Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo crespo: Características e principais cuidados com os fios afros

Cabelos CresposCabelos em transiçãoCuidados

Quer saber tudo sobre cabelo crespo? Então veio ao lugar certo! Aqui, você aprenderá tudo sobre este tipo de cabelo. Além disso, verá também dicas de cuidados, produtos e cortes. Vem ver!

Cabelo afro com muito orgulho!

Estamos vivendo em um tempo de empoderamento feminino. As mulheres estão cada vez mais assumindo e se orgulhando da curvatura natural de seus cabelos.
Com isso, a mulher crespa está antenada, se apropriando de como cuidar de seus fios, quais cortes de cabelo adotar e quais produtos usar. Aliás, para nossa alegria, a oferta de produtos adequados para cuidar das madeixas crespas está em constante crescimento.
Para as mulheres que estão deixando a química e passando pelo processo de transição capilar, há produtos que podem lhe ajudar a cuidar dos fios com as duas texturas. Há ainda várias dicas para enfrentar essa fase e estimular o crescimento dos fios.

Cabelo crespo: Características e principais cuidados com os fios afros

Conheça os tipos de cabelo crespo

Cabelo crespo não é tudo igual. Para nos ajudar a conhecer melhor nossos fios e, assim, escolher os produtos ideais, há uma tabela de curvaturas dos fios na qual podemos nos basear.
Esta tabela divide as curvaturas em 4 categorias com 3 subdivisões cada. Os crespos estão na categoria 4, e se dividem em A, B e C. São os fios que mais sofrem do fator encolhimento, pois seu crescimento costuma ficar menos evidente, devido a suas curvas.
Os fios do cabelo 4A podem ser intermediários entre cacheado e crespo. Os cachinhos formados são bem pequenos e não se desmancham nem quando molhados.
O cabelo 4B já tem a curvatura zigue-zague. Com a ajuda de produtos adequados, cachos podem até ser modelados. Os fios são mais finos e podem embaraçar facilmente.
Por último, o cabelo 4C é a categoria dos crespíssimos. Também tem a curvatura em Z, mas há maior dificuldade em serem modelados.

Cuidados com o cabelo crespo

Os cabelos da curvatura 4 costumam ser bastante desidratados, pois a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não alcança o comprimento dos fios. Por isso, o cabelo afro pede produtos bastante emolientes, com ativos que estimulem sua hidratação e umectação (reposição de óleos).
A hidratação para cabelos crespos deve ser feita em média semanalmente. Ingredientes como óleo de coco e babosa são excelentes para repor os óleos e a água destes fios. As lavagens devem ser mais espaçadas, evitando assim maior ressecamento.
Os cortes também devem ser personalizados, feitos por profissionais que entendam do cabelo afro. Há diversas opções para lindos cortes de cabelo crespo, do curto ao longo.
A versatilidade do cabelo crespo é maravilhosa! Além dos penteados afros e tranças, é possível fazer o black power com a ajuda de um pente garfo, texturizar os cortes curtos com uma esponja nudred ou ainda modelar os fios em cachos.

Cabelo crespo: Características e principais cuidados com os fios afros

Cabelo crespo: Características e principais cuidados com os fios afros
Se quer saber como dar uma modelada no cabelo crespo, temos uma dica! Com uma boa quantidade de creme para cabelo crespo ou afro, após lavar os fios, modele os cachinhos com os dedos ou com um pente de dentes largos. Deixe secar naturalmente ou com um difusor.

Cabelo crespo: Características e principais cuidados com os fios afros

Comece a cuidar já do seu cabelo crespo

Agora, use e abuse das dicas apresentadas aqui para desfilar um lindo cabelo crespo! Compartilhe este artigo com as amigas e deixe sua opinião e sugestões aqui embaixo. Continue conosco para mais dicas!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados