Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

7 passos para se apaixonar pelo seu cabelo crespo natural

7 passos para se apaixonar pelo seu cabelo crespo natural

Sabemos que a jornada para a aceitação do cabelo crespo natural é longa e nada fácil de trilhar. Afinal, é difícil se libertar das amarras e aprender a se amar depois de anos vivendo em uma sociedade preconceituosa que reprime as características mais comuns do ser humano, como a textura do seu cabelo. Se você está disposta a se aventurar nesse caminho de autoconhecimento e aceitação, vem com a gente! E um segredo: não precisa ter medo!

1. Olhe para o espelho e toque no seu cabelo

Olhando para o espelho, toque no seu cabelo com carinho, veja como é macio, totalmente diferente do que a sociedade fez você acreditar por toda a sua vida. Afinal, não é porque a sua textura é diferente do liso, que ele é duro, feio… Toque nele sem julgamentos e você vai sentir. Vai perceber que essa textura inclusive é incrível para penteados. Você já viu quanto penteados incríveis dá para fazer com o seu cabelo crespo? E o volume, então!? De invejar… É lindo e cheio de poder. É como coroa que nasceu com você.

2. Tenha referências

Que tal parar de tentar se encaixar em padrões menores que você? O que a sociedade diz que é bonito, não importa, você é maior do que isso. As pessoas são diferentes e essa é a beleza da vida. Já pensou que chato todo mundo igual? Procure se inspirar em pessoas semelhantes. Com o corpo parecido, tom de pele similar e um cabelo crespo, como o seu… Mas não igual ao seu, porque você é única. Se inspire nessas pessoas, pessoas que você admira, mas não se esqueça de que você é tão incrível quanto elas, do jeitinho que você é.

3. Seja amável com seus detalhes

Sabe aquele frizz que você tenta esconder? E aquele volume que você tenta abaixar? Quem disse que eles são feios? E quem são “eles” para dizer o que quer que seja? O seu volume, o seu frizz, são parte de você. Use-os ao seu favor, tente enxergar cada detalhe do seu cabelo com carinho.

4. Ignore as opiniões alheias

Ouvir a opinião dos outros, principalmente as negativas, nunca levou ninguém a lugar nenhum. A sociedade é cruel e algumas pessoas também. Não se deixe levar por pessoas que só conseguem enxergar olhando de dentro de uma caixinha muito pequena para um mundo grande, lindo e cheio de diversidade. Levante a cabeça, balance o seu cabelo e saia da caixa porque o mundo é seu!

5. Procure suas raízes

Passar pela transição é uma das formas de encontrar as suas raízes, aquelas literais. Mas também é a porta de entrada para que você procure a sua ancestralidade, sua origem. Toda a história que conta porque você tem esse cabelo crespo. A sua história e a de tantas outras pessoas formam uma história só. Esta é cheia de luta e resistência. Então resista a todos que quiserem te colocar para baixo nessa jornada e se apegue a como a sua história é linda e cheia de força.

6. Respeite suas fases

Você não precisa ter aquele cabelo enorme e super volumoso como daquelas meninas que te inspiram na TV ou na internet. Um cabelo crespo curto também é lindo, assim como o médio, aquele com duas texturas, durante a transição… Todos esses cabelos são seus, todos importantes e lindos a sua maneira. Respeite as fases do seu cabelo natural crespo e lembre-se que tudo passa, por mais difícil que seja a situação.

7. Tenha orgulho dele

Se você chegou até aqui, é porque enfrentou uma sociedade inteira, entrou em uma luta difícil consigo mesma, mas aprendeu a enxergar toda a beleza que você carrega aí, no topo da sua cabeça. Agora que você conquistou e ama esse seu cabelo crespo natural, carregue-o com orgulho! Ele merece e você também!

Posts Recentes:

Posts mais acessados