir na altura do nariz, desde que esteja repartida ao meio. Isso porque ganha aquele aspecto de cortina a que o nome se refere.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Média lateral

Cortada mais ou menos na altura do nariz, essa franja pode ser reta ou desfiada para não ficar tão pesada, e é usada jogada para a lateral.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Longa dividida ao meio

Esse é aquele franjão reto ou até mesmo levemente desfiado que bate na altura do queixo. Essa franja é usada dividida ao meio, junto com a risca central do cabelo.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Longa jogada para o lado

Mais um franjão famoso, mas nesse caso jogado todo para o lado. Aqui apenas a franja pode ser jogada para o lado ou pode acompanhar todo o cabelo, para quem gosta de usar risca lateral.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Coloração para cabelos curtos

Como gostamos de fazer serviço completo por aqui, trouxemos 4 opções incríveis de cores que estão com tudo e combinam super com as madeixas curtinhas. Tem uma para cada gosto e estilo. Se liga só!

Preto: moderno e sofisticado

Uma onda de cabelo preto voltou para o topo das tendências! Não que ele tenha tido uma queda, afinal, o cabelo preto é um coringa e sempre será. Entretanto, a cor voltou com muita força, especialmente para os fios curtos, pois garante um mix de jovialidade e requinte.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Cobre: sedutor e cheio de vida

Ele vai bem no verão, porque é vibrante, combinando com a estação. No inverno, aquece o visual com muita vivacidade. E é indiscutível que o cabelo acobreado tem aquele toque de sedução irresistível. Os fios curtos tem muita atitude, então a combinação tem tudo para dar certo!

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Dourado: iluminação e glamour

O cabelo dourado ilumina o semblante, trazendo leveza para a face. O seu fundo um pouco mais quente garante um resultado bacana para todos os tipos de pele. Além disso, ele tem todo o seu glamour próprio, que chama a atenção de todos a sua volta.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Fantasia: descolado e divertido

As cores fantasia nunca estiveram tão em alta e isso vale para mulheres e homens de todos os estilos, viu!? Hoje eles podem fazer parte do visu de qualquer pessoa que queira tê-los! Então pode investir no seu cabelo roxo, rosa, azul… Basta escolher a sua cor preferida.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Cabelos curtos com luzes e mechas

O cabelo curto cacheado, assim como o crespo, tem um movimento natural incrível e as luzes e mechas ajudam a valorizar ainda mais essa característica. Por isso, confira 3 técnicas que vale a pena apostar!

Babylights: luzes super discretas

Se você é morena e quer dar aquela leve iluminada no visual, aposte nas babylights. São luzes super fininhas e bem espalhadas que criam um aspecto levemente clareado nas madeixas, como se fossem aquelas mechas naturais mais clarinhas nos cabelos dos bebês.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Mechas texanas: um ombré diferente

Essas mechas são vistas como uma nova versão do cabelo ombré. A diferença é que nesse caso são aplicadas mechas de dentro para fora do cabelo. Por baixo, sabe!? Por este motivo criam um look sombreado bem natural, afinal, o movimento entre as mechas internas e externas promovem um look irregular e despreocupado, como o clareamento de sol.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Cold brew hair: o novo “morena iluminada”

Muitas pessoas acreditam que os fios mais escuros não funcionam com técnicas de clareamento, mas o cold brew hair veio para comprovar que os fios pretos ou castanho escuros também podem ganhar uma iluminação super discreta. O jogo aqui é brincar com tonalidades bem próximas da cor base, para que o contraste não seja grande. O nome veio da bebida gelada que mistura leite com café gelado.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Penteados para cabelos curtos

Disseram para você que cabelo curto não dá para fazer penteado bonito? Então mentiram, migs! Se liga nessas 4 opções de arrasar!

Coque baixo e soltinho

O coque baixo é mais difícil de soltar porque é preso na parte da nuca, onde os fios mais curtinhos ficam, então, não apresenta problema para você. Faça um coque despojadinho nessa parte da cabeça e prenda com grampos. Alguns fios propositalmente soltinhos ficam lindos.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Falso moicano

Super estiloso e chiquérrimo ao mesmo tempo. Não tem segredos, jogue todo o cabelo para um lado e prenda com muitos grampos no topo. Depois repita o mesmo do outro lado e está feito.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Bantu knots

Uma compilação de coques pequenos em toda a sua cabeça criam esse look cheio de atitude e ainda com uma pegada super retro anos 90. Obviamente que você não precisa se preocupar em ter fios longos, já que os coques são mini.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Torcidinho lateral

Basta joga o cabelo todo para um lado e, na lateral oposta, faça três torcidinhos estilo twist. Aí é só prender na parte do seu cabelo que ficou solta usando grampos.

Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Saiba como finalizar os penteados para cabelos curtos

Há 3 truques para finalizar os cabelos curtos que você nunca deve esquecer!
-Grampos: eles sempre vão ajudar a fixar as madeixas e, principalmente, a prender aqueles fios curtos que sempre escapam. Então não tenha medo de usar tantos grampos quanto forem necessários. E leve sempre alguns com você para o caso de outros fios se soltarem.
-Gelatina capilar: feita para fixar melhor tanto as finalizações, quanto os penteados, mas sem aquele aspecto endurecido do gel comum, sabe!? Aplique diretamente nas madeixas antes de realizar o penteado, pura ou misturada com o seu finalizador favorito. Esse produtinho não pode faltar no seu dia a dia! Indicamos a gelatina Não Sai Da Minha Cabeça #todecacho.
-Spray fixador: é muito bacana para finalizar o penteado e dar aquela “segurada” no modelo, porém, cuidado com a quantidade! Isso porque o cabelo cacheado ou crespo, que já é naturalmente mais ressecado, pode ficar ainda mais caso você use esse produto em excesso.

Cuidados com os cabelos curtos

Existem dois cuidados essenciais para os cabelos curtos, mas, no geral, eles são muito práticos no dia a dia. O primeiro é sempre manter os cuidados de rotina, como hidratação, nutrição e reconstrução. Isso porque nos fios curtos as pontinhas sempre ficam mais evidentes, portanto, é muito importante que elas estejam saudáveis e bonitas. O outro ponto é sempre ficar de olho no tempo certo para aparar as pontinhas. Isso justamente porque elas estão sempre à mostra, então é legal cortar assim que ficarem mais fraquinhas. Além disso, os cortes curtos perdem o formato rapidamente, então vale visitar o cabeleireiro para recuperar o visu.

Inspirações para cabelos curtos

Agora que você já está sabendo tudo sobre os cabelos curtos, basta decidir qual é aquele que ganhou o seu coração. Para ajudar nessa tarefa, trouxemos mais algumas inspirações babadeira para você se jogar! E se você gostou desse conteúdo, leia também a nossa matéria sobre cabelo curto desfiado!

  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências
  • Cabelos curtos para cacheadas e crespas: melhores dicas e tendências

Posts Recentes:

Posts mais acessados